Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


KDE busca tranquilizar usuários sobre a dependência do Qt

Nada tema, os líderes do KDE acreditam que o acordo deles com a Nokia é garantia do futuro do Qt, plataforma fundamental sobre a qual o KDE é construído.

Um participante do KDE e gestor de comunidade no openSUSE veio a público no site de notícias do KDE para expor a posição do projeto quanto ao futuro do Qt.

Segundo o texto, a liderança do KDE acredita que seu acordo com a Nokia garante um futuro competitivo para o Qt, e que a comunidade vai colaborar com a empresa finlandesa para a continuidade dos projetos.

A Nokia, vale lembrar, agora tem sua estratégia apontada no caminho dos Windows Phones, parece estar reduzindo consideravelmente sua estrutura, recentemente deu um ponto final ao desenvolvimento interno do MeeGo, e já há algum tempo reduziu o desenvolvimento interno do Qt e terceirizou o suporte a ele. (via h-online.com – “KDE assures users they can depend on Qt – The H Open: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-07-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 11/07/2012 às 2:57 pm

    Ainda foi dito que vão procurar evitar o Fork, mantendo o máximo possível em sincronia com a versão comercial.

    Minha opinião nesses casos é que é se for para ficar “suspenso” tipo o Thunderbird, é melhor que se rompa logo e cada um segue a vida com seus interesses.

    KDE a parte, é de impressionar que uma biblioteca com a qualidade da Qt pode acabar. Cada vez mais escancarado que o que anda valendo mesmo é se um produto tem um apadrinhamento de empresa gigante ou não.

    Suhanko (usuário não registrado) em 11/07/2012 às 3:29 pm

    Me parte o coração, mas de qualquer forma não acredito que um framework como o Qt acabe. Ele levou o C++ a um nível tão alto que é quase como programar em Python.

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 11/07/2012 às 6:33 pm

    Após 11 anos usando Gtk(GNOME), mudei pro Qt(KDE4) fazem uns 6 meses e não me arrependo, mas esse tipo de vínculo sempre me deixa com a pulga atrás da orelha. Espero não me decepcionar.

    Mauricio Piacentini (usuário não registrado) em 11/07/2012 às 10:57 pm

    Lógico que a continuidade de qualquer projeto depende de desenvolvedores. Mas, mesmo com comunidade e licença aberta, nada adianta se a empresa que “toca” o projeto resolver fazer corpo mole. Felizmente, no caso do Qt o projeto KDE fez lá atrás a KDE Free Qt Foundation. É um contrato legal inicialmente entre KDE e Trolltech, e depois honrado pela Nokia, que garante que o Qt pode ser “forked” e lançado sob uma licença BSD ou compatível caso haja uma descontinuidade do desenvolvimento, mesmo que na forma de releases mais esporádicos. Esse anúncio é um “lembrete” para a comunidade que, em última instância, se a Nokia resolver pisar na bola eles perdem o framework e todo o investimento feito nele.

    MarianaBers (usuário não registrado) em 12/07/2012 às 7:11 am

    Qualquer coisa precisa de padrinho. Até o post dos seus filhos precisa do “apadrinhamento” da empresa “Pai” para pagar a conta. Não existe bolsa-link, bolsa-hospedagem e bolsa-devel . A vida é dura e o peixe não é barato.

    De que vale a idéia e o trabalho de um devel se não houver $$ de alguem para colocar a idéia no ar e disponivel para um monte de gente que só usa, não contribui em nada, não paga nada, não faz nada e somente reclama da vida?

    SIM, EMPRESAS SÃO NECESSÁRIAS.

    ou entao coloca tudo na conta dos governos, afinal, é dinheiro publico.

    Lucas (usuário não registrado) em 12/07/2012 às 7:47 am

    Também tenho medo do futuro, mas acredito que de uma forma ou de outra o projeto continuará vivo e forte, como sempre foi.

    Vagner (usuário não registrado) em 12/07/2012 às 8:35 am

    Assim como o Meego acho que o QT terá o mesmo destino, sair do ninho e voar por contra própria

    Bozo (usuário não registrado) em 12/07/2012 às 12:20 pm

    @Vagner

    Ou ser trancafiado e morto…

Este post é antigo (2012-07-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.