Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linux Mint 13 Maya

Enviado por Rafael Neri (rafepelΘgmail·com):

“O Linux Mint 13 Maya, popular versão baseada no Ubuntu, acaba de ser lançado e disponibilizado em 2 edições: uma com o MATE 1.2 (fork do GNOME 2.3.x) e outra com Cinnamon 1.4 (fork do GNOME Shell). Novidades: • MATE está estável e funcional • MATE vem com suporte ao MintMenu, MintDesktop, Compiz e etc • Cinnamon em sua versão mais recente • Novo gerenciador de login MDM (Mint Display Manager) • Traz algumas melhorias nos temas e melhor suporte para GTK3 • O Yahoo passa a ser o novo mecanismo de pesquisa padrão utilizado no Firefox” [referência: rafaelneri.net]

• Publicado por Augusto Campos em 2012-05-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Edmar Guedes (usuário não registrado) em 24/05/2012 às 9:41 am

    Até a versão 12 o MATE me parecia mais estável e mais rápido do que Cinnamon. Por outro lado o Cinnamom tem um visual mais moderno e propicia uma experiência mais agradável para o usuário. Vou atualizá-lo para versão 13 com Cinnamom e ver os resultados. O Mint é sem dúvida a distro Linux mais amigável e mais fácil de usar na atualizade. Não por acaso é a líder no Distrowacht.

    Samuel William (usuário não registrado) em 24/05/2012 às 11:12 am

    Edmar Guedes, a Distrowatch representa números do quê para estar relacionada à usabilidade de uma distribuição?

    O Linux Mint tem um visual bonito e agrada muitos usuários do gnome 2, mas a definição de “distribuição mais amigável” é pessoal e não está relacionada a números de cliques num site.

    O que eu realmente gostaria de saber é a opinião do pessoal quanto ao uso doYahoo como o padrão nas pesquisas do Firefox.

    Geremias Tunn (usuário não registrado) em 24/05/2012 às 12:48 pm

    O Distrowatch só conta o acesso às páginas dela de cada distribuição então dificilmente estar no topo da lista significa mais que isso.

    Geremias Tunn (usuário não registrado) em 24/05/2012 às 12:49 pm

    Ah sim, tomara que eles saiam mesmo do Ubuntu e caminhem com pernas próprias baseados em Debian como estavam fazendo. Nada contra Ubuntu mas acho que seria melhor que o Mint tivesse identidade própria.

    Mauricio (usuário não registrado) em 24/05/2012 às 12:50 pm

    Cliques significam interesses.

    A qualidade principal do Mint é a usabilidade e amigabilidade.

    Se ela tem mais cliques é porque desperta mais interesses em sua qualidade principal.

    Amigabilidade não é tão “pessoal” assim. De fato existem umas distribuições amigáveis a uns e não amigáveis a outros, mas no geral um Arch é considerado menos amigável para a maioria dos usuários do que um Mint, por exemplo.

    Então fechou. É por isso é que ela é a mais consultada na distrowatch, no google ou em qualquer outro site e Linux. Pelo interesse em suas qualidades.

    Geremias Tunn (usuário não registrado) em 24/05/2012 às 1:01 pm

    @Mauricio

    Não que o MInt não seja uma distro de qualidade mas se cliques e hits no google são sinônimo de qualidade, como se explica BBB, Microsoft e Justin Bieber? :P

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 24/05/2012 às 2:09 pm

    Mas é inegável que o Mint recebeu um grande fluxo de usuários de Ubuntu após a adoção do Unity.

    Mauricio (usuário não registrado) em 24/05/2012 às 5:14 pm

    @geremias

    Como eu disse “Se ela tem mais cliques é porque desperta mais interesses em sua qualidade principal”.(Qualidade em sentido amplo, podem ser boas ou más qualidades).

    Então, não significa que é sinônimo de qualidade. Mas o click significa curiosidade por algum aspecto daquilo que se quer vislumbrar.

    Todo mundo sabe porque alguns querem ver “Justin Bieber”, “BBB” e “Microsoft”. Por causa das suas “qualidades” (em sentido amplo), que bem sabemos “quais são” [ironic mode].

    Mauricio (usuário não registrado) em 24/05/2012 às 5:42 pm

    @geremias
    Como eu disse “Se ela tem mais cliques é porque desperta mais interesses em sua qualidade principal”.(Qualidade em sentido amplo, podem ser boas ou más qualidades).
    A maioria das pessoas não andam clicando as coisas ao acaso. O click significa curiosidade por algum aspecto. No caso do Mint, o forte é a facilidade de uso.
    Todo mundo sabe porque alguns querem ver “Justin Bieber”, “BBB” e “Microsoft”. Por causa das suas “qualidades” (em sentido amplo), que bem sabemos “quais são” [ironic mode].

    Marco (usuário não registrado) em 24/05/2012 às 10:47 pm

    Não adianta o Ubuntu 12.04 é muito mais bonito(ambiente gráfico) e muito mais completo. Não troco o Unity do Ubuntu por nenhum outro ambiente gráfico e não troco o Ubuntu estável, fácil de instalar e recheado de novidades por outra versão Linux. Viva o Ubuntu, viva o Linux.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 12:07 am

    Bom sigo usando distros abaixo do kernel 3,pois se uso alguma acima do 3,tenho de desabilitar o acpi é uma relação conflituosa entre A31g+fx5200+kernel 3.hauhaauhau!!!

    David (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 7:16 am

    Tomando por base no que tem ocorrido com distros que ganham as melhores posições(principalmente no tão falado distrowacth) em se tratando de ser amigáveis para usuários comuns, já é chegada a hora de cobrar do Mint(como tem sido com o Ubuntu) o que ele tem contribuido para o kernel, gnome etc.

    Claro, nada disso é justo, não acham?

    Mauricio (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 11:03 am

    Linux não é só kernel. Mint contribui com algo que os desenvolvedores do kernel não pode contribuir: com a usabilidade.

    Ou você acha que só o Kernel faz tudo?

Este post é antigo (2012-05-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.