Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linux para processadores limitados: ELKS não morreu

O ELKS é um subconjunto derivado do Linux criado em 1995 (na época com o nome de Linux-8086) para rodar em processadores de 16 bits que jamais foram suportados pelo Linux ( o quel já nasceu na época do 80386).

Enviado por Alan Carvalho (acassisΘgmail·com):

“Após anos “agoniando na UTI” o projeto ELKS demonstra sinais de que ainda está vivo e poderá de alguma forma contribuir para o futuro do Linux em microprocessadores e microcontroladores de 16 bits. O projeto ELKS foi criado por Alan Cox em 1995 e evoluiu ao ponto de rodar nos primeiros IBM PCs (286, PC XT, etc) e no Psion 3a PDA. Os próximos passos do projeto serão a utilização de um compilador com suporte a outras arquiteturas (atualmente eles utilizam o bcc – 16-bit x86 C compiler) e o porte para outros microprocessadores. Vamos torcer para que o projeto consigar retomar seu desenvolvimento e mais desenvolvedores contribuam para a evolução do projeto.” [referência: spinics.net]

• Publicado por Augusto Campos em 2012-02-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Bah! Fiquei contente em saber isso!

    Eu testei o Linux8086 há alguns anos em uma placa mãe 286 e achei bem legal. Mas já naquela época achei que o projeto não iria ter utilidade futura, que era apenas peça de curiosidade. Vejo agora que é possível ele ter espaço nos processadores de dispositivos móveis bem comuns, ligado ao fato de que processadores de 16 bit estão bem mais baratos de se produzir/conseguir.

    Muito obrigado.

    Nyappy! (usuário não registrado) em 21/02/2012 às 12:02 am

    @jonata
    Deve ser por isso que eles voltaram~!

    Acho bem interessante investir em componentes de baixo desempenho, há uma infinidade de possibilidades.

    Anderson (usuário não registrado) em 21/02/2012 às 7:23 am

    A nível de autamação industrial então, será muito bem aproveitado se for implmentado, espero que fique e que fique forte.

Este post é antigo (2012-02-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.