Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Nokia deve abandonar também o sistema Meltemi

Via tecnologia.ig.com.br:

A fabricante finlandesa de celulares Nokia abandonou um projeto de software criado para disputar mercado contra os celulares de baixo preço equipados com o sistema operacional Google Android, informaram três fontes com conhecimento direto dos planos da companhia.

A Nokia esperava que a plataforma de software baseada no Linux, conhecida pelo codinome Meltemi, substituísse o antigo sistema série 40 nos celulares de preço intermediário, mas desistiu do projeto como parte de sua forte campanha de corte de custos.

O abandono do plataforma significa que a Nokia corre o risco de perder sua forte posição no mercado de celulares de preço intermediário, com preços de 100 a 200 dólares. A Nokia detinha mais de 20 por cento desse mercado no primeiro trimestre, de acordo com o grupo de pesquisa IDC.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-07-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    renato (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 1:51 pm

    É considerando os últimos resultados da Nokia, vê-se que não exagerou quem falou em Elopcalipse.

    ubuntu (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 2:27 pm

    Executivos da Nokia: youtube . com / watch? v = QUAItQmq-LU

    Illidan (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 3:08 pm

    E a nokia está indo pra cova mesmo.

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 4:01 pm

    E o Titanic do mundo móvel vai indo pro fundo… Elopcalipse Now!

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 4:10 pm

    A Nokia deveria abandonar o Elop.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 4:30 pm

    O trojan que infectou a empresa completando o serviço.

    Deixando a empresa menor.

    Assim fica mais simples para enviar tudo para o Servidor de Command-and-Control dele.

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 5:16 pm

    A falta da Nokia nesse nicho faz com que seja necessário preencher essa faixa com um sistema aberto o mais rápido possível.

    Candidatos? Firefox OS, Tizen, Bada, Android e o sistema da Jolla que eu não sei como eles vão chamar agora.

    Eu não gosto da ideia do Firefox OS, porque as operadoras estão esperando ansiosamente por ele como uma ferramenta para escravizar os usuários mais uma vez. Bada (e Tizen) ainda precisa gerar massa crítica de desenvolvedores.

    Sobram Android e o ex-MeGoo. Eu gosto mais do Android e torço por ele, mas desejo sorte ao produto da Jolla. Concorrência leal só traz bons frutos.

    Em quanto tempo veremos os aparelhos de 100 dólares que vc. previu, Sr. Eric Schmidt? A hora é essa!

    Marcos (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 6:24 pm

    @Porfirio, o meltemi é para dumpphones e os SOs que voce testou são bem mais pesados.

    De qualquer forma, pelos resultados da Nokia vê-se que o Windows Phone não emplacou com a empresa finlandesa, da mesma forma que não emplacou com a HTC, Samsung, etc. Pra mim era óbvio, mas os defensores de um ‘terceiro cavalo’ insistiam em acreditar nele.

    Nos EUA o Lumia 900 teve um corte de 50% no preço, o que isso é sinal?

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 6:27 pm

    A Nokia abandonou mesmo a produção de soluções internas e virou meramente fabricante de Hardware, usando como base o SO móvel da MS.

    O que é um erro. Já que o grande diferencial da Nokia era porque era uma das poucas produtoras de celulares que apresentavam produtos com algum diferencial. E a outra é que migrou para um SO em que o mercado não demonstra interesse nenhum.

    Tiago (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 6:37 pm

    Já fez tarde. Empresa é empresa, brincar de software livre é brincar de software livre.

    Existe uma explicação lógica para a empresa manter mais de um sistema para telefones? Ou, mas de um sistema smartphone e mais de um sistema dummyphone? A resposta é não. O carro chefe dos smartphones da Nokia hoje é o Windows Phone. Descarta todos os outros. Se precisa de um OS para rodar em telefones de baixo custo para competir com o Android, o encomende para Microsoft. Qualquer outra estratégia é desperdiçar dinheiro.

    Gente, isso é empresa, negócio, administração. É obvio.

    Isso significa que a Nokia está deixando de lado também a sua linha de feature phones para apostar tudo, tudo mesmo, no WP8. O que podemos esperar é que a menos que o WP8 seja um enorme sucesso, a falência da empresa é iminente.

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 7:50 pm

    Tiago, nesse setor, com exceção da Apple (por razões muito particulares), as empresas competentes e bem sucedidas não colocam todo seu investimento num único SO. Seria muito arriscado.

    De maneira geral, os fabricantes sempre têm ao menos um plano alternativo, por menor e mais secundário que seja. A Samsung, por exemplo, tem no Android seu principal SO, mas comercializa Windows Phone e Bada e desenvolve o Tizen. Ou seja, um fabricante de telefone celular e quatro SO. Isso são negócios de gente competente. Aliás, tão competente que atualmente é o maior fabricante mundial de telefone celular.

    A Nokia, por sua vez, largou Symbian, Meego e Meltemi e agora está aí: prestes a falir com seu único SO.

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 8:35 pm

    @Marcos

    1) Nao acredito no SO movel de Redmond e espero que nao de certo.
    (Se os caras da Sony nao fossem tao burros jah tinham integrado smartphones + tablets + PS3 + PS vita + smart TVs e jah teriam feito da MS passado, uma vez que eles tem um sistema operacional pronto a anos e MS ainda nao terminou o dela, mas ces´t la vie)

    2) Acredito que o corte expressivo nos precos desta linha de aparelhos tenha a ver com o anuncio da quebra de compatibilidade com a versao que estah por vir, apesar de todos na empresa finlandesa dizerem que ninguem, a nao ser meia duzia de nerdes fanaticos, liga para atualizacoes. Manutencibilidade ainda eh um dos 10 itens de analise de qualidade de software.

    Sim, eu acredito que existe espaco para mais sistemas operacionais moveis. Veja o numero de usuarios de smartphones no mundo, no entorno de um bilhao, entao sim, tem espaco para mais sistemas e acredito muito no TIZEN e no Meego. Se os caras da Jolla fizerem o dever de casa ele pode sacudir as bases do mundo mobile.
    _________________________________________________________________________

    Eles desistiram do meltemi porque desistiram de fazer dumbphones. Nao vai existir mercado suficiente para eles quando o sistema ficar pronto.

    Alem disso, eles tem o symbian belle, ou carla (ou qualquer outro nome sexy de mulher) que pode ser usado em celulares baratos daqui a um dois anos. Entao pra que investir em mais um sistema operacional.

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 8:43 pm

    @boi,

    eu nao teria tanta certeza,

    os finlandeses fizeram muita merda ao ter smartphones toutch antes do iphone exisir e nao lancarem, terem tablets antes do ipad existir e nao lancarem, mas a burrice deles tem limite, senao nao seriam a maior empresa de equipamentos de comunicacao movel do mundo.

    O Elop jura que nao estah com todas as fichas apostadas no azul 8 na roleta e que tem um SO na manga se tudo continuar dando errado com a nova versao.

    Esse outro SO nao eh para dumbphones e sim smarts top de linha.

    Acredito muito na nokia porque eles sabem fazer os melhores aparelhos e sempre souberam fazer os melhores sistemas (essa historia de instalar programas no celular comecou com eles num tal de symbian).

    Leonardo Reis, Eistein já não dizia que a estupidez humana era infinita?
    Os feature phones são o que ainda sustenta a Nokia. Se eles perderem mais esse mercado, e o WP8 não decolar, não vai sobrar nada.
    Agora, o plano B da Nokia, tem certeza de que é outro SO? Eu acho que esse plano B é vender a empresa para a Microsoft.

    Ah, e tem outra coisa que o pessoal confunde muito, dumb phones com feature phones. Não é a mesma coisa. Dumb phones realmente estão em extinção. Mas os feature phones continuam vendendo bem e não devem sair do mercado tão cedo.

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 9:55 pm

    @boi

    Eu nao soube desse plano B de venda, nao seria uma saida elegante, mas seria comica.

    sei do que estah falando, mas acredita-se que em pouco tempo vai existir somente smatphones top e smartphones low, mas nada tipo serie asha. Seria como os androids com camera de 2.0MP que ainda saem hoje.

    Bem, como usuario de Enlightenment, eu to na torcida do TIZEN, que usa EFL, alem de ser a aposta de intel, que esta ajudando a Valve a portar os jogos e engines para que tenham bom desempenho em drivers livres. Fui usuario de processadores AMD durante muito tempo, agora voltei para intel. Acredito no consumo consciente. Se fizessemos mais isso, teriamos um industria que representaria mais os anseios da humanidade.

    Valdemar Katayama Kjaer (usuário não registrado) em 29/07/2012 às 7:47 pm

    A única coisa que sinto muito, mas MUITO mesmo, é que a Nokia detém a plataforma QT, comprada à Trolltech. A QT é a maior, mais estável e mais utilizada biblioteca de programação multiplataforma C++.
    O QT começou a afundar quando a Nokia forçou a implentação da plataforma Symbian, Meego para o QT… eu, por mim, teria feito o QT compatível com iOS ou o Android. Há quem tenha criado portas de compatibilidade para o Android, mas não é oficial. Espero que o QT não morra com os telefones da Nokia. Não tenho a menor dúvida de que a Nokia vai sumir do mapa, no que tange aos smartphones. Que não leve o QT para o túmulo, com ela!

Este post é antigo (2012-07-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.