Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Papo de buteco: você defende o Linux?

Enviado por Julian Fernandes (hitoriixΘgmail·com):

“Hoje, ao invés de uma notícia ou tutorial, estou propondo um papo, uma discussão. Algo para refletirmos sobre o caminho do nosso estimado pinguim. A pergunta que moverá essa discussão é: você defende o Linux?

Quantas vezes vocês se colocaram como defensores do nosso querido sistema operacional? Me peguei fazendo isso nesse final de semana, papo de boteco entre desenvolvedores, gamers e usuários comuns. Durante 4 horas de papo regrado a chopp e calabresa, me vi no meio de ataques de usuários de Windows e Mac, e devo dizer, o pinguim se defendeu muito bem. Que tal juntar-se a nós nessa discussão? Basta acessar o post do blog Ubuntu-BR-SC e participar na sessão de comentários (:” [referência: ubuntubrsc.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-05-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Só me esforço para explicar a aqueles que estão interessados em ouvir.

    Quando algum amigo(geralmente usuário Windows) me questiona sobre adoção do Linux e “quantidade de softwares”, pois no ponto de vista deles só existem Jogos, Photoshop e Pacote Microsoft Office, ai sim eu me defendo.

    Não me interesso no assunto “adoção nos desktops”. Uso porque me agrada, e olhando as últimas notícias vejo que(ou desejo que) o Linux no desktop evolui a passo pequenos não porque a competência do Linux é pequena, mas porque o mercado dos Desktops é viciado. Resistência a Mudança e Cartel das grandes do Software e do Hardware e todo aquele bla,bla,bla…

    Renato Queiroz (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 9:03 am

    Precisamente, papo de buteco.

    Arpoador (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 9:25 am

    Acredito que o Linux se defenda por si mesmo, o que é provado nas escolhas dos smartphones que são comprados. Uso porque gosto, por filosofia e já fui criticado por isso. Concordo com o @Ironmaniaco: o mercado de desktops é viciado, fica difícil concorrer por isso o Linux é usado por quem gosta realmente…

    Logo de manhã estava acompanhando este assunto no Google+ através do +Antonio Souza e lembrei-me de uma matéria aqui no BR-LINUX sobre os supercomputadores. Na defesa que fazemos do LINUX podemos argumentar com tranquilidade: Por que quase todos os supercomputadores usam LINUX?

    http://br-linux.org/2010/470500-quase-todos-os-maiores-supercomputadores-do-mundo-rodam-linux/

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 9:45 am

    Eu defendia com aquela paixão de adolescente. Converti muitos amigos da faculdade para Linux, e também arrumei muitas brigas com fanboys da Microsoft (aquela galera viciada em .net que todo mundo conhece)

    Porém eu acho que amadureci e deixei esse fanatismo de lado. O trabalho de desenvolvedor de software é estressante demais para eu ficar compilando pacotes não suportados pela distribuição X em casa..

    Outra questão é que eu comecei a estudar Design, e poxa, é bem difícil usar um desktop Linux depois que você começa entender de arquitetura de informação, usabilidade, organização de layout, enfim.. Eu já enviei inúmeras dicas para desenvolvedores, uns aceitaram, outros se sentiram ofendidos, mas em via de regra, tirando o pessoal do Ubuntu, quase ninguém dá valor para isso na comunidade.

    Hoje eu tenho um Mac e sou bastante feliz com ele. Linux, só nos servidores da empresa..

    Leandro Mencucin (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 10:08 am

    Papo de buteco, mesmo…

    @baza, esse argumento é fraco.
    Então isso significa que se o Linux é usado em supercomputadores ele é melhor para o desktop? Errado.

    Alguns detalhes precisam ser observados:
    1 – Mais de 90% dos supercomputadores usam Linux, esse Linux não é nenhuma das distribuições do mercado, são apenas kernel e alguns módulos modificados pelos engenheiros que montaram as maquinas.
    2 – Linux em forma de distribuição do mercado é pouco utilizado em supercomputadores.
    3 – Windows HPC é mais usado do que a distribuição mais utilizada em supercomputadores (Red Hat).

    Windows é mais usado nos computadores de uso genérico porque tem excelente conjunto de aplicativos Microsoft e de terceiros (os melhores do mercado) e tem excelente otimização para estes.

    http://www.youtube.com/user/lienucksfails2

    André Luiz (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 10:18 am

    @Paulo Cesar,
    “(…) eu acho que amadureci e deixei esse fanatismo de lado. O trabalho de desenvolvedor de software é estressante demais para eu ficar compilando pacotes não suportados pela distribuição X em casa..”
    Boa! O fanatismo (a ‘cabeça-durice’!) é ruim em qualquer coisa, vide os conflitos religiosos.

    “é bem difícil usar um desktop Linux depois que você começa entender de arquitetura de informação, usabilidade, organização de layout, enfim.. Eu já enviei inúmeras dicas para desenvolvedores, uns aceitaram, outros se sentiram ofendidos, mas em via de regra, tirando o pessoal do Ubuntu, quase ninguém dá valor para isso na comunidade.”
    Seu comentário é muito pertinente. Se as distros Linux são ou pretendem ser participativas, os desenvolvedores precisam ser abertos às críticas dos usuários. Elogio, todo mundo gosta de ouvir, mas é com a crítica que você cresce! Ou então ficará pensando que ‘você é o certo, o resto do mundo é errado’, e vai ficando estagnado na vida. Com software, é a mesma coisa! e a questão de layout, beleza e usabilidade do sistema é fundamental(não é o que causando a rejeição atual ao Unity?).
    Aliás, o Steve Jobs disse creditar muito do sucesso do primeiro MacIntosh ao conhecimento do próprio Jobs sobre caligrafia, que ele disse ter aplicado ao planejamento das fontes e demais aspectos visuais do Mac.

    Ednaldo José de Almeida (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 10:24 am

    Essa é uma briga muito semelhante a que “exite” (só na cabeça dos escravos de ideologias…) entre consoles e PC’s. Mas oque definitivamente este povo não quer ou não pode entender, e que nem sempre a escolha da maioria recai no que é de fato melhor…

    Lucas (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 10:36 am

    Afff, O Linux não é a porcaria que dizem ser, mas também não é o melhor sistema operacional do mundo. O mesmo vale para seus programas. Porém ele é necessário e inevitável, talvez não pra alguns.

    André Luiz (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 10:39 am

    @Leandro Mencucin,
    Vamos tomar mais uma…
    “3 – Windows HPC é mais usado do que a distribuição mais utilizada em supercomputadores (Red Hat).” — o amigo tem a fonte da afirmação?

    “Windows é mais usado nos computadores de uso genérico porque tem excelente conjunto de aplicativos Microsoft e de terceiros (os melhores do mercado) e tem excelente otimização para estes.” — Sim, o domínio do Windows é fruto de um trabalho de marketing durante décadas, não desmerecendo as qualidades técnicas que essa família de SOs tem, bem como os aplicativos desenvolvidos para rodar nesse ambientes. Em verdade, o que interessa mesmo são os aplicativos! Pois ninguém opta por esse ou aquele sistema para apenas dar boot na máquina e ficar olhando para o wallpaper da área de trabalho, por mais que lhe agrade a maneira que os ícones (plasmoids, ou seja lá como chamem!) dos aplicativos estejam organizados. Se as distros Linux estão destinadas a algum dia ocupar parcela mais significativa nos desktops, será porque alcançaram um patamar de qualidade da experiência de uso (velocidade, praticidade de uso, estabildade, , compatibilidade de formatos de arquivos, segurança…) que as tornem de igual para igual com Windows. É isso com que o usuário comum realmente se importa, e não saber que o sistema é ‘livre’, ‘é mantido por uma comunidade’, etc…. Mesmo o argumento de que GNU/Linux é gratuito não chega a ser grande vantagem na comparação com sistemas proprietários, num mundo onde talvez uns 70% dos desktops rodam cópias piratas do sistema operacional (e quem pirateia não tá nem aí se isso é legal ou não…), e outros ~29% o sistema vem pré-instalado (OEM) — e aqui estamos falando somente de PCs. Mac é um ‘universo paralelo’.

    fernando (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 10:41 am

    E GNU/Linux……..

    Diego (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 11:03 am

    Se vc desenvolvesse um software para uma empresa hoje, e tive-se que escolher enter bibliotecas mantidas por usuários na internet ou por uma mantida por uma empresa de grande porte?

    Ao meu ver o linux perde exatamente nesse ponto, não a muitas garantias, veja como exemplo recente a Mandriva!

    Logico que tem casos de sucesso com Redhat, Suse… Mas ai você já cai na “propriedade” novamente! :/

    João Paulo (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 11:14 am

    @Leandro Mencucin,

    1 – E Linux é o que? O kernel, é óbvio. O fato de supercomputadores não usarem uma distribuição e sim o kernel não quer dizer que eles não usam Linux. Aliás, essa é justamente a principal vantagem do Linux: a liberdade. Liberdade para alterar, adaptar e ter controle sobre o que o SO faz.

    2 – Qual é o seu ponto aqui? Linux é o kernel, e não uma distribuição.

    3 – Linux (kernel) é mais utilizado que Windows nos supercomputadores. As distribuições têm outro propósito, que é facilitar o uso geral. Em casos específicos, com necessidades específicas como em supercomputadores e software embarcado, não se usa uma distribuição, e sim o kernel com as modificações necessárias para se atender os requisitos.

    A Microsoft tem histórico de práticas monopolistas que todos já conhecem. Esse é o real motivo do sucesso da plataforma nos desktops.

    João Paulo (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 11:25 am

    @Leandro Mencucin,

    Você usa Linux no seu dia-a-dia. Usa um roteador em casa ou no trabalho? Linux. Amazon, Ebay, Facebook, Google. Ah, você não usa o Google? Tudo bem, o Bing também roda em Linux: http://toolbar.netcraft.com/site_report?url=http://www.bing.com

    Otomano (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 11:26 am

    Não mais. Já passei dessa fase de ficar tentando converter pessoas para o linux. Quem quiser usar, que use.

    André Luiz (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 11:27 am

    @Diego,
    A argumentação do amigo tem lógica, mas também tem falhas: “tive-se que escolher enter bibliotecas mantidas por usuários na internet ou por uma mantida por uma empresa de grande porte?” — em se tratando de uma empresa de grande porte, pode muito acontecer que a manutenção das bibliotecas não atende aos interesses comerciais da grande empresa e ela sem mais nem menos interrompa o suporte aquele produto (‘Precisamos consultar o grande ‘Oracle’ sobre isso!;)

    “não a muitas garantias” — leia-se “não HÁ muitas garantias”, correto?. Essa questão reside em que se formalize as coisas. Softwares e bibliotecas mantidos de forma amadorística por comunidades de usuários, realmente, podem ser tão efêmeros quanto o sucesso ‘nas mais tocadas da semana’. Aí é importante que existam entidades, pessoas jurídicas, mantidas por instituições governamentais e/ou consórcios de empresas privadas, por um objetivo comum, ao estilo Associação Brasileira de Normas Técnicas, ou a ‘The Document Foundation’.

    Creio que no caso da Mandriva o problema foi a falta de foco — eles queriam abraçar o mundo com as pernas! Numa analogia irônica, “eles davam o carro de graça, na esperança de que quem ganhou o carro comprasse as rodas esportivas!” …

    @Diego

    Tá certo. A Qt é uma LIB mantida por Hippies e Comunistas:
    http://qt.nokia.com/

    A OpenGL e Unigine também são amadoras
    http://www.opengl.org/
    http://unigine.com/

    >>> veja como exemplo recente a Mandriva!
    Que vem capengando a ANOS. Não é parâmetro nesta comparação.

    O Debian não é mantido/subsidiado por empresas e continua evoluindo.

    @Leandro
    >>> e tem excelente conjunto de aplicativos Microsoft e de terceiros

    Conjunto de aplicativos sempre desenvolvidos em parceria com a Microsoft, através de cartel e políticas de protecionismo.

    Numa boa,não acredito que em pleno século 21 alguém ainda ache que os softwares de terceiros são melhores simplesmente porque são melhores, sem que haja qualquer tipo de negociação “por baixo dos panos”…

    A Microsoft quase foi a BANCARROTA, nos anos 90 pra quem não lembra, e só ficou em pé devido a políticas de “proteção financeira” por parte dos USA.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 11:43 am

    Não defendo o Linux. Percebi isso em duas ocasiões: uma em que comentei sobre o ReactOS (um clone do MS Windows livre) com um amigo meu, e ele me repreendeu, perguntando como eu poderia gostar de um sistema parecido com o Windows se eu gostava de Linux.

    A outra vez foi quando comentei com outro amigo que eu trabalhava numa estação de trabalho com Windows, só para ele me chamar de traidor e falar: “Se trabalhasse pelo menos com o Solaris…”.

    E percebi, logo após, que boa parte das pessoas julgam defender o movimento FLOSS na verdade defendem apenas o Linux (e sistemas Unix-like), atacando outros projetos de sistemas operacionais livres, por causa da “redundância” de esforços — pelo menos no caso do ReactOS, comentários defendendo a inutilidade do projeto, como este aqui, jorram aos montes na Internet.

    Gosto do Linux, mas ele não é a tábua-de-salvação para todo mundo. Acredito em outros SOs livres, como o Haiku, o FreeDOS (que, em várias ocasiões, é mais adequado que o Linux para dispositivos embarcados) e até o FreeVMS (apesar de o sistema inspirador, o OpenVMS, estar sendo menos e menos utilizado).

    O que me atraiu aos softwares livres não foi o Linux, nem o Bash, mas o fato de existirem vários sistemas operacionais, varios shells para o Unix, vários aplicativos de escritório para uso no terminal e em modo gráfico, várias linguagens para pré-processamento de texto (Troff, LaTeX, Markdown, etc.)… E tudo isso a um clique de você! Se se cansar de um programa, de uma abordagem para resolver determinado problema, basta instalar outro, simples assim!

    Uma das coisas que eu mais apreciei no início da minha caminhada ao mundo “livre” foi vasculhar os repositórios do Debian e instalar centenas de programas diferentes, cada um com suas idiossincrasias. Interfaces gráficas esdrúxulas (como o uwm e o Étoilé), editores de planilha que utilizam as teclas do vi (sc) e até programas que permitem criar tabelas que não ficam bem representadas numa planilha (dagri). As ideias fervilham na comunidade SL, e isso é muito bom!

    E é por isso que não defendo o Linux, o OO.org e seus filhos e outras quase-unanimidades, porque esses projetos são pequenos demais para tantas ideias que clamam em ser implementadas.

    Celio Alves (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 1:00 pm

    Defendo o Linux de vez em quando, apesar de atualmente o Linux estar muito forte a ponto de não necessitar de defensores.

    Gosto mais é de ler/ouvir as pérolas soltas pelos MS-fans, que tentam argumentar (com desinformação e achismo) a “superioridade” do Windows perante às outras plataformas.

    linuxer (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 1:02 pm

    O linux para mim tem um grave “problema”: ele é um clone do Unix. Os sistemas operacionais Unix e assemelhados são como um vinho bom, em que é preciso ter o mínimo de cultura para apreciá-lo.

    Windows é como cerveja, que sacia a sede e atende a maior parte das pessoas mas não tem o mesmo brilho e nem traz a mesma satisfação de um bom vinho. O Mac está mais para um licor, bonito e que embriaga rápido, mas que dá uma tremenda ressaca depois :-)

    O Unix foi feito por cientistas para pessoas do mesmo nível cultural usarem. Apreciar a beleza de uma linha de comando e a flexibilidade e poder dos comandos e da idéia geral de um sistema modular e flexível como é o unix não é para todo mundo.

    Muita gente que vem do mundo windows tem a idéia de que o linux é complexo demais, que as entranhas unix do sistema devem ser escondidas, que as interfaces gráficas devem ter menos opções e serem emburrecidas para atender à maioria. Eu sou contra e gosto do linux como está atualmente. Ah, mas se não mudar para ficar parecido com windows e mac, não vai atender a maior parte das pessoas e o uso de linux vai continuar como minoria ? E daí ? As boas coisas da vida sempre são usadas e apreciadas por uma minoria.

    Filipe (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 1:07 pm

    Eu defendo e recomendo aos interessados a utilização de Linux tanto para uso doméstico e acadêmico, quanto corporativo. Sempre é bom podermos inserir novas pessoas no universo do software livre, desde que elas estejam engajadas e tenham vontade de aprender. Negócios com software livre também são bem interessantes!

    Já para jogos eu recomendo um PS3 e ponto final! :)

    André Luiz (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 1:33 pm

    @ Filipe,
    Gostei! Bastante pragmático!

    @linuxer,
    Adorei a comparação! Mas preferia que na analogia do amigo o Linux é que fosse a cerveja! Como o Windows é quem faz a vez de ‘budweiser’, então o Linux será a cachaça! (ora bolas, o nome do tópico é “Papo de buteco’!). E cada distro seria uma aguardente diferente:
    - Fedora: Velho Barreiro
    - OpenSuse: ‘Steinhaeger’
    - Debian: Nega Fulô
    - Mandriva: Pitú
    - Ubuntu: 51

    “O Mac está mais para um licor, bonito e que embriaga rápido (…)” — bem que dizem que Mac é coisa de ‘fresco’ !!! XD

    André Caldas (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 2:09 pm

    NÃO DEFENDO LINUX! Defendo SIM colaboração e liberdade. Principalmente liberdade de acesso e divulgação de conhecimento/informação. O que sou hoje, e quase tudo o que aprendi nos últimos anos é graças ao trabalho de pessoas que acreditam que colaboração e liberdade são importantes.

    Infelizmente, tem muita gente que acredita que para haver evolução precisamos construir barreiras e dificultar as coisas para o próximo. Se não… voltaremos às trevas! :-P

    Andre Felipe Machado (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 2:11 pm

    * Messages sorted by: [ date ] [ thread ] [ subject ] [ author ]

    Olá,

    A Associação Software Livre foi convidada a colaborar com informações para
    averiguação da atuação da Microsoft no Brasil pelo Ministério da Justiça.

    Até 20 de maio você pode reunir fatos, documentos, URLs, dados e enviar para
    ajudar a formatar a documentação.

    Leia instruções na página
    http://softwarelivre.org/portal/governos/asl-colabora-em-averiguacao-do-ministerio-da-justica-sobre-atuacao-da-microsoft-no-brasil

    Obrigado.

    Emerson Casas Salvador (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 2:26 pm

    @André Luiz

    Agora sim o assunto ta ficando com a cara do tópico…

    ubuntuholic (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 3:21 pm

    Muito legal os comentários,parabéns e vamos seguindo no uso do software livre, assim espero, cada vez mais gente chegando.Participo há algum tempo do fórum do Ubuntu-br e fico muito feliz quando ajudo adolescentes que já estão ligados e querendo aprender.
    Tudo de bom a todos e a tudo.

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 4:30 pm

    Faço minhas as palavras do Ironmaniaco. Só explico e argumento com quem se interessa em conversar francamente sobre Linux. A pior coisa é gastar tempo e conversa com quem já tem idéias preconcebidas.
    Acho o argumento do Linux nos supercomputadores bastante válido, especialmente para aqueles que simplesmente acham que Linux é ruim e falho. Obviamente não uso esse argumento quando a pessoa diz que o jogo preferido dela não roda em Linux.
    Já me preocupei mais com a baixa adoção de Linux em desktop. Agora, entendo que Linux é bom e me satisfaz (azar dos 92% que usam Windows), entendo que é dificílimo lutar contra as artimanhas da Microsoft, e entendo que, por mais que eu desejasse mudanças rápidas, elas acontecem cedo ou tarde e a atual perda de foco dos PCs é uma oportunidade para o software livre.
    De resto, eu defendo Linux e o software livre, até porque essa é melhor contribuição que eu posso dar. A minha formação e o meu trabalho meramente jurídicos não me permitem contribuir com código (a parte nobre da contribuição no mundo do software livre), mas mesmo assim contribuo com o que posso.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 5:37 pm

    O Ironmaniaco resumiu bem:

    “Só me esforço para explicar a aqueles que estão interessados em ouvir.”

    E tem muito que só quer abertura pra avacalhar, esses não vale a pena dar assunto, melhor indicar uma página onde ele se sinta em casa como um certo site de bits fracionários.

    Aliás, coincidência será que nesse tópico gente se referindo a projetos FOSS como algo de “hipsters” e essa palavra andar entrando na moda em certos sites…? humm

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 5:39 pm

    Relacionado ao assunto, ainda que não completamente, Aaron Seigo do KDE escreveu:

    “First off, “world domination” is not the only metric, nor the most useful one in every case. We have tens of millions of users around the world and I’m sure they’d appreciate it if we didn’t forget them. I am one of them, and I know I certainly feel that way. You may be as well.”

    “We are, and will be, our own best friends or our own worst enemies. It starts by not telling others to stop supporting the efforts of thousands of volunteers and companies from around the world. That is, simply put, a betrayal.”

    http://aseigo.blogspot.com.br/2012/05/and-nor-or.html

    Fellype (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 6:55 pm

    Eu defendo e promovo o Linux.
    É claro que, como disseram em comentários anteriores, a discussão só é produtiva quando as duas partes estão interessadas em ouvir.

    HeDC (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 7:15 pm

    Sempre que posso defendo o Linux, e digo os fatos do Sistema Janelas em Inglês (não esquecendo o fator CORRUPÇÃO, falcatruas, etc). Tudo bem se quiser continuar a usar “aquilo”, mas esclareço. Se usa Mac ou outro, até é aceitável, não entro no assunto.
    Desconsiderando as ações do usuário (eng. social, etc) lembro do “outro sistema mais famoso”:
    - Insegurança na Internet, ao menos nisso JAMAIS usar! Antivírus? Acredita nisso? Os vírus SEMPRE estão à frente!
    E continuando:
    - 100% dispensável em edição de textos, vídeo, etc uso comuns…
    - 100% dispensável p/ jogos, afinal DEIXAR de usar aquele título da plataforma Janelas vai te prejudicar a saúde, etc, PRECISA daquele jogo, vai “morrer” sem tal título? Não pode SE DIVERTIR bem com outros, mesmo de consoles ou outro meio?
    - Ah, excessões, os softs bem específicos, os legados, hardwares dedicados… se não dá via Wine há opção de máquina virtual instalando o Janelas num mínimo e limpando-o no desnecessário instalado como o navegador Web dele, etc (fica bem rapidinho inclusive). Assim mantém isolado da Internet e usa tal “sistema” por causa normalmente de trabalho.
    E finalisando item importante: RESPEITAR formatos de arquivo, combatendo os “.doc” e outras aberrações. A importância dos padrões, lembrar da ISO, etc.

    Massaranduba (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 7:19 pm

    Sim, inclusive já bati em várias pessoas por causa do Linux.

    André (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 9:17 pm

    É perda de tempo. Raros winusers vão aceitar o fato de o Linux ser superior. Cada um usa o que achar melhor e arca com as consequências.

    João Paulo (usuário não registrado) em 17/05/2012 às 9:18 pm

    Sem o chopp e a calabresa não tem como me juntar à discussão. Foi mal.

    Massaranduba (usuário não registrado) em 18/05/2012 às 11:14 am

    @Andre Felipe Machado

    Eles tem que fazer isso não só com a Microsoft, mas com a IBM, Oracle e tantas outras.

Este post é antigo (2012-05-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.