Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Nova tentativa: Android 4.1 amplia esforços para limitar execução de código malicioso

Sensível à situação de segurança e sem tentar varrer os ataques para baixo do tapete, o Google foi lá e se esforçou mais. Palmas para ele, e vamos torcer para o resultado logo ser percebido como eficaz pelos usuários! Os detalhes técnicos estão no trecho abaixo.

Via info.abril.com.br:

O Jelly Bean é a primeira versão do Android a implementar a proteção ASLR, que cria locações aleatórias na memória para a biblioteca e outras estruturas do sistema. A ASLR, quando combinada com a prevenção de execução de dados, poderá proteger os usuários de ataques que exploram bugs que corrompem a memória do dispositivo.

Esta tecnologia também foi utilizada no Ice Cream Sandwich, porém ela não criava locações aleatórias para vários comandos e era ineficaz na tentativa de prevenir ataques.

“Se alguma coisa não estiver aleatória, então a ASLR não irá funcionar, pois enquanto o criminoso souber que algo está no mesmo local eles podem utilizar essa informação para quebrar qualquer outra coisa”, afirmou o relatório. “O Jelly Bean será a primeira versão do Android que terá as proteções ASLR e DEP completas e será muito difícil criar exploits para isto”, completou.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-07-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lauro César (usuário não registrado) em 18/07/2012 às 11:19 am

    Parabéns ao Google por mais esta prova de que está buscando soluções para vulnerabilidades de seu sistema. Todo sistema apresenta vulnerabilidades: windows, Linux, BSD, MacOS, IOS, Android, etc.(uns mais, outros menos, é verdade) A diferença é o que cada um faz, e a que velocidade, para corrigí-las e dificultar a vida dos “trapaceiro” digitais…rs

    Fabio Lima (usuário não registrado) em 18/07/2012 às 11:27 am

    Gente, acho que vcs não entenderam a piada… Isso foi feito para impedir as principais técnicas de se obter acesso de root (jailbreak). Apenas disfarçaram a notícia de solução de segurança para os usuários…

    Os principais malwares são baseados em engenharia social, aliado à facilidade de se colocar um app no Google Play. Poucos dependem de exploit pra funcionar.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 18/07/2012 às 11:33 am

    @FabioLima +1 para você, na minha cabeça só passou isto. Acho que o que ela fez é valido mas deveria vir seguido de outra decisão, que seria por opção como fez o CyanogenMod permitir acesso root ao dispositivo.

    Beto (usuário não registrado) em 18/07/2012 às 11:54 am

    ASLR a Microsoft já usa no Windows faz um tempo e ela já patenteou isso.

    Prevejo mais royalties para os cofres da Microsoft, rs…

    Sem dizer que hoje ela ferrou com a Motorola proibindo a importação de 18 modelos de dispositivos, dentre eles smartphones e tablets.

    Eduardo Martins (usuário não registrado) em 18/07/2012 às 12:18 pm

    @Beto,

    A implementação de ASLR do Android é derivada do projeto PaX, que inventou a técnica de ASLR e publicou a primeira implementação (para Linux) em Julho de 2001. Em 2003, o OpenBSD já estava também utilizando esse recurso por padrão.

    A patente da Microsoft (US7831791) foi preenchida em Maio de 2009, e o título da patente ainda contém “for windows operating systems”.

    Mesmo que a Microsoft resolva utilizar essa patente contra o Android, é “prior art” claro. Não tem como barrar um código escrito em 2001 (data esta bem documentada por diversas fontes) com uma patente preenchida em 2009.

    Porfírio (usuário não registrado) em 18/07/2012 às 12:35 pm

    De fato a técnica dificulta o uso de exploits para obter root nos aparelhos.

    Isso torna mais importante a geração de demanda para aparelhos que possuam métodos de desbloqueio “de fábrica”. O Galaxy Nexus foi planejado para ser rooteado e o SIII tem uma versão developer.

    Se vc gosta de usar o CM ou outros e vai comprar um aparelho, pesquise se ele tem um método autorizado de desbloqueio. Senão, não compre.

    As operadoras lá fora são tão ou mais imorais que as nossas. A Verizon por exemplo quer se seus aparelhos sejam vendidos sem Wallet, e querem que isso continue assim (não estão interessadas que seus clientes instalem outros sistemas).

    Porfírio (usuário não registrado) em 18/07/2012 às 12:44 pm

    Já na questão da segurança, o ASLR evita que algum sacripanta inclua um root-exploit em um aplicativo (externo ao Google Play, senão o Buttler não deixa) e cause danos potencialmente mais perigosos. Isso é bem legal.

    Por mim, a melhor alternativa seria: eu ligo meu telefone a primeira vez e defino minha senha de root. Sempre que um app fizer alguma op que exija administrador, o sistema me pergunta pela senha e me diz qual é a operação e qual app está solicitando.

    Infelizmente, a maioria dos usuários não está preparada para algo assim. Ia ter um monte de gente fazendo besteira e culpando os fabricantes.

    Me surpreendi logo depois de atualizar para Jelly Beans quando mudei meu numero e mandei um monte de msgs para meus contatos (umas 20). O sistema detectou a operação perigosa, disse que o app tal estava enviando muitos SMS e se eu autorizava que ele continuasse enviando. Isso tb foi legal.

    Limão (usuário não registrado) em 18/07/2012 às 1:36 pm

    @Fabio Lima
    E permitir acesso root é bom?

    HeDC (usuário não registrado) em 18/07/2012 às 2:48 pm

    Inclusão Digital para ser boa deve haver ao menos coisas relacionadas à “Eng.a Social” uma vez que esta pode derrubar QUALQUER barreira de segurança se o usuário for do tipo “autorizo aqui, depois ali e vai indo… afinal, sou ‘autoridade’…”. Pensem no mundo físico em relação as guaritas, câmeras e etc… Quem zela pela segurança não dá ordens sumárias “pode entrar, é só o entregador de pizza, ESTOU MANDANDO!”. Tipo num condomínio, caso real citado p/ mim por um colega: “Um morador se sentia constrangido ao ter que abrir o vidro do carrão na portaria ao entrar, que está na Convensão Condominial. Ele entrou na Justiça e tem uma liminar para não ter que abrir o vidro escurofilme…” Daí em algum dia poderá facilitar mais uns 4 elementos dentro do carro fortemente armados…

    Porfírio (usuário não registrado) em 18/07/2012 às 3:03 pm

    Uma coisa que eu pensei agora: a ASLR, com sua alocação aleatória, também é útil a qualquer tipo de Linux, inclusive distros utilizadas em servidores.

    Faço votos que os desenvolvedores liberem a implementação, quando estiver madura, à comunidade.

    Arllen Alves (usuário não registrado) em 18/07/2012 às 3:31 pm

    A melhor solução é seguir o exemplo da Apple (infelizmente) quanto à app store: Políticas mais restritivas no Google Play e uma equipe eficaz para analisar e liberar os aplicativos para o público.

    Manter a opção “Permitir que aplicativos sejam instalados de fontes desconhecidas” DESATIVADA por padrão, como já acontece em todos os aparelhos. Sendo ativada sob a responsabilidade do usuário.

    Permitir o root. Sob responsabilidade do usuário.

    Restringir a personalização exagerada da parte das fabricantes no Android, para que o usuário tenha uma experiência melhor através da padronização na aparência do sistema e dos aplicativos. Além de exigir que o Android seja o mais puro possível. Em outras palavras, nada de TouchWiz, Motoblur ou quaisquer outros serviços que degradem o desempenho através do consumo exagerado de recursos de hardware.

    Júnior (usuário não registrado) em 18/07/2012 às 3:45 pm

    Liberdade, kkk!

    Ah, tá bom!

    Cristofer (usuário não registrado) em 18/07/2012 às 5:30 pm

    Segurança e monopólio, sempre de mãos dadas.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 18/07/2012 às 5:36 pm

    Interessante que eu tenho um Windows Phone e nunca vi um relato de vírus.
    Isso só serve pra mostrar que SO seguro é aquele usado por uma minoria.

    Porfírio (usuário não registrado) em 18/07/2012 às 5:56 pm

    “A melhor solução é seguir o exemplo da Apple (infelizmente) quanto à app store”

    Não, @Arllen, não é. Quem gosta das políticas da Apple deveria comprar um aparelho dela e usar os softwares dela. É exatamente por causa dessas políticas restritivas que existe espaço para o Android existir e ser tão popular.

    Software usado por uma minoria, @Carlos Felipe, também tem o efeito colateral de crescer e evoluir menos ao longo do tempo. Se vc se contenta com pouco, isso não chega a ser um problema.

    Tenho certeza de que ainda existe um porte do BeOS (ninguém usa) ou do Solaris (quase ninguém usa em desktop) para sua máquina doméstica. #Fica a Dica.

    Eu gosto de usar um software que seja adotado por muitos, que cresça com o apoio de muitos e tenha um ciclo de desenvolvimento que não me dê muito sono. Por isso eu uso Ubuntu e Android.

    Fábio Lima (usuário não registrado) em 18/07/2012 às 7:13 pm

    A propósito, hoje a tarde saiu a atualização “over the air” do jelly bean pro meu galaxy nexus.

    Arllen Alves (usuário não registrado) em 18/07/2012 às 10:39 pm

    @Porfirio,

    eu sou usuário e profissional de LINUX desde 2005. Usei Android desde os primeiros aparelhos e sei exatamente o que estou dizendo a respeito das políticas da APPLE.

    Deixei bem claro o (INFELIZMENTE) pq DE FATO, INFELIZMENTE esse é o melhor caminho para conseguir corrigir o problema de segurança na plataforma.

    Se vc não sabe, os próprios repositórios oficiais do UBUNTU passam por um controle desse tipo, com exceção dos chamados PPA, CONTRIB, THIRD-PARTY, NON-FREE, etc.

    Siga o seu próprio conselho e abandone o Ubuntu já que este pratica essa política ;-)

    Abraços!

    Spif (usuário não registrado) em 18/07/2012 às 11:04 pm

    “será muito difícil criar exploits para isto”

    A palavra chave sendo muito difícil. Para o bom entendedor, ela basta.

    O Google vai ter que se conscientizar que:

    A) não pode achar que todos vão usar tudo do Market
    B) não pode deixar o ex-market (como diz o anfitrião) ser terra de ninguém
    C) perceber que segurança é uma jornada, não um destino.

    Também acredito que os critérios de aprovação de um software na ex-Android Market deveriam ser mais rígidos, tanto no quesito segurança, quanto no quesito qualidade, tem muito software fuleira lá, coisas que derrubam o desempenho do aparelho e também softwares ridículos e mal feitos o que acaba desvirtuando o ecosistema Android.
    O Google está ganhando rios de dinheiro com o Android, então deveria fornecer aos seus usuários algo além de um SO seguro e bacana, deveriam oferecer também um ecosistema seguro e interessante.

    Eduardo Martins (usuário não registrado) em 19/07/2012 às 10:54 am

    @Porfírio, A implementação do Android é só uma adaptação do PaX para funcionar melhor com a Dalvik. O PaX já existe para Linux desde 2001. Distribuições como Gentoo Hardened e Fedora utilizam.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 19/07/2012 às 4:47 pm

    Há tempos não lia uma discussão tão interessante como esta aqui no BR-Linux mas mesmo assim ainda tem gente que acha que só existe uma forma de amarrar os cadarços do sapato. Mesmo que a Google não leia ou leve em consideração é bom ver que o nível subiu.

Este post é antigo (2012-07-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.