Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


OTA Update Center pode facilitar atualização de firmwares comunitários baseados no Android

A desídia de uns é a oportunidade de outros, e agora surgiu uma possibilidade interessante para os mantenedores de firmwares alternativos baseados no Android: um serviço on-line que promete oferecer o recurso de atualizações OTA (“Over The Air”) também a eles, de forma similar ao que as fabricantes e operadoras poderiam usar para manter corrente a versão do Android que distribuem em todos os seus aparelhos recentes.

Já houve ferramentas com propósito similar antes, mas o OTA Update Center pretende se diferenciar por oferecer um processo mais “amigável aos noobs” e também mais simples para os desenvolvedores. (via theverge.com – “OTA Update Center makes it easier for developers to update custom Android ROMs | The Verge”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-08-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Spif (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 10:17 pm

    Porque não tem nada que deixe um iniciante mais tranquilo do que ser chamado de “Noob”.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 12/08/2012 às 10:31 am

    pois é tb achei muito agressivo o termo, mas fazer o que ??? acho que esqueceram de moderar.

    Também desgostei, mas avaliei que reproduzir na notícia a forma como os autores caracterizam seu projeto seria a maneira de melhor transmitir a situação dele.

    Porfírio (usuário não registrado) em 13/08/2012 às 12:56 pm

    Li o termo dentro do contexto no qual foi utilizado no site e, francamente, não encontrei a mesma conotação que foi empregada na notícia.

    O termo “Noob Friendly” é usado dentro de uma lista resumida de features e a ideia que ele passa é a de que sua interface é de uma simplicidade tacanha. O termo é usado para qualificar a interface, não seus usuários.

    Nada em todo o resto do texto e das imagens parece apoiar a ideia de que usuários que não são hackers sejam “noobs”.

    Dessa forma, a ideia “processo mais “amigável aos noobs”” me parece ser uma adição do próprio BR-Linux, não do site original. Eles nunca escreveram algo do tipo “We want a process more friendly to poor noobs”.

    O termo usado na notícia dói nos olhos aqui, mas não lá. É a diferença entre um texto escrito com boa intenção e um outro nem tanto…

    Acho muito boa a ideia, principalmente porque ela simplifica a tarefa de caçar uma atualização, ler duas ou três vezes a apresentação de uma ROM para ter certeza de que ela se aplica ao meu caso, baixar e flashear. Resolver tudo com uma única leitura e um único clique é muito melhor. E mais importante ainda, todas as variantes de ROM podem usar!

    Porfírio (usuário não registrado) em 13/08/2012 às 1:00 pm

    Por amor a completude, eles também se referem à interface no texto: “as easy and noob friendly as possible”.

    Novamente, não vi nenhum problema com o uso do termo. Se refere à facilidade, não diz que um certo tipo de usuário é burro demais pra fazer um flash sem ele.

    Exato, é a meta, não é só uma menção de passagem e nem é um trecho inventado por outra pessoa que não os autores do projeto.

    Mas concordo plenamente que quem não acha ofensivo o termo noob para se definir a usuários potenciais de algum sistema pode não achar nada de especial no seu uso para definir a meta de um projeto.

Este post é antigo (2012-08-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.