Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lazarus 1.0: IDE para desenvolvimento RAD em Pascal

O Lazarus é uma IDE open source para desenvolvimento RAD em Pascal, que lembra bastante o Delphi e, além de gerar código para múltiplas plataformas, permite desenvolver em muitas delas também.

Após longos anos de desenvolvimento, sua versão 1.0 acaba de ser lançada e está disponível para download para Linux, Mac, FreeBSD e Windows.

As notas de lançamento trazem as novidades da versão, mas são úteis especialmente para quem já acompanhava o projeto. Para começar a conhecê-lo, talvez seja interessante começar pelo artigo na Wikipedia.

Enviado por Ronei Arquimede Ferreira (raf2005Θuberabadigital·com·br):

“Finalmente depois de muitos anos saiu a versão 1.0 do Lazarus.”

• Publicado por Augusto Campos em 2012-08-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 2:42 pm

    Hoje talvez o maior problema do Lazarus seja a organização do projeto.

    Ok que pascal não é fashion e tem muito estigma, mas a ferramenta (Lazarus) e o compilador(Fpc) mereciam bem mais atenção que tem.

    Frequentando a Lista e o fórum fica sempre impressão que os desenvolvedores investem no projeto muito mais para uso próprio.

    Bem comum essa falta de habilidade de comunicar o que foi feito. Mas não custava muito uma Release Notes bonitinha em PDF e com linguagem mais acessível, descrição mais amigável.

    Mas enfim, finalmente mesmo atualizaram a versão que consideram estável, quem não simpatiza com baixar versões de Subversion vai ver muita evolução mesmo.

    Bruno Cabral (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 2:45 pm

    Já usei muito o Lazarus

    abc (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 2:56 pm

    Pode ser cada vez mais coisa do passado. Mas eu ainda me sinto bem à vontade para escrever em Pascal, usando IDE “delphi like”, como o Lazarus…

    Joao Emanuel (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 2:56 pm

    Bem Weber já é notório a questão do pessoal de infor não saber fazer publicidade adequada perante ao seu projeto.

    Perante ao projeto é uma grata surpresa o projeto Lazarus está caminhando.

    Me lembra que foi uma pena a Borland não ter conseguido o sucesso com o Kylix, que teve com o Delphi no Windows. Poderia ter dado um empurrão nos RADs. :(

    Júnior (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 2:58 pm

    Concordo com o @WeberJr. mas acho que tem desenvolvedores que tem mais esse perfil de ‘comer-e-desenvolver-quietinho’… Até uns 3 anos atrás o design do Lazarus era bem simplão, até que chegou um cara X na lista (não lembro o nome) e saiu desenhando novos ícones, splashscreen e outras coisas…

    É necessário que apareçam pessoas que estejam entre o desenvolvimento e a comunidade e falem sobre as novidades de cada versão…

    No mais, que legal saber que chegaram ao 1.0.
    Parei de mexer no Lazarus desde que comecei a faculdade, mas usei por um bom tempo…

    #Parabens

    Alan (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 3:52 pm

    Essa notícia poderia ter saído por volta de 2000 ou 2001, ai sim seria muito bom.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 4:02 pm

    Joao Emanuel

    “Me lembra que foi uma pena a Borland não ter conseguido o sucesso com o Kylix, que teve com o Delphi no Windows.”

    A borland merece aplausos pela iniciativa de tentar investir no Linux. Mas o modo como fez, dou graças a deus que não conseguiu.

    Explicando… com Kylix, o programador precisava escolher a função/procedure/class só windows ou a versão “portável”(pero no mucho).

    -procedure FazAlgumacoisa(param1: integer);
    ou

    -procedure FazAlgumacoisaEX(param1: integer);

    E no linux só funcionava com Qt.

    Já o Lazarus e o FCP colocaram todo esse chaveamento para mais baixo. Você usa somente a “FazAlgumacoisa” e ao compilar, é detectado qual ambiente e versão adequada.

    Aliás, é esse chaveamento que torna o Lazarus mais lento para compilar. Mas vale a pena esse pequeno custo, o benefício é ter projetos realmente portáveis com pouquíssima necessidade de intervenção do programador.

    E para muito mais ambientes: Windows, Linux/xBSDs com Gtk ou Qt. Ambientes maçãnicos também com a interface deles, acho que até suporte a uma mais antiga, não lembro o nome.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 4:08 pm

    Júnior

    “Até uns 3 anos atrás o design do Lazarus era bem simplão, até que chegou um cara X na lista (não lembro o nome) e saiu desenhando novos ícones, splashscreen e outras coisas…”

    Numa sessão nostalgia um desenvolvedor postou nessa semana um link da versão 0.5:

    http://wiki.lazarus.freepascal.org/File:KDE_0_5.png

    Coisa bizonha, vendo o quanto evoluiu serve de estímulo a qualquer projeto com gente disposta a trabalhar.

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 5:43 pm

    O Delphi ainda tem muitos usuários, principalmente no Brasil. Eu particularmente gosto do pascal, justamente por ser uma linguagem old school, fácil de aprender e programar, além de o freepascal, de longe a melhor implementação da linguagem, ser bastante rápido e ótimo para escrever softwares que exijam desempenho (manipulação de imagens, sistemas operacionais, etc.). É um ótimo concorrente do C e do C++, se vc pegar a extensão orientada a objetos.

    O pessoal do Lazarus está se modernizando, focando em novos alvos, tais como Android e investindo mais em aplicações embarcadas e rt.

    O maior problema deve talvez seja a interface da IDE. Embora bastante flexível e adaptável a vários ambientes, é muito…. delphi :-)

    Lauro César (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 5:50 pm

    Eu cheguei a usar ele por volta de 2006, no curso de Sistemas de Informação que fiz. Todo mundo usando Delphi piratex e eu tentando fazer o mesmo usando Lazarus, e olha que o professor usava Slack na máquina dele hein, mas para programar e ensinar ia de delphi mesmo. E eu? De Ubuntu 5.04 e Lazrus… Sou assim, meio idealista, mas com isso o trabalho é maior, e como não sou nenhum gênio da informática o sofrimento foi grande… Incompatibilidades, erros etc. Que eu não definia bem se eram meus ou do do sistema… Obs.: A IDE devia estar na versão 0.5…

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 5:59 pm

    Tenchi

    “O maior problema deve talvez seja a interface da IDE. Embora bastante flexível e adaptável a vários ambientes, é muito…. delphi :-)”

    Pode ser mais específico? O que não gosta ? O que acha que poderia mudar?

    Tem a questão de janelas flutuantes rebeldes a la Gimp contra Janelas Dockadas. Esse modo dockado tem uns bugs chatinhos mesmo, andaram falando de depois de sair essa 1.0 se concentrarem nisso, mas não sei não :D .

    Guaracy Monteiro (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 6:49 pm

    Não vejo nenhum problema que seja ‘parecida’ com o Delphi. E, considero o fato do lançamento da versão 1.0, algo mais comercial. As versões 0.9x já eram perfeitamente usáveis. E quem quiser pode baixar a versão 1.1.

    O processo adotado é complexo. Uma IDE que aceite diversos toolkits gráficos. O que se vê é a adoção de um para diversas plataformas (wxWidgets, proprietário, outros). O trabalho deles para integrar tudo não é assim tão fácil como parece (basta ver o caso do Kylix).

    No mais, uma ótima IDE aliada a uma ótima implementação do ObjectPascal. Sim, ainda faltam alguns componentes específicos. Mas não inviabiliza o conjunto para o desenvolvimento de um grande número de aplicações.

    Alexsander (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 7:00 pm

    O grande trunfo do Lazarus é o FPC 2.6 que ele usa. Este compilador é muito completo, além de gerar código para Windows, Linux, Mac, Android, etc ele faz cross-compiling. Aqui na empresa portamos nosso ERP de Delphi para Lazarus, há alguns anos, e agora nas máquinas de desenvolvimento (Linux 64) dá pra fazer release-build para Win32 e Lin32 direto, bastando escolher um “perfil” na própria IDE.

    Zendrael (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 7:04 pm

    Lazarus e o FreePascal são bem fortes, compilam para diversas plataformas, incluindo ARM, GameBoy (pois é!), WinCE, Android, iOS… e é ótimo para criar aplicações web com CGI. O pessoal merece mais do que parabéns!

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 7:43 pm

    Alexsander

    “Este compilador é muito completo, além de gerar código para Windows, Linux, Mac, Android”

    Para Android é bem inicial o suporte e o próprio desenvolvedor cuidando disso classifica como experimental, é uma ginástica para fazer funcionar.

    Fpc já suporte um monte de plataforma, não precisa exagerar :D

    Mas promete. No caso estou mais ansioso até é para quando tiver bom suporte(também é ainda superficial) para geração de bytecodes Java.

    Carlos E. Silva (usuário não registrado) em 30/08/2012 às 11:26 pm

    Com a internet lixo que temos no Brasil, aplicações web não são tão fiáveis assim e rápidas como sistema desktops o fazem, mas como dizem, tendência é tendência, mas nem tudo web se encaixa, o Lazarus é sucesso há muito tempo, há muitos programadores Delphi que migraram para ele e continuam.

    elter (usuário não registrado) em 31/08/2012 às 12:49 am

    O Lazarus/FreePascal só não mais bem sucedido,pela falta de recursos.

    Se tivesse apoio o apoio que o java(Não estou desmerecendo a plataforma) teve da Sun agora Oracle;seria um grande sucesso.

    foxmcclound (usuário não registrado) em 31/08/2012 às 7:57 am

    sei nao, parece que e aqui e proibido falar mal de um software por ser openSource, so pode ser. Pelo menos na versao ruWindows o lazarus era muito instavel, a compilacao era MUITO demorada, as janelas nem sempre se comportam de maneira correta, aconteciam erros ao compilar que me forçavam e a fechar e abrir o programa novamente, achei a qualidade muito baixa na epoca mas nao sou programador profi entao devo ter feito alquma coisa errada, so pode porque pelo jeito com todo mundo aqui ele funciona perfeitamente ao ponto de acharem que ele esta no mesmo nivel que o delphi.

    Guaracy Monteiro (usuário não registrado) em 31/08/2012 às 9:21 am

    @foxmcclound
    Não li nenhuma entrada dizendo que o Lazarus está no mesmo nível do Delphi. Até o artigo diz: “…lembra bastante o Delphi…”. Portanto…..
    Como qualquer software e qualquer coisa, quando comparadas, sempre existem vantagens e desvantagens. Se for para comparar as plataformas suportadas, o Lazarus não está no mesmo nível do Delphi. Está muito a frente. Se for para comparar IDE, velocidade e funcionalidades, o que importa é se atende ao usuário.

    Welsinho JF (usuário não registrado) em 31/08/2012 às 10:26 am

    Que bom! Formei no curso técnico em 2003 e durante bons anos programei em Delphi. Quando comecei a me envolver com Linux (nos idos de 2007) procurei uma forma de continuar desenvolvendo em Pascal e achei o Lazarus.
    Hoje já não desenvolvo mais em Pascal, mas fico realmente muito contente que o projeto Lazarus continue caminhando.

    O que adoro, de coração, no Lazarus é exatamente este aspecto “Delphi-like” dele. Delphi me traz lembranças…dá uma saudade danada. A Borland teve uma participação muito bonita na história da programação.

    Abraços…

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 31/08/2012 às 1:25 pm

    foxmcclound

    “sei nao, parece que e aqui e proibido falar mal de um software por ser openSource, so pode ser.”

    Não, tanto que teu comentário está aí.

    “achei a qualidade muito baixa na epoca”

    Que época é essa ?

    Já teve muitos problemas, e ainda tem alguns, mas está muito melhor.

    Acabei de instalar no Kubuntu, até coisa que sempre foi problemática, usar os debs fornecidos pelo projeto, funcionou muito bem, permitindo recompilar o lazarus quando necessário.

    Parecem ter deixado bem redonda essa versão.

    Mas não precisa acreditar em mim, teste. Assim, pode falar mal com propriedade se for o caso.

    Rombo (usuário não registrado) em 31/08/2012 às 1:35 pm

    um típico usuário Delphi/Windows diria que está muito incompleto porque o componente grid é extremamente básico e primário e voltariam correndo para a Embarcadero.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 31/08/2012 às 3:27 pm

    Rombo

    “um típico usuário Delphi/Windows diria que está muito incompleto porque o componente grid é extremamente básico e primário e voltariam correndo para a Embarcadero.”

    Embora seja uma afirmação meio preconceituosa, dá pra dizer que esse tipo de usuário hoje é minoria.

    A maioria desse tipo foi para ambientes mais populares e mais amigáveis.

    self_liar (usuário não registrado) em 31/08/2012 às 9:08 pm

    Aqui o caso não é falar mal do software,mas tem gente que só vem falar “ah é opensource é uma porcaria nunca chega a competir com o software xxxxx”.Parece que é FUD contra qualquer alternativa opensrouce.

Este post é antigo (2012-08-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.