Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Jolla exibe vídeo do seu sucessor do MeeGo, e fala em SDK

Os apps exibidos no vídeo não são apps do Android, mas a empresa informa que o seu Sailfish OS, que deve chegar ao mercado em 2013, é capaz de rodar vários apps do Android diretamente.

Via computerworld.uol.com.br:

A Jolla demonstrou a interface de usuário do Sailfish na quarta-feira (21), durante a conferência de startups Slush, em Helsinque, e em um vídeo postado no Youtube. Esta última demonstração mostra ícones grandes com os quais os usuários podem interagir diretamente na tela inicial, semelhante ao conceito de blocos dinâmicos do Windows Phone 8.

Os usuários serão capazes de terminar uma chamada ou pausar uma música sem ter que entrar no respectivo aplicativo, de acordo com a companhia. A empresa ainda não anunciou quaisquer smartphones, mas os primeiros produtos devem chegar no próximo ano. A companhia também demonstrou o  Sailfish rodando no N9. O sistema operacional também pode ser adaptado para rodar em tablets, TVs e sistemas automotivos, de acordo com a Jolla.

Na quarta-feira, a companhia também apresentou um preview do kit de desenvolvimento de software (SDK) do Sailfish. O kit é baseado no Qt Creator – uma plataforma de ambiente de desenvolvimento integrado do qual a Nokia também decidiu se livrar – e estará disponível para Windows, Linux e Mac OS X em breve. Para ampliar o número de aplicativos, os smartphones baseados no Sailfish também serão capazes de executar apps desenvolvidos para Android. A Jolla também anunciou um acordo com a ST-Ericsson, que fornecerá chips para os aparelhos, e outro com a operadora finlandesa DNA, que irá comercializar seus futuros produtos.

A competição no mercado de smartphones é ferrenha, e quebrar o domínio de Android e iOS não será fácil, como a Microsoft e a Nokia estão descobrindo. No entanto, a Jolla é uma pequena empresa com uma base de custos relativamente pequena, de modo que os volumes não precisam ser enormes para se tornar um negócio sustentável, de acordo com Geoff Blaber, analista da CCS Insight.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-11-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Boa sorte que eles consigam agregar os acertos do Android, IOS, WinPhone e Blackbarry e fugir dos problemas destes. :-D

    Diogo (usuário não registrado) em 26/11/2012 às 2:02 pm

    Desculpa, mas não tem nada de conveito de blocos dinâmicos do Windows 8, quem já usa o MeeGo, Maemo sabe que eles criaram uma forma de interagir com a já existente tela da multitarefa, coisa que o Windows Phone não faz.

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 26/11/2012 às 8:45 pm

    @Diogo: Exatamente!

    Se fosse para dizer que parece com um O.S. propietario que fosse com o BlackBarry 10.

    O sistema de Redmond para smartphones nao trabalha desta maneira, ele nao miniaturiza a interface real do app. Os programas nele tem uma interface enquanto widget e outra enquanto app.

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 26/11/2012 às 8:47 pm

    P.S.:

    Como bem lembrado pelo @Diogo, O.S. livres jah fazem isso a anos, eu citei o BB10, que eh proprietario, mas que nem foi lancado ainda.

Este post é antigo (2012-11-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.