Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Navegador Chrome ganha versão beta para Android 4 – e não vai suportar Flash

A web menos dependente de plugins, especialmente nos ambientes móveis (em que isto faz bem mais diferença), é uma ideia que começou a perseguida já há algum tempo, recentemente teve a adesão pública da empresa que faz o navegador mais usado.

Agora a situação se consolida um pouco mais (ao menos no que diz respeito ao Flash, que já foi apresentado como diferencial da plataforma) também na recém-chegada versão do Chrome para o Android, como confirmou a própria Adobe, que já havia cantado a pedra do fim do Flash em plataformas móveis há alguns meses.

No momento o Chrome Beta vai funcionar só nos aparelhos com Android 4, ainda longe de serem a fatia predominante no amplo universo Android. Mas no futuro a intenção é que ele substitua o atual navegador do Android, embora não tenha ficado claro para mim até o momento se isso deve ocorrer pelo aumento das versões suportadas pelo app, ou aguardando a predominância do Android 4 e posteriores.

Via idgnow.uol.com.br:

A Google anunciou nesta terça-feira uma versão do navegador Chrome para tablets e smartphones Android. Baseado no mesmo código do Chrome para PCs, a versão “mobile” tem como destaques a velocidade no carregamento das páginas e de resultados de buscas, suporte a um número ilimitado de abas, uma interface otimizada para trocar entre abas abertas e navegação privada.

Mas o recurso mais interessante é a capacidade de sincronizar o Chrome no desktop com o o smartphone: basta fazer “login” com sua conta do Google e cada aba que você abrir no PC irá aparecer na versão mobile. Favoritos também são sincronizados entre os navegadores.

(…) o acesso é limitado aos usuários de alguns poucos países, mas felizmente desta vez o Brasil está na lista, junto com EUA, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Austrália, Japão, Coréia, México e Argentina. 


• Publicado por Augusto Campos em 2012-02-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Porfírio (usuário não registrado) em 8/02/2012 às 10:43 am

    Tem um serviço da Google que converte Flash em HTML5 on-the-fly. Provavelmente vai ser essa a solução adotada, tendo em vista que a Adobe não vai mais suportar o Flash Mobile.

    Por enquanto, não vale a pena pra mim trocar meu navegador no Android. O navegador nativo do Asus funciona muito bem e uso o Dolphin e Firefox pra dar uma variada. O Firefox oferece solução de Sync, o Dolphin tem plugins interessantes e o navegador padrão me dá uma navegação bonita e confortável.

    Quando o Chrome4Android estiver realmente completo, pode se tornar uma opção a considerar, principalmente no ICS.

    Esse vai demorar para rodar. Pouca gente usa o Android 4.0. O navegador nativo do Android é de boa qualidade mas o Dolphin é, sem dúvida, o melhor navegador.

    O Firefox para Android até o momento não permite o uso de Flash Player.A gente pode até sincronizar com o navegador desktop e isso é muito bom, mas parece que brevemente a Mozilla chega lá.

    Porfírio (usuário não registrado) em 9/02/2012 às 11:06 am

    O único navegador Android que conheço com um bom suporte ao Flash (por enquanto) é o Dolphin.

Este post é antigo (2012-02-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.