Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ministro comenta situação do 3G e “garante” internet 4G até a Copa das Confederações

Inseri as aspas no título devido à natureza da garantia mencionada: não diz em quais cidades, não diz em quantas cidades, e se baseia na ausência de dúvidas que o Ministro tem sobre a participação (ainda não confirmada) das operadoras – as mesmas que ele culpa pela situação dos serviços 3G no país, na mesma entrevista.

Via g1.globo.com:

O ministro das Comunicações afirmou nesta segunda-feira (2) que, até a Copa das Confederações, que começa em 15 de junho de 2013, algumas das capitais brasileiras terão que contar com internet 4G. Ele não especificou, no entanto, que cidades seriam essas.

(…) “O leilão vai ser agora em junho e, já no ano que vem, na Copa das Confederações, algumas das capitais vão ter que ter 4G. Além disso, tem um cronograma, depois, que vai abranger todas as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes”, complementou o ministro.

(…) Questionado sobre como era possível o país estar implementando a tecnologia de internet 4G quando ainda existem muitos problemas e reclamações com relação ao atual sistema 3G, Paulo Bernardo atribuiu as falhas a um planejamento estratégico errado das operadoras. “No ano passado, a internet móvel cresceu 103%. Estou muito convencido de que as empresas têm condição de atender essa demanda, mas não apostaram no que aconteceu. As empresas fizeram projeções conservadoras”, explicou. “Eu acho que essa situação tende a se resolver”, complementou.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-04-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    João (usuário não registrado) em 3/04/2012 às 9:32 am

    Hahahahhahaha!!!!

    O Brasil mal e porcamente tem 3G, que funciona mal e em poucos lugares, e o fanfarrão vem me falar que garante que o Brasil vai ter 4G em 2013!

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 3/04/2012 às 10:11 am

    Duvido que aconteça, pela nossa habitual bagunça e lentidão.

    Mas não seria tão difícil. Na prática são 14 (ou menos?) cidades por um mês.

    E nem são 30 dias mesmo. Nem todos os dias vão ter jogos, nas fases seguintes a maioria das cidades não vai ter jogo nenhum, o filão ficando como sempre com o corporativismo Rio/SP.

    Então se realmente quisessem e se organizassem, fariam alta prioridade em torno dos estádios somente, zona com mais hotéis talvez e em dia de jogos principalmente. Claro que turista fica o dia inteiro, mas já era uma desculpa boa ser somente em dia de jogo.

    Mas claro, não deve acontecer.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 3/04/2012 às 10:17 am

    Podiam garantir o 3G funcionando direito até a Copa, aí sim, já seria um grande e real avanço.

    bala@juquinha.com.br (usuário não registrado) em 3/04/2012 às 10:31 am

    proponho uma meta mais realista ainda: internet 3G por sinal de fumaça ou tambor de índio…

    Joao Emanuel (usuário não registrado) em 3/04/2012 às 10:37 am

    Tá e eu garanto que em 2014 vou está com namorada, pronto pro noivado com ela, terei terminado de pagar o meu carro, estarei feliz vivendo na ….. chamado Distrito Federal. Porque será que já vi esse filme em outro tempo e espaço e acabou mal. Sr. Ministro fique só no que você sabe que hoje vai dar certo e não num futuro extremamente inseguro como este.

    bala@juquinha.com.br (usuário não registrado) em 3/04/2012 às 10:38 am

    queria fazer uma adendo:

    “Para a nova internet 4G (…) o pacote básico vai ter um preço e uma qualidade mínima determinada (…) no Brasil inteiro, as operadoras vão ter a obrigação de fazer a internet popular a R$ 35, fixa ou móvel”…

    http://va.mu/Tm7H

    fpflug (usuário não registrado) em 3/04/2012 às 11:10 am

    Nunca se consegue terminar algo nesse país. Rede “2G” ficou pra trás e não foi ampliada porque veio a 3G. Agora vem a 4G e de novo vamos começar mais uma coisa sendo que a anterior foi entregue porcamente, afinal, eu não consigo usar meu celular no meio da zona sul de são paulo.

    Sri_Dhryko (usuário não registrado) em 3/04/2012 às 11:27 am

    @João Emanuel,
    o ministro nem sabe se vai ficar no cargo até o fim do ano, quem dirá prever o futuro do que quer que seja na pasta atual dele… Tais declarações não mereciam nem mesmo um sussuro ao pé da orelha.

    pink (usuário não registrado) em 3/04/2012 às 12:37 pm

    @Sri_Dhryko
    De repente ele està tentando fazer mèdia com a FIFA, caso caia no mes que vem.

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 3/04/2012 às 1:30 pm

    Ouvi hoje pela manhã uma entrevista com alguém do governo (não lembro quem é). O reporter perguntou: “mas como querer implantar 4G se a rede 3G é precária? Isso não é zombar com o cidadão?”
    O cara disse que como é extremamente caro para as operadoras instalar as ERB 4G, que não terão a obrigatoriedade de instalar na cidade toda, apenas onde houver demanda. Isso com certeza será feito.
    Citaram também a necessidade de liberar a frequência de 700MHz, que hoje todo mundo usa, assim ficaria muito mais barato atualizar na cidade toda (Londres fez isso este ano).

    Paulistano (usuário não registrado) em 3/04/2012 às 2:34 pm

    As únicas cidade em que importa ter 4G é Rio e São Paulo. Para o resto do país, o 3G é mais do que suficiente.

    E tem quem creia em promessas de políticos brasileiros?!

    Tales A. Mendonça (usuário não registrado) em 4/04/2012 às 1:13 am

    Será mesmo? Na cidade que moro, Juiz de Fora, estão prometendo TV digital para o ano de 2008, isso mesmo, 2008. Acho que eles erraram, deve ser 3008. Agora esse 4G seria para onde? Prometer é super fácil, fazer são outros 500.

    Spif (usuário não registrado) em 4/04/2012 às 7:01 am

    Caras eu não sei qual o problema com as operadoras de vocês, mas a tim me dá uma cobertura boa de 3G nos grandes centros e um 2g até decente no interior.

    Claro que usar um aparelho de qualidade, ajuda.

    Porfírio (usuário não registrado) em 4/04/2012 às 11:17 am

    Peraí, esse país só vai andar pra frente quando tiver copa aqui?

Este post é antigo (2012-04-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.