Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Raspberry Pi chega a 1GHz com “modo turbo” oficial

O clock do diminuto Raspberry Pi é de 700MHz, mas agora ele dispões de um “modo Turbo” oficial que pode elevá-lo até 1GHz, desde que a temperatura de operação não supere 85°. O aumento da tensão e frequência é gradual até chegar ao limite de temperatura, ou a um entre 5 tetos de frequência que o usuário pode selecionar.

Me fez lembrar do meu heroico PC XT que operava a 4,77MHz, mas tinha um botão Turbo no gabinete que o colocava em 8MHz, acelerando as compilações e tornando mais divertida a experiência de jogar Starquake. (via hardware.slashdot.org – “Raspberry Pi Hits 1GHz With Official ‘Turbo Mode’ – Slashdot”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-09-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Xtian Xultz (usuário não registrado) em 20/09/2012 às 1:06 pm

    Na verdade o XT em questão rodava a 8MHz, o botão era prá baixar o clock, porque os primeiros XTs eram a 4,77MHz. É que muitos joguinhos usavam o clock como base de tempo, e a 8MHz ficava uma droga.
    Tinha até programa residente prá desacelerar o XT…

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 20/09/2012 às 1:49 pm

    @Xtian Xultz, é que nesta época o inglês do Augusto não era tão bom e ele confundiu “push to enable turbo” com “puxe para habilitar o turbo”… :-)

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 20/09/2012 às 2:35 pm

    Quando eu era mais jovem, também me confundia com a função do botão “Turbo” no gabinete =(

    O tópico sobre o botão na Wikipedia desmonta o marketing enganoso por trás desse nome.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 20/09/2012 às 2:44 pm

    Na época eu não entendia muito bem para que servia esse raio de botão, pois eu não jogava em PC (só no Amiga). Eu achava que só o estado de maior velocidade era útil.

    Hmmm…. de 8MHz para 1GHz é uma diferença brutal!

    abc (usuário não registrado) em 20/09/2012 às 2:45 pm

    Sei que existe restrição de custos envolvidas no projeto do raspi. Mas com a chegada dos “miniPC android” chineses balatinhus, com processadores A9 dual-core de 1,6 GHz (exemplo: UG802 e MK808), talvez estivesse na hora de pensarem a respeito de um “up” parecido…

    Suhanko (usuário não registrado) em 20/09/2012 às 3:26 pm

    São hardwares e propósitos diferentes.

    kleber povoacao (usuário não registrado) em 20/09/2012 às 5:09 pm

    Quem disse que acabou o botão de turbo…
    ———————
    The POWER7 is a multi-core processor, available with 4, 6, or 8 cores. There is also a special TurboCore mode that can turn off half of the cores from an eight-core processor, but those 4 cores have access to all the memory controllers and L3 cache at increased clock speeds. This makes each core’s performance higher which is important for workloads which require the fastest sequential performance at the cost of reduced parallel performance. TurboCore mode can reduce “software costs in half for those applications that are licensed per core, while increasing per core performance from that software.”
    The new IBM Power 780 scalable, high-end servers featuring the new TurboCore workload optimizing mode and delivering up to double performance per core of POWER6 based systems.

    Porfírio (usuário não registrado) em 20/09/2012 às 6:56 pm

    Eu tô vendo tanta placa dessas queimar por aí e ela é tão difícil de conseguir que eu jamais me arriscaria a fazer overclock em uma dessas…

Este post é antigo (2012-09-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.