Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


MK802: MiniPC transforma sua TV em um tabletão com Android

Aparelho promete deixar sua TV mais esperta com acesso à Internet, YouTube e Netflix. Mas está longe de ser “plug and play”.

por Rafael Rigues

Cada vez mais ouvimos falar em Smart TVs, aparelhos de TV que também permitem a navegação na web, acesso a serviços de streaming de vídeo como o Netflix ou Crackle e até a execução de “apps” para acompanhar notícias, a previsão do tempo ou os resultados do Campeonato Brasileiro.

Há várias formas de transformar uma TV comum em uma Smart TV, seja com um PC rodando o XBMC ou usando um Media Center dedicado como a Boxee Box ou o WD TV Live Plus. Mas uma das mais baratas é usando um aparelhinho produzido na China que surgiu na internet há cerca de de quatro meses.

É o “Mini PC for Android 4.0”, também chamado de MK802 ou AK802. Pequeno e barato (cerca de US$ 70 em sites como o DealExtreme), ele lembra um pendrive e é plugado diretamente a uma porta HDMI em sua TV. Com isso ela passa a rodar o Android 4.0, com acesso a todos os aplicativos disponíveis no Google Play, incluindo aí serviços de vídeo como o Netflix e YouTube. Sem falar em jogos, apps para notícias e previsão do tempo e muito mais.

Peraí, barato e versátil… cadê o gato? Bom, o bichano está no fato de que, embora ele cumpra o básico que se espera de uma Smart TV, não é exatamente uma solução “plug and play”. E pode desapontar quem espera um pouco mais no quesito desempenho.

Hardware

O MiniPC vem em uma pequena caixa verde com o mascote do Android na tampa. Além do aparelho ela também inclui um manual (em inglês e chinês), cabo HDMI, cabo USB Mini / USB, um conversor de porta USB Mini para USB e uma fonte de alimentação.

Ele é muito pequeno: mede 8.8 cm x 3.5 cm, com 1.2 cm de espessura e peso de apenas 28 gramas. Não muito maior que um modem 3G, por exemplo. É baseado em um processador ARM single-core, o AllWinner A10 de 1.5 GHz, acompanhado por uma GPU Mali-400, também usada em aparelhos como o Samsung Galaxy S II. A quantidade de RAM varia de acordo com o modelo e a loja: o que comprei tem 1 GB de RAM, mas ainda é possível encontrar modelos com 512 MB por alguns dólares a menos.

O armazenamento interno é de 4 GB, expansível com cartões microSD. Também há uma interface Wi-Fi (802.11 b/g/n), e duas portas USB: uma de tamanho normal e uma porta OTG (“USB On-The-Go”) com conector USB Mini, que pode ser convertida em uma porta USB comum com o adaptador incluso. Um conector mini-HDMI completa o hardware.

Mas esta é a ficha técnica oficial. Como muitos produtos Made in China, existem alguns “detalhes” aos quais é preciso ficar atento. O primeiro, e mais importante, é o processador: vários utilitários Android realmente identificam um clock máximo de 1.5 GHz, mas na prática ele nunca passa de dois terços disso: 936 MHz é o clock máximo real, mesmo com o sistema rodando a “toda carga”.

Na internet é possível encontrar relatos de tentativas de overclock, nas quais foi descoberto que o clock máximo com um sistema estável é de 1.2 GHz. A teoria é que a fabricante do MK802 reduziu o clock do processador para manter a temperatura sob controle: não há um dissipador sobre o chip, e num aparelho tão pequeno não há espaço para ventoinhas para remover o calor. De fato, depois de 10 minutos rodando vídeo em Full HD a parte de baixo do MiniPC chegou a 50 graus.

Quanto à GPU, outro detalhe: há versões da Mali 400 com 1, 2 ou 4 “núcleos”. O modelo de 4 núcleos (chamado “Mali-400 MP4”) é usado em aparelhos como o Galaxy S II. Mas o MK802 parece usar a versão de um núcleo, com desempenho gráfico bem menor. Ao menos essa é a impressão após tentar rodar jogos com gráficos mais sofisticados, como “Asphalt 7”: ele roda, mas com um frame rate bastante baixo. Ou isso, ou o processador pesa mais do que o esperado no desempenho.

E quanto aos 4 GB de Flash, só 1.7 GB estão disponíveis para o usuário (como “SD Interno” em /mnt/sdcard). 1 GB são reservados para a instalação de aplicativos, e os outros 1.3 GB são reservados para cache do sistema e uma partição de recuperação. Na hora de comprar um MiniPC, coloque na cesta também um cartão microSD.

Uma coisa você não vai encontrar no MiniPC: um botão liga-desliga. Ele se liga sozinho quando plugado à fonte de alimentação, e o único jeito de desligá-lo é “puxando a tomada” (alguém lembra do CCE MC-1000?). Se você pretende usá-lo em uma TV que tem uma porta USB, pode dispensar a fonte: ligue o MiniPC à porta USB da TV usando o cabo USB Mini / USB incluso na caixa. Assim a TV alimenta o MiniPC, e ele será automaticamente ligado ou desligado junto com ela.

Mas há uma desvantagem nesse método: você perde uma porta USB. E se os periféricos plugados à porta restante consumirem mais energia do que sua TV pode fornecer, o MiniPC pode entrar em um ciclo de reboot. Nesse caso alimente os periféricos com uma fonte externa, ou o MiniPC com a fonte inclusa na embalagem.

Para controlar o MiniPC é necessário ao menos um mouse, recomenda-se um modelo sem fios. Testei tanto um kit de mouse e teclado sem fio da Lenovo quando um Logitech diNovo Mini sem problemas. O MiniPC não é diretamente compatível com teclados e mouses Bluetooth (a não ser aqueles que usem um receptor USB), nem com controles remotos que funcionam via infravermelho.

Você também vai precisar de uma TV ou monitor com entrada HDMI, já que este é o único tipo de saída de vídeo disponível no MiniPC. Via software é possível controlar a resolução da imagem, de 480p a Full HD (1080p, 60 FPS), com várias resoluções intermediárias.

Em teoria é possível ligar o aparelho a uma TV ou monitor sem entrada HDMI usando um conversor Mini HDMI para DVI ou VGA, mas nesse caso você teria um MiniPC “mudo”, já que a única forma de saída de áudio também é via HDMI. Não há um alto-falante integrado nem conector de áudio separado.

Software

O sistema operacional do MiniPC é o Android 4.0.4, e na tela da TV a interface é a mesma de um tablet Android. Há cerca de meia-dúzia de aplicativos pré-instalados, de um cliente do Facebook a aplicativos para redes sociais e serviços de vídeo e mensagens instantâneas chineses. A boa notícia: praticamente todos eles, com exceção do gerenciador de arquivos e do Media Player “Super HD Player”, podem ser desinstalados normalmente.

Recomendo desinstalar também o aplicativo do YouTube, que é uma versão antiga para smartphones e não aproveita todo o espaço na tela da TV. Depois basta ir ao Google Play e instalar uma versão mais recente.

O único problema relativo ao software que encontrei foi que alguns aplicativos (na maioria jogos grandes) reclamam que “não podem ser instalados no cartão SD ou armazenamento USB” mesmo com espaço de sobra disponível tanto na memória interna quanto em um cartão microSD, já contando o necessário para o aplicativo e o download adicional. Não encontrei uma solução para isso.

Além do firmware oficial há uma boa variedade de hacks, mods e ports de software para o MiniPC. De versões modificadas da ROM original, sem software supérfluo e com ajustes de desempenho e usabilidade como a Uberoid, até ports de ROMs Android populares como a CyanogenMOD 9 (ainda em Beta) e versões de distribuições Linux como o Ubuntu, que dá boot e roda a partir de um cartão microSD.

Infelizmente elas tem problemas próprios: com o CyanogenMOD realmente o sistema fica mais “esperto”, respondendo mais rapidamente aos comandos, mas o desempenho dos emuladores deixou muito a desejar (a imagem sofre com um “jitter” considerável). E o Ubuntu, embora rode bem, não tem aceleração via hardware nos gráficos 3D, o que prejudica o uso em jogos, e na reprodução de vídeo, especialmente em vídeos em HD ou em Flash.

Todos os testes neste review foram feitos com o MiniPC rodando a versão Rev. 002 do firmware oficial.

Desempenho

O MiniPC promete transformar uma TV comum em uma “SmartTV”. Considerando que os principais recursos de uma Smart TV são streaming de áudio e vídeo, acesso a serviços como notícias e previsão do tempo e talvez jogos simples, ele cumpre a promessa. Mas se você espera algo mais, vai se desapontar.

Vamos começar pela parte multimídia: não tive problemas pra tocar vídeo em alta-definição via YouTube ou Netflix, nem pra ouvir rádio pela internet usando aplicativos como o TuneIn Radio. Na verdade há um detalhe no Netflix: vídeo toca sem problemas, mas a interface reage muito lentamente aos comandos com o mouse ou teclado. É necessário ter paciência.

Para previsão do tempo usei o Beautiful Widgets, que funciona sem problemas. Para notícias o ideal seria o Flipboard, mas infelizmente o Google Play diz que ele não é compatível com o aparelho. Um jeito de contornar isso é fazer sideloading: instale o Flipboard em um smartphone Android, extraia o .APK usando um aplicativo como o AirDroid e instale esse APK no MK802. O mesmo procedimento é necessário para instalar o TuneIn Radio.

Quanto aos jogos simples, o MiniPC vem com Angry Brids Space pré-instalado, e ele funciona bem. Outros jogos casuais, como Cut the Rope: Experiments também rodam. Ele também é uma boa plataforma para quem quer rodar emuladores e jogos de consoles antigos, como Gameboy Advance (GBA.EMU), SNES (Snes9x EX), NES (NES.EMU) e outros, além de máquinas de arcade (via MAME4droid).

Os emuladores têm suporte a joystick (usei um clone USB de um joystick de PlayStation 2) e o desempenho é bom. Só tive problemas com o emulador de Megadrive (MD.EMU), que tem um framerate muito inconsistente, o que prejudica jogos rápidos como Sonic. Algo curioso, já que outros emuladores do mesmo autor (GBA.EMU, Snes9x EX) rodam bem, e não tive problemas ao rodar jogos de arcade “pesados” como Blazing Stars e Metal Slug, ambos de Neo-Geo, via MAME4droid.

Até agora, tudo bem. O problema é quando você começa a se aventurar um pouco além do básico, como na reprodução de filmes em HD armazenados em um cartão de memória, ou jogos mais sofisticados.

Para o teste de vídeo, separei uma seleção de arquivos em diferentes formatos: MP4 em SD, DiVX em SD e MKV (MPEG-4 AVC) em HD, com legendas nos formatos ASS e SRT. Tentei tocá-los com o player incluso com o MiniPC, o “Super HD Player”. Ele conseguiu tocar os arquivos MP4 e DiVX, mas só tocou o MKV sem som e com uma taxa de quadros inaceitável: o vídeo estava praticamente em câmera lenta. Os dois formatos de legenda foram reconhecidos.

Mas me surpreendi ao ver que o player rejeitou um outro arquivo MP4 com múltiplas trilhas de áudio e legendas, criado a partir de um rip de DVD. E quando tentei um player alternativo, como o Dice Player, os resultados foram o inverso: o MKV tocou, com alguns engasgos, mas os vídeos em MP4 e DiVX não. A não ser que você tenha uma coleção bastante homogênea, com todos os vídeos num formato compatível com o MiniPC, vai ter problemas ao tocá-los. Isso mata a idéia de usá-lo como um Media Player para uma grande coleção armazenada em um HD externo, por exemplo.

Já nos jogos há problemas variados. Alguns são “pesados demais” para o hardware, como o já mencionado Asphalt 7. Há outros, como Need for Speed: Hot Pursuit, que rodam mas são impossíveis de jogar já que o controle depende de um acelerômetro, que não existe no MiniPC. E há muitos jogos que simplesmente não tem suporte a joysticks USB, e sem uma tela sensível ao toque são impossíveis de controlar.

É uma questão de tentativa e erro. Depois de muito procurar, consegui encontrar alguns jogos que tem suporte a joystick e rodam satisfatoriamente como Cordy, Sonic the Hedgehog: Episode I e Shine Runner.

Num benchmark de desempenho, como o AnTuTu, o MiniPC chegou à marca dos 2767 pontos. Próximo de aparelhos como o Samsung Galaxy S original, Google Nexus S e Sony Xperia Play.

Veredito

Se você espera tirar o MiniPC da caixa e transformar sua TV em uma SmartTV em 5 minutos, vai se desapontar. O mesmo pode ser dito para quem espera mais do desempenho: apesar dos números na ficha técnica, na prática ele de forma alguma chega sequer próximo a um smartphone moderno como um Galaxy S II.

Para aproveitar o MiniPC é necessário estar disposto a fuçar e dedicar um tempo para isso. Ligue-o à TV, experimente apps, troque a ROM, rode uma distribuição Linux, apague tudo e recomece do zero. Aí sim, você poderá ter uma boa idéia de como incorporá-lo no seu dia-a-dia. E se não conseguir, pelo menos o prejuízo não terá sido tão grande.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-09-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Mauricio (usuário não registrado) em 13/09/2012 às 3:10 pm

    É muito tentador…

    Porém, acredito que seria mais prudente esperar por uma segunda geração com um processador com melhor desenpenho.

    Comprei um media player que toca todos os formatos citados na reportagem por 39 dolares no DX, depois de ler e ver reviews. Fiquei muito feliz porque ele toca vídeos em full HD sem nenhum tipo de problema de vídeo. O sistema que roda nele é muito primitivo, mas controla o tamanho e cor da legenda e pode ser utilizado para imagens e vídeo. Funciona perfeitamente com todos os formatos citados acima e que pude jogar nele.(não tem wifi, mas posso ligar meu HD externo, e não tem botão para desligar, tem que tirar da tomada tb)
    Já esta opção do mini pc android não entrega o que promete.
    Eu esperaria alguns meses e compraria uma configuação melhor…

    Ou seja, um autêntico xing ling.

    Andre (usuário não registrado) em 13/09/2012 às 3:52 pm

    Mauricio nao sei se e permitido mais coloca o link desse media player que voce comprou, estou querendo comprar algo parecido e pode ser que isso resolva o meu problema, sobre o MK802, tambem achei bem legal mais com essa limitação de desempenho fica complicado, mais levem em conta o tamanho, no site do DX exite outros modelos maiores e ja com controles remotos e teclados

    Tales A. Mendonça (usuário não registrado) em 13/09/2012 às 5:01 pm

    Eu tenho um e rodo Filmes em FULL HD sem problemas usando o MXPlayer. Roda perfeitamente bem e liso, você ainda pode adiantar e atrasar o vídeo que ele não trava em momento algum.

    André (usuário não registrado) em 13/09/2012 às 6:38 pm

    Gostei bastante do review e sanou praticamente todas as minhas dúvidas, mas fiquei na única dúvida se esse é o primeiro modelo ou o MK802 II (sku 149382, basta colocar no campo de busca do DX para encontrar esse exemplo do produto), que dizem ser os únicos modelos já disponíveis com o Android 4.0.4. Enfim, pelas fotos apresentadas eu descartaria a hipótese por ser diferente das fotos do produto do site, mas já comprei no DX um produto de determinada aparência nas fotos e recebi um com aparência diferente, embora de fato fossem o mesmo produto. Enfim, apenas uma dúvida corriqueira.

    Em tempo, achei um modelo ainda no DX chamado UG802 (sku 153223 no DX, por cerca de 80 dólares), que utiliza o chipset RockChip RK3066 (A9 dual-core, que segundo o anúncio e a Wikipédia possui frequência de 1,6 GHz e processador Mali-400 de 4 “núcleos”), 1 GB de memória RAM e 4 GB de memória interna (não difere muito do MK802, exceto pelo tamanho que aparenta e o processador). Após ler esse review, o UG802 me pareceu um pouco mais preparado para questão do aquecimento, pois possui várias aberturas para dissipação do calor e hoje arriscaria comprá-lo em vez do MK802, porém tenho minhas dúvidas se seria “tão fácil quanto” o MK802 para achar tutoriais e sistemas adaptados para o UG802. Será que valeria a pena arriscar?

    Enfim, por último gostaria de agradecer ao Rafael pelo excelente review, está muito bom!

    frangolino (usuário não registrado) em 13/09/2012 às 7:06 pm

    Postando do mini-pc com mouse sf e teclado virtual.
    Meio lento, mas vale o investimento.
    Pena que leva 3 a 4 meses para entregar.
    A dealextreme tem ate rastreio e despacha rapido.
    Ja o meu raspi pago ha 4 meses pela rsonline, nem xero. Acho que ja era, o paypal so aceita reclamacoes ate 45 dias.
    :((((((

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 13/09/2012 às 7:16 pm

    eh impressao minha ou o BR-Linux estah com um ar de deja vu…

    primeiro foi a analise da migracao e agora esse micro-pc android…

    serah que eh uma falha na Matrix???

    Rafael Rigues (usuário não registrado) em 13/09/2012 às 8:12 pm

    Tales,

    Como disse, a reprodução em Full HD depende do formato do vídeo. Tentei os mesmos clipes do teste com o MX Player, além do Dice, e obtive resultados parecidos. Quais formatos você conseguiu tocar?

    Rafael Rigues (usuário não registrado) em 13/09/2012 às 8:14 pm

    Frangolino,

    Estranho você mencionar que o DX está lento: meu MK802 chegou em duas semanas, e vários amigos (em São Paulo e Curitiba) vem tendo boas surpresas com a velocidade de entrega desde o início de agosto.

    Rafael Rigues (usuário não registrado) em 13/09/2012 às 8:17 pm

    André

    O meu não é o MK802 II, mas pelo jeito é uma “revisão” do 1º modelo, que já veio com o Android 4.0.4 e mais furos para ventilação na parte de baixo. Uma espécie de “segunda geração”.

    Quanto ao UG802, se for mesmo um A9 dual mais Mali MP4 quad pode ser um brinquedo MUITO mais interessante. Nunca tinha ouvido falar sobre ele nem vi referências nas minhas pesquisas sobre o MiniPC. Valeu pela dica, vou pesquisar.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 13/09/2012 às 10:05 pm

    Mini PC “FOR” Android?

    André (usuário não registrado) em 13/09/2012 às 10:35 pm

    @Rafael Rigues

    Achei um grande achado e nunca tinha ouvido comentários sobre ele, então percebi que o produto foi adicionado ao DX no dia 11 deste mês, ou seja, dois dias atrás. Deve ser algo bem mais recente do que o MK802. Acho que comprarei o UG802 em vez do MK802 para “brincar” e, claro, observar se serve às minhas necessidades (apesar de, observando pelo seu review, minhas necessidades, Netflix e YouTube, seriam atendidas mesmo com o MK802, apesar da lentidão da interface do Netflix alertada por você, mas então provavelmente o UG802 servirá também).

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 13/09/2012 às 11:26 pm

    Alguém testou e Recomenda algum daqueles Fly / Air Mouse ?

    joao2c (usuário não registrado) em 14/09/2012 às 9:25 am

    @André

    Bom dia… atente-se a procurar apenas algum artigo sobre o UG802 no que diz respeito a firmware instalado, pq hardware dele (RK3066) é o “grande” chipset chinês do momento, basta que vc busque algum review de tablet com ele ( como este http://www.cnx-software.com/2012/09/14/ug802-android-mini-pc-unboxing-and-review/ ) . Sei que Benchmark não diz muito sobre um produto, mas veja a nota do antutu dele…. é bem interessante.

    joao2c (usuário não registrado) em 14/09/2012 às 9:30 am

    Bom, acabei lendo este artigo do ug802 e percebi a principio ele é o top do momento. Com certeza este de modelo mk só bate ele (ou iguala) quando possuir 1 processador multicore. E vi que este artigo tem o antutu do mk802…. 2767… para alcançar os impressionantes 6677 do ug802 só com outro chipset.

    joao2c (usuário não registrado) em 14/09/2012 às 9:46 am

    @Rafael Rigues

    Parabéns pelo artigo, vc dissecou totalmente o brinquedo. Sobre o problema de espaço, tente seguir a dica deste link: http://goo.gl/6qBeL

    Frangolino (usuário não registrado) em 14/09/2012 às 10:16 am

    @Rafael Rigues
    Vocês estão no Brasil… rss [desculpa a mangada]

    01/09/2012 CDD – FORTALEZA/CEEntrega Efetuada
    01/09/2012 CDD – FORTALEZA/CESaiu para entrega
    27/07/2012 UNID TRAT INTERNL PARANA – CURITIBA/PRConferido
    Recebido/Brasil
    15/07/2012 CHINA – CHINAEncaminhado
    Em trânsito para UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL – BRASIL
    15/07/2012 CHINA – CHINAPostado

    como pode ver, as distâncias são relativas.
    no wormwhole gerado pelo efeito tupiniquim, curitiba-fortaleza é mais longe que china-curitiba.

    Se vier pela 116 faz todo o sentido.

    Esqueci de cumprimentá-lo pelo artigo. Excelente review.

    Henrique Ribeiro (usuário não registrado) em 14/09/2012 às 10:55 am

    Parabéns pelo review. Completão! Deu pra entender um pouquinho. Que tal fazer um comparativo entre o MK802 e o Raspberry como mediacenter? :) Abraços!

    Rafael Rigues (usuário não registrado) em 14/09/2012 às 11:00 am

    @joao2c Opa, obrigado pela dica! Quando voltar ao firmware original (estou brincando com o CM 10, que não tem o problema) vou experimentar!

    Hugo Fittipaldi (usuário não registrado) em 14/09/2012 às 11:09 am

    Oi Rafael, você chegou a testar os vídeos com o VLC?

    @André

    Eu tenho um tablet philco tab200 que vem com o processador da rockchip e achando que rodaria netflix, simplesmente não roda. Não sei se tem a ver a versão do android ser 4.0.3, muitas vezes o tap na tela demora horrores a ponto de eu achar que não deu sorte. Quando adquiri era para o meu filho de 4 anos que é gamado em tecnologia e na faixa de R$400 até que não me surpreendi. Mas toma cuidado…

    Até hoje estou procurando um firmware alternativo para ver se a coisa melhora, mas parece que ainda não apareceu nada.

    Mauricio (usuário não registrado) em 14/09/2012 às 2:38 pm

    OK o media player que eu tenho é esse aqui:

    SKU: 48656 (no dx.com) deal extreme

    Roda HD e FULL HD sem engasgar!!!

    Não tem wi-fi e roda um sistema básico e tosco, porém, eficiente.
    Ele tem controle remoto e é super pequeno, coloco escondido e uso, na maoria dos casos o pen drive.

    Mas, além de funcionar bem ele é barato e menos de 50 dolares.(chegou rápido e sem imposto em SP)

    Beleza andre.

    Rombo (usuário não registrado) em 14/09/2012 às 2:42 pm

    tablet já é grande e não tem teclado

    agora ficou maior ainda e tmb perdeu o touch

    Rafael Rigues (usuário não registrado) em 14/09/2012 às 2:53 pm

    Hugo,

    Ainda não testei o VLC.

    André (usuário não registrado) em 15/09/2012 às 12:19 am

    @joao2c

    Obrigado pelo toque, vou dar uma olhada sim! Acho que comprarei o meu no fim do mês.

    @hamacker

    Não entendi bem, o app não se mostra compatível segundo o Google Play (impossibilitando de baixá-lo) ou simplesmente não roda mesmo, após baixá-lo ele não funciona? Meu smartphone possuía algo parecido com o segundo caso, com a ROM original o Netflix não saía da tela de iniciação. Com a CyanogenMod 7.2 rodou tranquilamente. Não sei até hoje qual é o problema da ROM original.
    Pesquisando rapidamente por esse modelo de tablet, percebi que as configurações não deixam a desejar (pelo menos segundo consta nas especificações). Será que o problema não seria a ROM?
    Se serve como dica para procurar por uma outra ROM, se a Philco fez como algumas outras marcas no Brasil, provavelmente este modelo é comercializado lá fora com outro nome. Basta reconhecer o “nome original” para saber se há ROMs customizadas para ele.
    Não conhecia esse tablet, achei interessante e procurarei mais informações a respeito dele. Se for mesmo a ROM com problemas e acharem um jeito de colocar uma ROM melhor nele, até pensarei em comprá-lo para “brincar” também, já que o hardware parece bem interessante segundo as especificações.

Este post é antigo (2012-09-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.