Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Raspberry Pi já conversa com o Arduino

A foto abaixo mostra similaridades (nas dimensões, na apresentação, etc.) entre o Raspberry Pi e o Arduino, mas as diferenças entre eles são profundas também, a começar pela arquitetura: o Pi usa um microprocessador e o Arduino usa um microcontrolador, para começar.

Entre a comunidade do Arduino e os proponentes do Raspberry Pi também tem surgido diferenças, com os primeiros criticando a chegada do segundo e a concorrência que representa, apesar das propostas tão diferentes entre eles e do fato de o Arduino já estar tão consolidado no seu campo.

Mas a aproximação já começou, por meio de um desenvolvedor que publicou instruções para conectar ambos os aparelhos via Python, e outro que está desenvolvendo um novo dispositivo (chamado “Ponte”) para conexão entre os aparelhos (e também para permitir que o Pi se conecte diretamente aos shields do Arduino).

Detalhes, links e comentários adicionais no post da turma do Raspberry Pi. (via raspberrypi.org – “Raspberry Pi and Arduino | Raspberry Pi”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-05-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Vinícius (usuário não registrado) em 7/05/2012 às 3:55 pm

    Sempre me interessei pelo Arduino mas nunca investi pra comprar um, com essa proximidade dos dois projetos, a coisa fica ainda mais interessante.

    Xtian Xultz (usuário não registrado) em 7/05/2012 às 5:20 pm

    Por incrível que pareça, a CPU do Raspberry é um microcontrolador.
    A diferença entre microcontrolador e microprocessador está se tornando cada vez mais tênue e difusa, e vai gerar algumas discussões.
    Como o termo microcontrolador soa pejorativo, algumas chamam de SoC (system on chip), application processor, e muitos outros nomes ainda vão surgir.

    marcos (usuário não registrado) em 7/05/2012 às 5:45 pm

    Nossa quanta ignorância junta o Arduino tem um AVR um “microcontrolarzinho” o outro é um ARM11 com MMU, Cache, etc. São incompáraveis no quesito de tecnologia, já em preço é outra coisa.

    Suhanko (usuário não registrado) em 7/05/2012 às 6:16 pm

    Sim, são completamente diferentes. Infelizmente o preço do Arduino é terrível, mas sua função também é muito específica. Além do mais, pode-se fazer um ‘shield’ para o Pi, com um Arduino montado em casa e assim ter a tal comunicação entre os dois. Só estou esperando surgir no mercado o Raspberry para fazer essa fusão (ou confusão, dependendo do caso).

    Leonardo Ramos (usuário não registrado) em 7/05/2012 às 9:29 pm

    nao vejo muito sentido em usar o raspberry pi acoplado a um arduino, visto que o raspberry pi jah tem pinos gpio que podem ser utilizados para conversar com qualquer hardware externo digital

    A diferença principal entre o Arduino e o Raspberry Pi e a capacidade muito maior de processamento do segundo.
    Essa “sinergia” para mim e natural.
    Seguindo a definição dada, os iCore da Intel são microcontroladores.

    E um micro computador e composto de diversos microcontroladores, funcionando em conjunto com a CPU principal ou de forma independente, um exemplo clássico são os 8042 dos controladores do teclado, tem um na placa mãe e outra no teclado. Outros periféricos também de o seu microcontrolador, eventualmente até mais rápidos que a CPU principal.

Este post é antigo (2012-05-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.