Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Jolla diz que seus aparelhos com MeeGo também rodarão apps do Android

A Jolla, empresa formada em grande parte por egressos da Nokia que pretendem dar continuidade à linhagem do MeeGo em aparelhos móveis, seguiu o mesmo manual da RIM (que há algum tempo anunciou recurso similar para seu tablet BlackBerry PlayBook, embora tenha entregue apenas uma implementação parcial e limitada) e divulgou que pretende usar tecnologias disponíveis para trazer ao seu produto aplicativos de outras plataformas, incluindo o Android (mas Qt e HTML5 também foram mencionados). (via osnews.com – “Jolla says its MeeGo handsets will run Android applications”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-08-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Diogo (usuário não registrado) em 28/08/2012 às 9:41 am

    Não, eu sigo o Jussi Hurmola e o Marc Dillon e eles disseram que a Jolla está focada no QT e que o QT é um ecossistema grande e rico e é o foco do MeeGo, então, oficialmente, não haverá ACL e isso é bom!

    Adrianodl (usuário não registrado) em 28/08/2012 às 11:48 am

    Eu acredito que as aplicações rodando Qt dão conta do recado, mas lembrando da máxima: “se mudar a cor da grama, as vacas merrão de fome.”
    Por isso que é importante haver o suporte aos aplicativos do android.
    Fora que com isso os aparelhos da Jolla já virão com um ecossistema enorme trazendo essa camada de compatibilidade ainda que perca alguma (provavelmente muita) performance e autonomia de bateria.

    Spif (usuário não registrado) em 28/08/2012 às 11:59 am

    Mais do tópico em um buscados amigo do usuário, e que protege a sua privacidade.

    https://duckduckgo.com/?q=android%20apps%20meego&kl=br-pt&kp=-1&v=m

    Patola (usuário não registrado) em 28/08/2012 às 12:14 pm

    Por que perderia performance desempenho e autonomia de bateria? Roda o mesmo kernel por baixo e teria o mesmo nível de indireção que um Android normal.

    Porfírio (usuário não registrado) em 28/08/2012 às 1:22 pm

    O suporte a aplicativos do Android é uma estratégia interessante que objetiva aproveitar um ecossistema que já existe e cujo mantenedor permite que vc use, sem royalties, taxas ou trollagens de patente.

    O seja: entregar mais valor a seu usuário.

    Em relação aos serviços de busca e localização, o certo a ser usado é aquele que o usuário quer usar, ao invés de tentar empurrar algum “pato pato para ir” só porque a MS precisa enfraquecer uma concorrente e espalha seus simpatizantes por aí para tentar conseguir isso.

    Marcos (usuário não registrado) em 28/08/2012 às 4:09 pm

    Espero que não siga exatamente os passos da RIM pra não ter o mesmo fim que ela.

    E espero que rode aplicações Android de verdade, porque o Blackberry pra rodar app de Android só se não tiver uma série de recursos e APIs que na sua interseção não dá quase nada de útil.

    Spif (usuário não registrado) em 28/08/2012 às 5:56 pm

    Pórfiro, DuckDuckGo.com não é o da Microsoft, mas um fornecedor de serviços que oferece conexão mais privada, porque não te rastreia e oferece serviço por https por padrão.

    Fora que ele também não te mete numa bolha como o Google faz.

    Vantagens:

    Privacidade: guia sério – https://duckduckgo.com/privacy.html; guia fácil de ler – http://donttrack.us/
    Bolha e perda de resultados: http://dontbubble.us/
    Buscas avançadas: https://duckduckgo.com/goodies.htmlhttps://duckduckgo.com/tech.html

    Eu recomendo.

    Porfírio (usuário não registrado) em 29/08/2012 às 12:01 am

    Não, Spifo. Jamais disse que o serviço é da referida empresa. Eu disse que o comentarista em questão é. Ainda que ela não saiba, se é que não sabe. Câmbio final. Pingo é letra.

    Diogo (usuário não registrado) em 29/08/2012 às 9:53 am

    Não adianta esperar que use a ACL, o CEO já disse que isso não acontecerá e que o intuito da Jolla é encorajar o desenvolvimento em QT.

    Spif (usuário não registrado) em 29/08/2012 às 4:46 pm

    Avisa pra MS então porfirio, dai eu ganho uma daqueles surfaces com aquela capa sexy.

    Porfírio (usuário não registrado) em 29/08/2012 às 6:49 pm

    Desculpa @Spif, mas vc deve ter as mesmas esperanças da Nokia: acho que eles não pagam para comprar o que já possuem.

    Quer um desses? Compra um, oras…

    Eu compro os meus aparelhos.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 29/08/2012 às 7:28 pm

    O DuckDuckGo foi acusado(e em se tratanto de MS, é “acusação” o termo) de no mínimo usar o buscador da MS. A isso nunca negaram categoricamente, deram uma resposta evasiva do tipo:

    “O DDG para formar o resultado utiliza diversos engines, blabla..”

    E com isso já vi a furada que era e parei de usar alguns serviços que usava.

    Se é pra usar serviço privado, prefiro doar dados com o Google que com buscador do MonkeyBoy, direta ou indiretamente.

    Afonso Offtopic (usuário não registrado) em 29/08/2012 às 8:04 pm

    http://help.duckduckgo.com/customer/portal/articles/216399-sources

    Porfírio (usuário não registrado) em 29/08/2012 às 8:38 pm

    Off-topic:

    O “Pato” tem sido recomendado pela MS em uma campanha que pode ser traduzida como “por favor, não usem o Google! Usem serviços que não alimentem empresas que sejam uma pedra no nosso sapato!”

    Se vc quer identificar um MonkeyGuy, a repetição desse mesmo discurso é um indicativo muito forte: ele o repetirá praticamente palavra por palavra, tal como vem de sua fonte.

    Esse serviço é um não serviço, é apenas um wrapper para outros de forma que vc não saiba exatamente quem está te respondendo.

    Usado na prática, ele não é melhor do que o serviço líder. Não traz resultados mais relevantes, não usa algoritmos superiores que o permitam entender melhor o que vc está perguntando e, mais importante para quem se preocupa com privacidade, sabe-se lá quem vai ter acesso a sua query.

    Eu não me preocupo tanto, nesse caso. Fazer uma pesquisa na web é o equivalente eletrônico a pegar um megafone e gritar “Ei! Alguém sabe o que é/onde encontrar isso?”. Se alguém usar isso como input comercial para me dar alguma dica relevante, muito bem. Se não me interessa, eu ignoro e tudo bem. Eu até gosto dos links patrocinados, já foram úteis várias vezes. Mas eu gosto mais ainda do fato deles se mostrarem como patrocinados.

    Enquanto isso vc vê gente por aí lançando FUDs e discursos que promovem serviços de suas empresas preferidas de modo bastante disfarçado e vc nunca sabe exatamente com que propósito. Isso é muito menos honesto.

    Porfírio (usuário não registrado) em 29/08/2012 às 8:49 pm

    Ops, @Marcos, não tinha visto seu comentário. É bom poder voltar ao tópico.

    Sim, a RIM meteu os pés pelas mãos nesse caso. No final das contas, eles conseguiram atrair para si o desagrado dos usuários E desenvolvedores Android.

    Mas acho que no caso da Jolla isso não deve acontecer porque Meego e Android compartilham (ou podem compartilhar) o mesmo kernel Linux, permitindo uma integração semelhante à usada pelo Ubuntu, embora em sentido contrário.

    Basicamente, não acho que seja difícil fazer um ambiente Android rodar dentro do Meego (não emulando e sim virtualizando), permitindo rodar os aplicativos sem depender de gambiarras.

    É esperar pra ver como vai ser. Eles deixam claro que a intenção principal deles não é promover a criação de aplicativos Android e sim garantir compatibilidade. No entanto, eu também espero que isso seja feito com competência.

    Se for pra entregar uma experiência inferior, melhor nem tentar. Mas se eu não puder distinguir um aplicativo Android de um app nativo, isso seria bem interessante.

    Spif (usuário não registrado) em 29/08/2012 às 9:14 pm

    Ahhh… Porfirio e seus sock puppets. Eu diria que ficaria espantado, mas quando se conhece a verdade… Bom, que cada um perceba da forma que quiser, e quando quiser.

    Nosso bom amigo, DuckDuckGo.com, fornece resultados que incluem mais de 50 fontes, incluindo sites colaborativos (diversas wikias, wikipedia) e outras search engines, no que eu acho que é uma vantagem.

    Eles mesmos indicam isso e dizem porque, hoje em dia, é idiota insistir em bots de busca:
    “Bing e Google gastam centenas de milhares de dólares todo ano indexando a Deep Web. Isso custa tanto que até companhias como Yahoo e Ask.com desistiram da atividade. Logo, parece tolo tentar competir em indexar e, além do mais, nós não temos o dinheiro pra fazer isto. Em compensação, nós focamos em constuir uma search engine melhor concentrando no que achamos que dará maior valor agregado à longo prazo — ter mais respostas instântaneas, muito menos spam, privacidade de verdade e uma melhor experiência de procura”

    Você, que está acostumado com o seu patrono de muitos Os, acha que pesquisa é berrar em um megafone e todo mundo te vê, grava, mantém notas. Isso é ridículo.

    Quem usa o DuckDuckGo.com acha que uma busca é virar para um assistente e dizer: “Cara, eu queria saber o que é isto.” e ele voltar te dizendo o que é o que você procura (com um link pra wikipedia), aonde é o site oficial e quais outros sites podem te ajudar com isso.

    Ele ainda permite que você faça a sua pergunta, e receba a resposta, de forma segura, codificada. Você ainda é direcionado para os sites com https, onde disponível.

    O site ainda leva a outro nível a busca, te permitindo diversas funções avançadas incluindo uma interface de bangs (!) que permite buscar exclusivamente em outros serviços.

    Tudo isso enquanto respeita sua privacidade, te protege dos spams e não deixa ninguém fazer um perfil de você.

    Eu acho isso ótimo. Por que você não acha? Bem, talvez não seja eu que receba um tostão pra fazer propaganda alheia. ;)

    Porfírio (usuário não registrado) em 29/08/2012 às 9:43 pm

    @Spif, o cara lá de cima sabe que eu não gosto nada de ser obrigado a falar com você, então só vou responder à sua acusação direta, e apenas a ela:

    Não fui eu quem enfiou um spam altamente off-topic em uma notícia nem um pouco relacionada a motores de busca. Não sou eu quem enfia determinadas palavras de ordem em discussões sem nenhuma relação com elas. Finalmente, não sou eu que arruma uma desculpa para veicular uma notícia que não apareceu em um site só porque eu achei que ela deveria aparecer, incluindo links.

    Eu fiquei procurando por uma qualificação “spam” pra te moderar, mas não há. No entanto, fora do tema caiu bem.

    Já me foi solicitado que não participasse de flames por aqui e por isso estou cortando esse pela raiz. Assunto encerrado. Se for comentar a respeito da notícia indicada, não te moderarei mais.

    Spif (usuário não registrado) em 29/08/2012 às 10:15 pm

    Eu indiquei que já existia a tecnologia, estou contribuindo com a noticia, como bom usuário de Meego.

    Você que veio introduzindo FUD sobre o buscador de minha preferencia. Visto que você (pra variar) estava embaçando algo claro, fui corrigir o problema. Quem acusou e gerou FUD, foi o sr, e os seus sock puppets.

    Se você tivesse realmente querendo ser esse bom moço não ficaria fazendo essas acusações que você gosta de fazer. Pena que ninguém cai nelas. Mas, na sua onda de acusações infundadas, aproveito pra me divertir expecukando que, depois do “cara lá de cima”, fica a duvida se o porfirio é a Xuxa. :P

    Spif (usuário não registrado) em 29/08/2012 às 10:19 pm

    Btw, modere como quiser. Não sou tolo de depender da sua honradez ou bom senso.

    Quem tem problemas com moderação é você. Quem quiser me moderar que o faça, conforme a sua ética (ou falta de).

Este post é antigo (2012-08-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.