Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mandriva anuncia que usará a Mageia como base para o seu novo produto

Enviado por Macxi (emebipeΘyahoo·com·br):

“Mandriva anuncia que usará a distribuição Mageia como base para o seu novo produto de Servidor de Negócios (Business Server).

Esta notícia vem em dois momentos importantes. Alguns dias após o anũncio de que a Mandriva irá ser desenvolvida por uma entidade independente e alguns dias antes do lançamento da Mageia 2, que deverá ocorrer esta semana.

O Blog Mageia dá boas-vindas a nova entidade que vai gerir a Mandriva.

Mageia faz um círculo completo – de 21/maio/2012 [blog.mageia.org/…]” [referência: blog.mandriva.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-05-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Sri_Dhryko (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 2:09 pm

    Isso é surpreendente!
    Tanto a comunidade do Mageia como os usuários do Mandriva não consideravam possível uma aproximação dos dois produtos e agora a própria Mandriva se movimenta em prol do Mageia… Pra mim, foi inesperado: “baixar a cabeça e pedir desculpas” não é algo que uma empresa como a Mandriva SA faz a todo e qualquer tempo. Esse é um momento histórico no universo SL.

    Foi uma atitude madura e inteligente, afinal como qualquer negócio o produto da Mandriva só valerá a pena se os custos permitirem uma boa margem de lucro. Deixando a comunidade trabalhando no grosso do sistema e fazendo apenas as otimizações necessárias para seus clientes a Mandriva conseguirá manter a liquidez para se manter no mercado.

    O software livre é lugar de gente inteligente e procurando inovações. O software proprietário tem como filosofia o devorar para avançar.

    Realmente é um momento histórico como diz o @Sri_Dhryko, no tempo em que a MAGEIA está para lançar um trabalho extremamente competente que tenho acompanhado desde o Alpha1.

    Que bizarro (ou seria tré bizarre)! os Francês do Mageia vão se achar muito agora…

    Tomaram o pé na bunda, e depois foram reconhecidos.

    Mauricio (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 4:42 pm

    As coisas se inverteram.

    Quem é fork de quem agora?

    little_oak (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 4:53 pm

    No comment.
    Sempre olhei com bons olhos o Mageia, agora mais que nunca ;)

    Sri_Dhryko (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 5:03 pm

    A única coisa que não entendi nessa história toda é o fato da versão para desktop permanecer com uma equipe separada – não vai ser, neste primeiro momento, entregue ao Mageia. Mas, diante dessa atitude da empresa de trabalhar o server com aquela comunidade, repassar o desktop vai ser um movimento natural.

    Jorge (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 6:52 pm

    Usei por um breve período de tempo a versão Beta e achei excelente a Distro. Junto com o Ubuntu é a que eu mais gostei até agora.

    jedy (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 7:51 pm

    Parabéns Mandriva e Mageia, sempre tive muito carinho pela Conectiva (usei a versão 8 primeiro) e depois algumas versões do Mandrake em meu pc K6-II 500Mhz e sempre tive muito carinho por essas distros.
    Desde que ocorreu a fusão da Mandrake/Conectiva, sempre torci pela Mandriva e ultimamente estava triste com o rumo das coisas….agora vejo que a engrenagem está voltando a funcionar e com certeza vou baixar uma .iso pra testar, terei prazer nisso.
    Ah, e uma banana para aqueles que acham que o desenvolvimento comunitário está fraco, que só as empresas sustentam o Linux, etc, mimimi, mimimi…

    Marcos (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 11:06 pm

    Ou seja, desistiram e vão usar o Mageia. Não vai mudar muita coisa, já que o Mageia não conseguiu se diferenciar em quase nada a não ser o papel de parede, tema e meia dúzia de pacotes.

    Lucas (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 7:44 am

    Mageia, pra mim apenas atualizou os pacotes, alterou temas etc. O Centro de Controle precisa de uma melhorada boa, o gerenciador de pacotes também precisa de uma modernizada. Precisamos que alguém coloque uma mão nisso. Por fim, ainda não gosto da logomarca da ditribuição.

    Parabéns ao pessoal do Mandriva, pela sábia decisão.

    E o que eles fizeram é um conceito muito similar ao da vida real, de quando um pai cabeça dura deixa de lado alguns preciosismos, para aprender com o filho e reconhecer sua competência :)

    syn (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 8:58 am

    também achei a decisão inteligente.

    Diogo (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 11:39 am

    Não é bem assim, as coisas não estão claras, na verdade a Mandriva pretende usar um modo menos agressivo na versão corporativa, e o Mageia é baseado no Mandriva 2010.2, que usava KDE clássico e RPM 4, já o 2011 é mais arrojado e não seria viável para corporações. O que a Mandriva pretende é aproveitar o Mandriva 2010.2 + atualizaçãoes = Mageia.

    Diogo (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 11:45 am

    @Marcos, além de não entender de Mandriva, você não gosta e torce contra, pq isso?
    Se você não gosta de Mandriva, ignore as notícias sobre a distro, que pra mim e pra muitos, é disparada a melhor distribuição Linux do mundo, seguida de longe por outras também muito boas como Fedora e OpenSuse.

    Illidan (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 11:46 am

    Como seria se o Gael Duval ainda estivesse na empresa, talvez estaria melhor.

    Sri_Dhryko श्रीध्र्य्को (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 11:56 am

    @Marcos,
    existem algumas diferenças debaixo do capô, também. Por exemplo, o Mandriva 2011 adota RPM5 enquanto o Mageia manteve o RPM4 do Mandriva 2010.1.

    Marcos (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 1:07 pm

    @Diogo, como já te respondi, trabalhei muito tempo com o mandriva e não tenho nada contra ele. Só não sou religioso em defender uma distro ou outra ou levar críticas a uma empresa pelo lado pessoal.

    E se você entende realmente a empresa, deve acompanhar as listas de discussão nacionais e internacionais e ver que não sou o único que tem essa opinião sobre Mageia e Mandriva.

    De qualquer forma, sua opinião a respeito da Mandriva ou a mim não fazem a menor diferença, cada um com sua opinião e seus valores, não é mesmo?

    Sri_Dhryko श्रीध्र्य्को (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 1:41 pm

    @Illidian,
    o Gäel Duval tem acompanhado as movimentações acerca do assunto a uma certa distância, mas não está alheio ao processo.

    No meu netbook eu testaria o Mageia 2 sem problemas, visto que o utilizo apenas para emails e entretenimento (aka: Minecraft) :P

    Diogo (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 4:38 pm

    @Marcos,
    Nota-se pelos seus comentários em toda e qualquer notícia sobre o Mandriva, que você não tem nada contra mesmo…

    Nyappy! (usuário não registrado) em 23/05/2012 às 4:15 am

    O ROSA nem sequer é um derivativo do Mandriva, só trocou os temas e ícones e simplesmente sugou o trabalho do Mandriva mesmo.

    Acho que essa entidade colaborativa terá sucesso em se manter.

    @Nyappy!

    É, se o pessoal do ROSA tiver bom senso, voltam para as raízes colaborando com o Mageia.

    Sri_Dhryko श्रीध्र्य्को (usuário não registrado) em 23/05/2012 às 1:03 pm

    @Nyappy! e @Ironmaniaco,
    o Rosa Labs tem outro foco, que é o mercado russo. Eles não tem interesse de colaborar com o Mageia – e acredito que nem a equipe do Mageia faça questão disso – embora as modificações que eles implementaram no Mandriva 2011 e no próprio Rosa Desktop possam ser portados para o Mageia sem maiores problemas, assim como podem ser instaladas em futuras versões do Mandriva, apenas não disponíveis na instalação padrão. Estou ansioso pra ver como a comunidade do Mandriva vai gerir a versão Desktop, quais as direções que tomarão e como a equipe de desenvolvimento brasileira vai participar disso.

    Nyappy! (usuário não registrado) em 23/05/2012 às 3:19 pm

    Mas no caso eu acho que a Mandriva SA apenas está tentando tirar um pouco o peso da comunidade e usar o Mageia até a entidade independente conseguir se manter com as próprias pernas, depois eles trocam a base de novo.

    Also, os russos do Rosa Labs tem parte das ações da Mandriva e não se pode dizer que eles “sugam” o trabalho, só foi força de expressão.

    Sri_Dhryko श्रीध्र्य्को (usuário não registrado) em 23/05/2012 às 4:11 pm

    O que é confuso nessa história toda é que o Mageia se baseou no Mandriva 2010.1. Ora, se a Mandriva tem a base do 2010.1 e o MIB possui uma versão dessa mesma base com todas as atualizações, por que basear o Server no Mageia e não no que já tem em casa? E mais: por que bases distintas para a versão Server e para a Desktop, quando se poderia trabalhar com uma base só e concentrar os esforços (isso soou como a turma que critica os forks) da comunidade?

    Nyappy! (usuário não registrado) em 23/05/2012 às 5:05 pm

    @Sri_Dhryko श्रीध्र्य्को

    Para mim está claro que eles vão realmente somente sugar o Mageia — desonerando o MIB e a própria Mandriva SA — até ter outra base mais confiável, como a nova versão comunitária do Mandriva.

    O proyvind parece que está BEM confiante com essa entidade, ele deve saber mais do que está por vir.

    Sri_Dhryko श्रीध्र्य्को (usuário não registrado) em 23/05/2012 às 9:22 pm

    @Nyappy!,
    se a única base atualizada que existisse fosse a do Mageia, eu até entenderia, mas a do MIB também existe e está à disposição… Eu acho que o Jean Manuel Crosset está seguindo a filosofia dos burocráticos: “se eu posso complicar, pra que facilitar”?

    Nyappy! (usuário não registrado) em 23/05/2012 às 11:51 pm

    @Sri_Dhryko श्रीध्र्य्को,

    Só saberemos o real motivo disso no futuro, o JM Croset tá ocultando muitos detalhes e ainda não dá para saber qual é realmente a dele.

Este post é antigo (2012-05-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.