Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Projeto #UniãoLivre: 5 meses depois, por onde anda?

Em março o BigBruno, do BigLinux, encaminhou um chamado pela união das distribuições de origem nacional, na forma do Projeto UniaoLivre.

Agora o Cleiton Lima foi investigar o que foi produzido desde então, e sua conclusão é sintetizada no título do artigo dele: “Que fim levou? #UniãoLivre 5 meses depois“.

Seguindo a dica dele, eu visitei o site e também constatei que a capa ainda é um chamado e um convite a um abaixo assinado, e o fórum é digno do cartório de registro civil de uma cidade fantasma.

Mas quem sabe estejamos enganados e a UniaoLivre seja como o Android, que desenvolve a portas fechadas? Se alguém tiver notícias, está convidado a comentar! (via espacoliberdade.blog.br – “Projeto #UniãoLivre cinco meses depois”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-07-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Não tinha gostado de como foi portado a comunidade. Acho que a forma como foi escrito o texto deixou outras lideres de outras distros um pouco ofendidos como, por exemplo, parte do texto que dizia que era “O objetivo desse projeto é descontinuar as atuais distribuições Linux do Brasil.”
    Na petição e na comunidade dei algumas sugestões como, por exemplo, grupos para documentação dinâmica de arquivos do diretório /etc, outros mais preocupados com a programação, fui esclarecido algumas coisas com o Bruno pela comunidade do Facebook mas parte da comunicação, acredito eu, por ambos não era tão clara por modo texto.
    Fiquei de falar por voz com ele mas esqueci do assunto quando vi o desinteresse geral sobre o assunto de pessoas de fora. Já que havia muito mais pelas pessoas que são ligadas ao Big Linux.
    O projeto tem coisas que precisam serem adaptadas e se houver essas adaptações, dentre outras acredito que tem futuro.
    Mas por enquanto acho que esta faltando um texto melhor e algo bem mais debatido antes de ser lançado como um projeto de União nacional das Distros.

    Henderson (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 2:38 pm

    Posso falar que recentemente comecei a fazer parte do Grupo União Livre Linux, pelo facebook onde conheci o mesmo pelo nome “União Livre Linux”.
    Temos nossa Launchpad que foi criada pelo Rafael Neri um dos nossos companheiros, o qual o endereço é: https://launchpad.net/~uniaolivre
    Venham fazer parte do projeto, onde tenho a certeza que vamos levar adiante esse projeto.

    Rafael Neri (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 2:40 pm

    Era o esperado já que a maioria espera pelo Big 6 despedida que será baseado no Ubuntu 12.04. Mas pra quem não acompanha fica difícil imaginar que o projeto tem vida.

    Hoje o website não tem muita coisa porque até então o principal canal de comunicação é através do grupo no facebook. As conversas por lá andam a todo vapor e inclusive já foram definidos os líderes do desenvolvimento, desenvolvimento web, definida a logo do projeto, escolhido o responsável pelo projeto, launchpad e …

    danilo (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 3:25 pm

    @Rafael Neri, então quem não tem facebook não participa?

    Kayo (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 3:30 pm

    Engraçado que o Big Bruno fez seu BigLinux, ou seja já começou errado como todos, em vez de apoiar algo, diminuiu esforços, tudo porque gostaria de por um background diferente, ai quando a coisa começa a ficar insustentavel para ele, ele tem a maravilhosa ideia de colocar todos em um unico projeto, o projeto dele.

    É maravilhoso a coisa ;-)

    danilo (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 3:40 pm

    Não é querendo trollar não mas, o Kayo fez o resumo da ópera. Eu corroboro com o que ele disse.

    Cleiton Lima (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 3:46 pm

    Olá, Henderson e Rafael Neri. Eu acho um grande erro abandonar um fórum em um endereço próprio para levar a discussão para o Facebook. Além da estrutura dos grupos do Facebook não ser pensada para esse tipo de coisa, dá uma aparência absurdamente amadora ao trabalho. Além das pessoas, por lógica, procurarem informações no endereço oficial, ainda tem o problema de que, apesar de muito utilizado, nem todo mundo tem Facebook ou, se tem, usa.

    É lógico que não estou dizendo que logo de cara tudo deveria ser desenvolvido em um padrão “Fedora” ou “Mageia”, com canais IRC para cada equipe e toda essa estrutura que cerca as grandes distros, mas utilizar o que se tem disponível, que no caso é o fórum. Pra definir essas coisas, marcar uma reunião, avisando previamente no fórum e divulgando no Facebook, num dos canais IRC do Freenode, por exemplo, e disponibilizar o log dessa reunião no fórum.

    Não gosto da ideia do desenvolvimento ser no Launchpad, mas isso já é um preferência pessoal pelo GitHub. Fico feliz por saber que a ideia não morreu completamente, mas fica o alerta de que não se constrói o futuro de uma distro via facebook.

    Meu agradecimento também ao Augusto, por ler o post lá no EL e repassar aqui.

    Rafael Neri (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 3:47 pm

    @danilo, por enquanto sim mas tenha um pouco de paciencia que logo logo todos poderão participar, seja pelo fórum ou grupo.

    Marco (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 3:57 pm

    Quem não tem conta no Face não participa? Como assim? O cadastro no Face é gratuito! Só não cadastra se não quiser.

    O Kayo não resumiu nada, o trabalho do Big Bruno nunca se resumiu a mudar o background de nada, tem todo 1 trabalho em cima disso. Lembrando que na época em q ele começou o trabalho, nem existia Kubuntu. Já sugeri q ele oficializa-se o Big Control Center como algo oficial do KDE, mas fiquei sabendo q o ignoraram.
    É muito fácil criticar por ele ter criado um projeto particular, mas 99% de quem critica, não faz a menor idéia de como é complicado entrar em algum projeto de grande porte. Tem muito ego envolvido, exigem muito e impõe-se muitas barreiras para aceitar alguém, mesmo q membros oficiais digam que não. Ouço muitos sugerirem para que contribua com o Kernel, mas tem idéia do que é preciso para conseguir isso?

    Rafael Neri (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 3:58 pm

    @cleiton Lima, vc tem razão mas “um passo de cada vez”, ok?
    Logo teremos tudo isso…

    Sei que o facebook não é o local apropriado pra isso mas era o que tínhamos no momento e não hesitamos em usa-lo.

    Escolhemos o launchpad apenas pra manter a compatibilidade com o Ubuntu, sistema base da distribuição.

    Concordo com o @Rafael Neri.
    Acho, por questão de organização, a comunidade do Orkut muito mais funcional.
    Mas onde muitas pessoas passam e passam muito tempo hoje em dia é o facebook(seja isso bom ou mal) e assim a divulgação acaba sendo mais rapido assim como a adesão de novas pessoas que não tem paciência de fazer um simples cadastro no Forum(Local que também considero mais apropriado).
    Infelizmente lá é o local do momento.

    André (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 5:00 pm

    “Acho, por questão de organização, a comunidade do Orkut muito mais funcional.”

    Parei de ler aqui. Se a intenção é passar profissionalismo, erraram feio.

    Jorge Reis (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 5:03 pm

    @self_liar:
    A linha de comando é extremamente poderosa, é uma das coisas que eu mais aprecio no linux. Remover a linha de comando é o maior erro do android.
    O que deve existir sempre é uma alternativa gráfica ao uso da linha de comando., mas nunca se deve retirar a linha de comando, muitas operações são mais fáceis via linha de comando.
    Por exemplo eu acho mais rápido e prático usar apt-get upgrade && apt-get update para atualizar o sistema operacional do que utilizar o gerenciador de atualizações.

    self_liar (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 5:13 pm

    É poderosa ,mas é dificil e feia e limitada.Interface gráfica dá para fazer muito mais coisas ,tem muito mais espaço para cores e espaços dimensionais na tela.Seja 2d ou 3d.

    O facebook só é um bom jornal sensacionalista bom,mas não tem espaço para comentar de forma mais profunda as coisas.

    @Andre essa foi uma opinião pessoal. Não representa ninguém da União Livre.
    Quando eu, pessoalmente, falei “Acho, por questão de organização, a comunidade do Orkut muito mais funcional.” me refiro ao estilo de comunidade que ainda dá pra organizar as coisas em tópicos.
    Coisa que nada do Facebook dá pra fazer.
    E em relação ao Facebook é algo que ela tem melhor e mais funcional.
    Mas eu sei o quanto o Orkut está ficando desertificado então é por isso que lá não é apropriado.
    E se você parou de ler por aí foi justamente o problema de muitos lêem somente os 140 caracteres e se esquecem do restante da informação abaixo pra entender o contexto.
    Lembrando que ainda considero o melhor local ainda seja o Forum mas as pessoas tem preguiça de LER de escrever pra fazer um simples cadastro e por isso o face é uma das boas opções e, graças a Deus, não é a unica.

    Igor Isaias Banlian (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 5:36 pm

    Ridículo usarem o Facebook alegando que por ser de graça somos obrigados a usar ele para interagir com o projeto! O Facebook possui um contrato de uso de uma empresa privada, possui suas regras como empresa, sua política de privacidade proprietária, etc., e quem não concorda com tais coisas, fica de fora de um projeto teoricamente de Software Livre? Bela liberdade…

    O fórum que vocês tem em phpBB é Software Livre, no mínimo deveria ser a escolha principal para ser o local de debate dessa comunidade… Entendo que o fórum como está agora é uma droga, e concordo com isso, está todo no padrão do phpBB, sem atrativo algum para se cadastrar e usar, mas isso é apenas questão de vocês pegarem alguém que entende de phpBB e devidamente mandarem reformar ele, como o fórum do Chakra GNU/Linux Brasil, por exemplo: http://www.chakra-linux.com.br/ (Essa é a diferença entre quem sabe construir um fórum e que não…)

    self_liar (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 5:40 pm

    Orkut junta forum com as pessoas conhecidas.Isso é bom.

    Facebook nao faz isso.Comentarios lá são muito ruins de se rever.

    Rafael Neri (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 6:00 pm

    Pô galera, ninguém entende nada.

    O grupo no facebook é apenas algo informal que por acaso foi criado. Mas isso vai logo ser resolvido.

    Embora vcs não saibam já temos um site sendo desenvolvido, uma wiki sendo providenciada e o forum reformulado mas por enquanto não podemos publicar as URLS….

    Esperem e verão.

    Lucas (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 6:24 pm

    Todo usuário Linux tem um comentário diferente, opiniões diferentes, é complicado agradar todo mundo. Gostei da ideia, pode se comunicar via Facebook, desde que se comuniquem ótimo, pode deixar o terminal lá, pode usar o KDE, basear no Ubuntu, trocar só o papel de parede, etc, o importante é que continuem fazendo alguma coisa para o mundo livre, enquanto algumas pessoas cruzam os braços e criticam tudo.

    André Machado (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 6:44 pm

    O Android não tem linha de comando? Então o que é isso: https://play.google.com/store/apps/details?id=jackpal.androidterm&hl=pt_BR ?

    Agora, Arcano, sabe por que as distros profissionais não discutem seus projetos em sites como Facebook, Orkut e Twitter? Não é só porque não fica profissional, mas também porque, de acordo com os termos de uso dessas redes, tudo que você posta lá torna-se propriedade da empresa que mantém a rede.

    Em outras palavras, o projeto está morto: se vocês discutiram qualquer coisa no Facebook em relação à distro de vocês, ao menos em teoria o Mark Zuckerberg poderia meter um processo de infringimento de patentes contra essa distro, pois as ideias que vocês implementaram pertencem à rede dele.

    Agora, enquanto vocês não deixarem de ser adolescentes e começarem a usar ferramentas profissionais, sinto muito, mas a cena Linux nacional jamais vai ser levada a sério.

    self_liar (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 7:26 pm

    André

    O android precisa de linha de comando para fazer qualquer coisa? Acho que o melhor seria assim.

    Spif (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 9:13 pm

    Para ser justo: Tem como participar sem estar no Facebook, diferente do que certos críticos mais desavisados não notaram.

    No link https://launchpad.net/~uniaolivre tem uma mailing list. Nada mais tradicional.

    Os caras usarem Facebook é o fim da picada. É ridículo. Não dá para levar a sério mesmo.
    Nada contra eles ficarem brincando de fazer distro, cada um gasta o seu tempo como achar melhor, mas eu é que não usaria nada vindo desses caras.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 28/07/2012 às 9:41 am

    Linus já disse: LINUX só deu certo por causa do EGOÍSMO de cada um.

    Arcano Mephisto (usuário não registrado) em 28/07/2012 às 9:48 am

    Como eu disse @Andre Machado.
    La eh um opcional e se vc acha que deve ser no forum eu também acho mas muita gente não fica somente nos foruns.
    Ou seja a comunicação la acontece mais rapido.
    Mas se estiver achando tudo isso amador eh soh parar de trollar e fazer alguma coisa que preste sem precisar ficar na cola do trabalho dos outros para aparecer.
    E repito. Eu sou usuário e apoiador da ideia não faço parte da equipe de desenvolvimento.

    MarianaBers (usuário não registrado) em 28/07/2012 às 1:05 pm

    Sabe a coisa bonita de se ver?
    se o facebook cair, ninguém faz nada.
    Se o satélite cair, o brasil fica sem trabalhar e sem produzir nada.
    Se a proposta é fazer uma distribuição unica nacional, os canais tem que ser todos estrangeiros.

    Lamento, mas isso me parece feio, amador, bizarro e sem planejamento estratégico nenhum, talvez dando certo naquela mesma teoria de “um macaco digitando aleatoriamente TALVEZ UM DIA digite toda a iliada corretamente”.
    Eu não usaria nada vindo disso ai.

    Willian (usuário não registrado) em 28/07/2012 às 1:41 pm

    o problema do facebook eh que tudo o que vc faz lah (ou seus amigos fazem usando seu nome) fica lah. Duvida? Exclua sua conta e depois recupere. Tudo estara lah, como antes. Para sempre! Por isso nao tenho conta e nao quero ter … Mesmo nao fazendo nada demais n concordo com isso … Melhor mesmo eh a mailing list ou forum para colaborar … Meus 2 cents …

    Lucas (usuário não registrado) em 28/07/2012 às 4:55 pm

    @Carlos Felipe, eu não sabia que ele disse isso, rsrsrs. Por isso que apoio, como disse a música “caminhando e cantando e seguindo a canção, somos todos iguais, braços dados ou não”, estamos juntos, cada um na sua, cada um querendo uma coisa, cada um usando do jeito que bem entender. Acho impossível por exemplo um dia centralizar o Linux em apenas uma distribuição, com programas centralizados, se passar 2 minutos já teremos um fork, rsrsrs, esse é o mundo livre.

    Geremias Tunn (usuário não registrado) em 28/07/2012 às 5:05 pm

    @self_liar “É poderosa ,mas é dificil e feia e limitada”. Concorda que algo na sua frase não bate? É poderosa e limitada? hã? Feia? A beleza está nos olhos de quem vê.

    self_liar (usuário não registrado) em 29/07/2012 às 1:11 am

    Geremias

    É foi um erro mesmo.Diria que é poderosa por causa das quantidades de ferramentas,mas limitada porque estas ferramentas trabalham com um sistema limitado por caracteres e cores básicas e sem dimensionalidade.

    A linha de comando não fez falta para o Android.E por isso ele é o linux mais bem sucedido porque seguiu somente a interface gráfica e não mistura aplicativos com a base do sistema operacional.E a base do sistema operacional tem uma interface gráfica por padrão.O gnu linux não tem uma interface gráfica/ambiente gráfico por padrão nem mesmo nas distros.

    Spif (usuário não registrado) em 29/07/2012 às 8:29 am

    Eu dei um pulinho no site do autor, e deixei o seguinte comentário, que pode nunca ver a luz do dia, pois ele escolhe moderar antes do comentário ser exibido. Segue aqui então.

    ===================Comentário========================

    Cleiton, não. Vc não achou bom saber disso.

    Vou te ajudar a ser sincero, meu caro.

    Você não pode dizer que acha algo bom, quando você diz que “não fiquei nada surpreso” em “resumir a situação do projeto (…) em uma única palavra: morto”. Também acho que você não pode dizer que respeitava o projeto ou as pessoas que faziam parte deles pois a composição é de “usuários e de distribuições que, com todo o respeito*, são irrelevantes”, muitos dos quais o “ego (…) só faz crescer”.

    Mas eu acho tão legal que você, uma pessoa que gosta tanto dos participantes do projeto, encontra lugar nesse seu coraçãozinho amargurado pra dizer:

    “Na minha opinião, uma liderança é fundamental para qualquer projeto, alguém para ouvir sugestões, reunir desenvolvedores e reunir tudo e indicar o “norte” mais apropriado.”

    Percebo uma candidatura, old chum?

    Eu estava achando que você fosse só um dos que odeiam desenvolvimento de distribuições Linux, mas parece que você só não gosta das lideranças do projeto.

    De fato, você acha que se houvessem outros líderes, se fossem umas pessoas iluminadas e capazes de apontar a direção “mais apropriada”, tudo daria certo. Que vontade de se candidatar, hein?

    *(AH! O “com todo respeito, refúgio dos covardes, que possuem medo de dizer o que odeiam de verdade! Mas acho que te ajudei com isso, tirando os panos quentes e mostrando sua verdadeira intenção, agora você pode odiar com vontade!)

    Spif (usuário não registrado) em 29/07/2012 às 8:36 am

    Entrando no mérito dos comentários feitos no BR-Linux.org:

    Caras, não importa aonde desenvolvem, o importante é desenvolver. Existem comunidades de vários projetos no Facebook, para estimular as conversas e a integração. Existe uma contra patentes de software, por exemplo, que é frequentada por um monte desses “expoentes” do Software Livre brasileiro.

    Fora que, eu vejo um bando de gente que recrimina como egocentrismo o fato de criar uma distro. Pois bem, se um rapazinho se contentasse em enviar patches para o Minix, ao invés de criar um novo kernel, nós não estaríamos aqui discutindo Linux, e muito provavelmente esse site se chamaria BR-HURD.org.

    Então, quando estiverem latindo contra qualquer um que tenta criar algo novo, lembrem-se dos momentos que vcs passam puxando o saco do Linus por ele ter feito exatamente o mesmo.

    self_liar (usuário não registrado) em 29/07/2012 às 12:56 pm

    Quem recrimina spif? Não generalize.

    Eu não recrimino nada.E outros aqui também não.

    Spif (usuário não registrado) em 29/07/2012 às 6:30 pm

    Se não recrimina, relaxa que não é contigo. Easy as that.

Este post é antigo (2012-07-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.