Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Notebooks Dell com Ubuntu chegam às lojas indianas

Notebooks da Dell com o Ubuntu pré-instalado estão chegando a 850 lojas indianas. Seguindo a prática iniciada na China, onde já está presente em 350 lojas, a iniciativa de varejo inclui treinamento específico aos vendedores e a exposição da marca de forma específica nas lojas em questão.

Os computadores são dos modelos Inspiron 14R e 15R, e outros modelos devem ser oferecidos ainda neste ano por lá. A Canonical diz que tem a expectativa de que o Ubuntu estará presente em 5% dos PCs colocados à venda mundialmente no ano que vem. (via omgubuntu.co.uk – “Ubuntu Dell Laptops Go on Sale in India”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-06-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 18/06/2012 às 3:12 pm

    No Brasil, teria que dizer que já vem com crack incluso.

    Spif (usuário não registrado) em 18/06/2012 às 3:25 pm

    Seria melhor se fosse:

    Notebooks Dell com Ubuntu chegam às Lojas Americanas

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 18/06/2012 às 3:42 pm

    Não entendi a colocação do Carlos Felipe. Um mercham melhor seria:

    Sem necessidade crack, exclua esta droga da sua vida.

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 18/06/2012 às 4:17 pm

    Muito boa noticia.

    Tenho entrado em contato com a dell na tentativa de comprar um notebook deles com ubuntu, porem com monitor 17″, que eles ainda nao comercializam.

    Eles jah vendem no Brazil notebooks com ubuntu de 13″, 14″ e 15″.

    Comprar equipamentos jah com GNU/Linux de fabrica eh importante como consumo consciente, no sentido de incrementar a estatistica a favor do FOSS.

    André Luiz (usuário não registrado) em 18/06/2012 às 4:35 pm

    @Spif,
    Sim, e melhor ainda se chegassem também às Casa Bahia, Ponto Frio, Magazine Luisa, Ricardo Eletro…!
    Na verdade, máquinas com Linux já estão nas prateleiras do varejo há um tempo. E lá ficam, tomando poeira! Ou até que alguém compre pra instalar um Windows piratão. O que é um pena (bem, no caso de certas distros Linux que ‘infestaram’ esses computadores ‘para cada um’, era até uma necessidade). Então, o problema não é levar máquinas Linux às massas, e sim fazer com que as massas queiram especificamente máquinas com Linux! Se a Canonical for bem sucedida nisso, parabéns para ela!

    @Carlos Felipe,
    Creio que você quis ser irônico, numa metáfora de que o Ubuntu seria o ‘crack’ para fugir às restrições ao sistema operacional ‘convencional’. Mas, realmente,a colocação não foi feliz, inclusive pela confusão com a droga ‘crack’… Melhor tomar mais cuidado na hora de escrever, né?

    HeDC (usuário não registrado) em 18/06/2012 às 6:24 pm

    Pelo exposto o crack (de quebra de proteção) que quiz dizer são os números seriais para instalar o “outro” sistema… Não vem oficialmente, nem poderia, algum vendedor “caridoso” passaria o “crack” (nada a ver com a droga química, embora seja uma “lógica”).

    Adelar da Silva Queiróz (usuário não registrado) em 18/06/2012 às 7:07 pm

    Muito boa notícia. À medida que o Linux é adotado como padrão nos novos produtos drivers com melhor qualidade e desempenho são necessários, motivando os grandes players do mercado a desenvolver ou beneficiar melhores soluções, ajudando os usuários Linux como um todo. Aguardo por novas novidades :)

    Beto (usuário não registrado) em 18/06/2012 às 7:20 pm

    Vou comprar um desse e ir direto para o Procon para pedir outro com Windows.

    Job (usuário não registrado) em 18/06/2012 às 10:06 pm

    Fico feliz com isso, assim eu posso comprar um com certeza de hardware suportado. E posso recomendar a amigos e em licitações de compra onde eu trabalho.

    :)

    Celio Alves (usuário não registrado) em 18/06/2012 às 10:30 pm

    @Rodrigo Pinheiro

    É que boa parte dos brasileiros só dão valor aos softwares pagos (e caros), desde que eles não precisem colocar a mão no bolso para usufruir deste produto.

    ;-)

    bala@juquinha.com.br (usuário não registrado) em 19/06/2012 às 12:24 am

    Sim, e melhor ainda se chegassem também às Casa Bahia, Ponto Frio, Magazine Luisa, Ricardo Eletro…!

    não sei pra quê. aqui onde moro já cansei de ver o vendedor das casas bahia dando cartãozinho dizendo que formata e instala o windows.

    isso na hora do expediente…

    se o povão não entende nada de windows, compra o que vem instalado, vai entender de linux.

    e outra coisa: enquanto a canonical não instalar os plugins multimídia, pode desistir de fazer sucesso.

    ou lasca o medibuntu no sources.list ou eles vão colocar o windows mesmo.

    maximiliano (usuário não registrado) em 19/06/2012 às 12:43 am

    bala@juquinha.com.br, no máximo a Canonical pode dar o link com o tutorial de instalação do repositório Medibuntu e todos os softwares de multimídia,pra Canonical não seria vantagem ser processada, se fosse simples assim já viria o Medibuntu já viria instalado por padrão, se o próprio usuário instalar ela não pode ser responsabilizada, agora se a Canonical mesmo instalasse seria muito arriscado para ela, o dinheiro que ela ganha da parceria com a Dell não cobriria despesas com processos.

    Spif (usuário não registrado) em 19/06/2012 às 1:16 am

    Ela podia licenciar os plugins.

    bala@juquinha.com.br (usuário não registrado) em 19/06/2012 às 4:25 am

    no máximo a Canonical pode dar o link com o tutorial de instalação do repositório Medibuntu e todos os softwares de multimídia,pra Canonical não seria vantagem ser processada, se fosse simples assim já viria o Medibuntu já viria instalado por padrão, se o próprio usuário instalar ela não pode ser responsabilizada, agora se a Canonical mesmo instalasse seria muito arriscado para ela, o dinheiro que ela ganha da parceria com a Dell não cobriria despesas com processos.

    isso é conversa pra boi dormir. se quisessem processar o ubuntu já o teriam feito há tempos. n seria por causa de um pluguinzinho aqui ou acolá…

    já se acostumaram com esta desculpa.

    zé do corgo (usuário não registrado) em 19/06/2012 às 9:09 am

    só é bom saber se esse ubuntu ñ é sabotado igual as distros que costumam ir em computadores de marca…

    Job (usuário não registrado) em 19/06/2012 às 11:30 pm

    O

    Job (usuário não registrado) em 19/06/2012 às 11:34 pm

    O atrapalha o crescimento do Linux e outros SL, são os pseudo experts. Esses caras que aprendem a baixar cracks da Net e saem instalando nos computadores dos amigos etc.

    Em geral não sabem nada, são uns fuçadores sem conhecimento e muito chatos

    maximiliano (usuário não registrado) em 20/06/2012 às 6:16 pm

    bala@juquinha.com.br, Não se trata de simples plugins, se trata de softwares que usam patentes protegidas, se acha que é simples assim então abra uma empresa, crie seu próprio sistema e encha esse sistema de softwares que use alguma patente protegida bem lá no CD de instalação padrão e o distribua por aí, cruze os dedos para ninguém te levar aos tribunais por violação de patentes e boa sorte.

Este post é antigo (2012-06-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.