Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Java no Android: Para outras acusações irem logo a julgamento, Oracle oferece retirar acusações de infração de patentes

Via idgnow.uol.com.br:

Aparentemente cansada com a demora do processo, a Oracle informou que está disposta a retirar as acusações de infração de patentes contra a Google, se a Justiça dos Estados Unidos ouvir suas queixas de violação de direitos autorais em breve. A Oracle está acusando a Google, em parte, por infração de patentes relacionada à liguagem Java ao sistema operacional móvel Android. A gigante das buscas online nega todas as acusações.

(…) Em uma apresentação feita terça-feira, a Oracle estabeleceu uma série de propostas ao tribunal concebidas para levar o caso adiante. A Oracle inicialmente pede que o tribunal paralise o julgamento das reivindicações de patente e defina uma data para o julgamento sobre alegações de direitos autorais em breve, nos próximos três meses. 

Durante esse tempo as acusações de infração de direitos autorais estarão em julgamento, e a Oracle poderá trabalhar em sua terceira tentativa de uma estimativa de danos, um dos empecilhos atuais no caso. E então o tribunal poderia julgar as violações de patentes.

Se o juiz não gostar da ideia, a Oracle pedirá que a corte que desconsidere as acusações de infração de patentes, sem prejuízos. Isso permitiria que a Oracle procedesse com as alegações de violação de direitos autorais e potencialmente abra outro caso de infração de patentes no futuro. (…)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-01-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Alexandre (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 9:10 am

    Bom, mas dai é sacanagem. Eles não tão abrindo mão… tão só adiando.

    Edd (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 9:44 am

    Verdade. Ou abre mão do processo de patentes definitivamente ou espera!
    Oracle safadinha!

    Porfírio (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 9:49 am

    Quando é que a Oracle vai deixar de ser idiota cobrando patentes e resolver ganhar dinheiro honesto entrando no mercado?

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 9:49 am

    O pior de tudo é ficar vendo que o pessoal acha o Google um intocavel…

    Poxa , se ele deve , que pague ! Não importa se é o Google ou é o Zé da Esquina…

    Estao defendendo uma empresa que logo logo vai passar por cima de alguma coisa em que voces gostem… eh questao de tempo…

    Cada um no seu quadrado.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 10:58 am

    Dyego Souza do Carmo

    “O pior de tudo é ficar vendo que o pessoal acha o Google um intocavel…”

    Não parou para pensar que alguns acham que o Google NÃO deve nada.

    Tanto a questão não é tão simples que isso já se arrasta por meses.

    Spif (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 11:13 am

    Dyego tem vários pontos válidos. Um ótimo comentário.

    Porfírio tem que entender que, com ou sem a sua aprovação, a lei americana de patentes é diferente e deve ser respeitada. A Oracle não está fazendo nada imoral ou ilegal: Está apenas buscando os seus direitos.

    Essa mudança indica a disposição da empresa em ter uma decisão direta sobre as alegações, qualquer que seja. Isso é algo louvável, pois não está querendo arrastar a questão, como algumas empresas mal intencionadas.

    Tiago (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 11:16 am

    @Weber Jr.
    E você já parou para pensar que a Google deve SIM?

    Tanto a questão não é tão simples que isso já se arrasta por meses.

    @Porfírio
    Mas se a Google infringiu mesmo as patentes, a Google DEVE pagar LOGO!

    Spif (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 11:16 am

    “Não parou para pensar que alguns acham que o Google NÃO deve nada.”

    Isso, caro Webber, é para o juiz decidir, à luz da legislação americana.

    Spif (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 11:50 am

    Alguém mais está recebendo o gif de uma tartaruga sobre hotlink?

    Spif (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 11:51 am

    Nevermind, parou aqui.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 11:58 am

    A Google claramente usou até código do Java no Android. Tem até documentos internos em que uns levantam o problema, e outros dizem o famoso “dane-se”.

    Mas, por outro lado, acho ótimo que tenham feito isso: o Android é tudo que o JavaME deveria ter sido e nunca foi!

    A Oracle devia é tentar resolver isso amigavelmente e embarcar na onda, já que o produto da Google é infinitamente superior.

    Tails Prower (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 12:05 pm

    A minha única pergunta é: Aonde este cara arruma essas imagens para colocar nos artigos! Deve ter um cidadão só pra procurar essas perolas na internet. (rss)

    Spif (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 12:27 pm

    Rael, provavelmente eles querem resolver isso de maneira a retomar controle das peças de código copiadas. Muito provavelmente querem uma fatia (considerável) do bolo. Se bobear nem vão prosseguir com a parte de patentes.

    Eu duvido muito que a Oracle não tenha tentado resolver isso com um acordo, da mesma forma que a Microsoft fez com os fabricantes de Android que ela achava que devia dinheiro a ela. É um processo padrão que se é ignorado tira muito da credibilidade nos tribunais.

    @Spif, Dyego e Tiago

    Independente do que se acha, está em julgamento tanto a alegada violação de patentes quanto violação de copyright, ambas ainda não julgadas e por isso alegadas. Além disso um monte de partes das patentes já foram invalidadas pelo próprio USPTO nos EUA, a Oracle está querendo é ganhar algo enquanto ainda tem algo válido para barganhar.

    Quanto ao Google dever ou não para alguém, vale o comentário acima.

    Quanto a ser imoral ou ilegal, é difícil de afirmar, mas imoral me parece (minha opinião). Quando a Oracle criou o Java, já existiam máquinas virtuais, linguagem de programação orientada a objetos, garbage colectors, um zilhão de tecnologias que ela usou no Java e não pagou um centavo de patentes pois elas eram proibidas, não era possível registrar patentes de software. Então ela pode “roubar” todas as tecnologias anteriores e depois acusar de roubo quando fazem algo parecido com o que ela faz? Santa Cara de Pau, Batman!

    Até hoje não existe uma só lei nos EUA que explicitamente permita patentes de software o que ocorreu foi um julgamento de um recurso de uma empresa que pediu que fosse aceita uma patente pois era um processo que somado ao uso de computadores seria algo inovador. Assim, usando uma INTERPRETAÇÃO da lei de patentes, ficou autorizada a aceitação de patentes de processos, que são usadas para softwares. Ainda não há decisão definitiva da Suprema Corte, pois ninguém provocou diretamente para resolver esta questão.

    E não, o Google não é intocável e pode tomar uma certa paulada por ter usado algumas linhas de código no Dalvik, feitas pelo mesmo programador que programou o mesmo código na JVM. Embora exista o conceito de “de minimis”, onde a infração é considerada tão pequena frente ao todo, ainda há esta possibilidade e não sou contra que eles paguem por isso. Agora, patentes, sou radicalmente contra para as de software e processos abastratos e só acho razoáveis as patentes de tecnologias implementáveis e para coisas MUITO importantes. É bom lembrar que patentes são MONOPÓLIO sobre idéias, não sobre implementação (Copyright). Então tem que ser algo muito valioso para a sociedade para que o governo, representando esta mesma sociedade, conceda a um indivíduo o monopólio sobre algo em troca da divulgação de uma tecnologia capaz de avançar a ciência de mogo significativo a ponto de valer o monopólio. Para mim, só algo como fusão a frio economicamente viável seria algo aceitável nos dias de hoje.

    Flávio

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 1:11 pm

    Tiago

    “E você já parou para pensar que a Google deve SIM?”

    Perguntando isso se vê que você não acompanha as repetidas discussões dessa longa novela.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 1:18 pm

    A Oracle NUNCA tentou resolver isso amigavelmente.

    Tanto é assim que o James Gosling, inventor do java, relatou que a Oracle, já na reunião para adquirir a Sun já perguntava insistentemente sobre o tema.

    Porfírio (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 2:12 pm

    Senhores, depois de meses acompanhando o processo, ficou claro pra mim que a Google não infringiu nenhum direito autoral ou patente do Java que foi comprado pela Oracle.

    Antes que o assunto venha a baila, acho também a opinião dos funcionários da Google que escreveram o famigerado “e-mail” não deve ser levada em consideração.

    A ideia é simples: Se eu NÃO te devo dez pratas, o fato de eu em algum momento achar que eu te devo não muda o fato de que eu de fato NÃO devo. Nem pode ser usada como “prova” dessa dívida.

    A Google em si não usa realmente Java da Oracle dentro do Android. A VM é completamente diferente e a implementação da API foi tirada de um projeto independente (o Harmony). Em relação a patentes, se for o caso, não apenas a Google deve a Oracle como todo mundo que usa implementações abertas da tecnologia.

    Nas mãos da Sun, o java deixou de ser uma armadilha e ninguém nunca teve problemas. Quando a Oracle assumiu, o Java ganhou repentinamente seus espinhos.

    Os advogados da Oracle me parecem estar procurando todos os cotovelos possíveis no processo e isso, embora legal, não me parece moral. A única coisa que abona a Oracle é que sua demanda envolve questões realmente técnicas e não patentes sobre ícones animados.

    Entendido meu posicionamento da questão? Em caso contrário, eu posso detalhar.

    Agora vamos à minha conclusão, semelhante a do @Rael Gugelmin Cunha:

    Ficar insistindo na briga é realmente burrice, ainda que haja possibilidade de ganhar (porque juristas não são técnicos e abertura de e-mails internos de uma empresa de repente virou prova aceitável).

    Muito mais lucrativo é resolver a questão amigavelmente e juntar esforços. A Oracle não tem atualmente um stack mobile, popular e que funcione, e o mundo do futuro é mobile. Aplicações JavaFX da Oracle poderia estar rodando no Android hoje em dia, com todas as oportunidades de negócio relacionadas em pleno funcionamento. Serviços de armazenamento de dados em nuvem poderiam estar faturando. E várias outras oportunidades a mais que também nos beneficiariam como usuários. Basta largar essa briguinha besta.

    Excesso de ganância e falta de visão.

    Spif (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 4:49 pm

    “Ainda não há decisão definitiva da Suprema Corte, pois ninguém provocou diretamente para resolver esta questão.”

    Eu diria que o Google tem uma boa causa e DEVIA fazer isso. Esse seria um movimento que eu apoiaria, aplaudiria e TORCERIA à favor deles.

    Spif (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 4:53 pm

    “Tanto é assim que o James Gosling, inventor do java, relatou que a Oracle, já na reunião para adquirir a Sun já perguntava insistentemente sobre o tema.”

    Se eu estivesse achando que talvez alguém tivesse ganhando dinheiro com as propriedade intelectuais (conceito que não concordo muito, mas é válido nos EUA) que eu acabei de adquirir, à preço de ouro, estaria também muito interessado.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 5:03 pm

    Spif

    “Se eu estivesse achando que talvez alguém tivesse ganhando dinheiro com as propriedade intelectuais … que eu acabei de adquirir”

    Não tinha adquirido, foi ANTES, ou seja, já premeditado ao contrário do que você havia dito, que duvidava da inocente Oracle…

    “estaria também muito interessado.”

    Mas no outro comentário disse que o Google devia tentar mudar a lei. Só o Google deve fazer isso ? A Oracle NÃO processar e ainda pressionar o governo não daria no mesmo ?

    Spif (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 5:08 pm

    Srs, todo esse papo é bobagem, pelo simples fato de que a maior parte de nós não entende uma pataca furada de legislação americana. Dizer que acha que tem certeza que o Google não é culpado, que a Oracle vai ganhar e tudo mais, é mera torcida.

    Spif (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 5:14 pm

    “Mas no outro comentário disse que o Google devia tentar mudar a lei. Só o Google deve fazer isso ? A Oracle NÃO processar e ainda pressionar o governo não daria no mesmo ?”

    Só se o Larry Ellison estivesse fumando crack. Eles passaram anos construindo um portfolio de patentes, vão parar agora por quê?

    Já o Google se diz uma vítma desses predadores corporativos. O Google que se propõe a “Do no Evil”. Ele deveria botar o seu dinheiro aonde a boca está e mandar ver na suprema corte para derrubar essa interpretação (se é que isso corresponde à verdade). É uma questão de coerência.

    Spif (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 5:15 pm

    Também Weber, eu disse que duvidava, não que tinha certeza. Desculpa se me entendeu mal.

    Porfírio (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 5:17 pm

    Desculpe, mas eu cheguei a ofender alguém?

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 5:19 pm

    Spif

    “Só se o Larry Ellison estivesse fumando crack. Eles passaram anos construindo um portfolio de patentes, vão parar agora por quê?”

    Ninguém falou de Larry Ellison, estamos falando do que você disse.

    Então responde, aplaude a Oracle por processar, e aplaudiria o Google por tentar mudar a legislação de patentes por software?

    Não acha dúbio?

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 5:30 pm

    Porfírio

    “Desculpe, mas eu cheguei a ofender alguém?”

    A moderação não é imune a meras antipatias ;)

    Spif (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 7:00 pm

    Eu entendo as razões da Oracle. É diferente. Fora que ela é coerente.

    Já o Google posa de bom moço da internet, mas se comporta como todo mundo. Coerência, Cadê?

    Spif (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 8:25 pm

    Weber, Porfírio: Aceitem a moderação com mais esportiva. Quando eu sou moderado não fico discutindo, relaxo e sigo em frente.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 10:03 pm

    Spif, garoto.

    Só quem tem de falar de moderação é o Augusto.

    Principalmente sobre comentários com opiniões completamente sem ofensas somem, e rápido, e algumas de suas pérolas ofensivas ficam ali fixas.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 10:07 pm

    Sempre fico curioso como opiniões pró-patentes, pró-empresas proprietárias predadoras se fixam tanto por aqui.

    Spif (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 10:11 pm

    Algumas das minhas também se vão. “É do jogo”, como diria o outro.

    Agora, eu não tenho menor problema com isso. Faz parte da vida pessoas não gostarem do que eu falo. Eles possuem o direito de escolher não ler. Eu simplesmente sei respeitar isso.

    Mas de uma coisa eu tenho certeza: Nada pior que um mimimi.

Este post é antigo (2012-01-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.