Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google Drive é lançado sem suporte ao Linux

Uma alternativa bem limitada e moderadamente complicada pode ser encontrada no OMGUbuntu. Se bem que me parece fazer mais sentido simplesmente usar serviços que suportem ativamente o sistema operacional que você usa.

Enviado por Julian Fernandes (hitoriixΘgmail·com):

“Após várias especulações, supostas datas de lançamento e rumores infundados, o Google finalmente anunciou o Google Drive, serviço de sincronização de arquivos na nuvem parecido com o Dropbox e o Ubuntu One, mas com diferenciais ao estilo Google de ser.

Mas apesar dos incríveis recursos disponíveis e de parecer ser, na minha opinião, muito melhor do que o Ubuntu One, o Google Drive não oferece suporte ao Linux. Confira mais detalhes no post!” [referência: ubuntubrsc.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-04-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 9:37 am

    Rapaz,eles vão fazer a versão para linux, É LÓGICO, eles têm google chrome, google talk plugin etc, claro que sempre sai antes para Windows, logo em seguida para Mac e por último a fatia menor de usuários [..] MAS que eles mesmos usam o sistema pinguim.

    TuxMan (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 10:03 am

    Novamente esta frescura de ter que esperar para usar um produto da Google.

    Otomano (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 10:38 am

    O Linux sempre em último plano, e não é só a Google que faz esse esquema.

    bala@juquinha.com.br (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 10:56 am

    façamos um cálculo: 1% de trocentos milhões de computadores dá alguns milhões – 1 a 5, por exemplo – e isto não é suficiente para se ter um cliente para linux?

    se eles não nos querem, usemos o dropbox, ubuntuone ou outro qualquer…

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 11:06 am

    @Bala Juquinha, pensando no negócio, existem 100 pessoas para quem você vai distribuir camisas e estas pessoas vão arrecadar dinheiro pra você. Tem um grupo de 80 pessoas que usam camisas verdes, outro grupo de 19 que usam camisas azuis e 1 pessoa que usa camisa amarela.
    Você deixaria de produzir para os grupos maiores para investir na produção de apenas uma camisa amarela? Ou, depois das azuis e verdes prontas faria a amarela?

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 11:12 am

    Dica: a interface do Google Drive é a mesma interface do Google Docs, e é feita pela web em qualquer navegador, a partir de qualquer sistema operacional.

    Aliás, é só a partir da web que vc. tem funcionalidade completa, mesmo a interface Android é bem limitada.

    Aparentemente esse serviço já existe desde mil novecentos e vovó de calcinha como o próprio Google Docs, a única coisa que mudou é a possibilidade de upload de qualquer tipo de arquivo.

    A Google vai fazer uma interface gráfica específica pra Linux? Sei eu (mas acho que se eles não fizerem alguém vai. Eu apostaria na Canonical incrementando o suporte do nautilus). Se a única interface disponível fosse via web e um app pra Android haveriam reclamações também? Sei lá.

    Eu só sei que já comecei a usar o serviço (com arquivos não confidenciais, pq não confio meus arquivos importantes a esse tipo de coisa, só porque está na moda) e a interface web me atendeu bem.

    Julian Fernandes (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 11:14 am

    O Google acabou de confirmar que a versão nativa para Linux está a caminho. Vou atualizar o post em instantes :)

    anderson freitas (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 11:31 am

    Já que a versão para LINUX está para vir como afirma o @Julian Fernandes,então não colocarei o nome do google para arder na fogueira santa,e parece que dessa vez o “Steam” vai sair para nosotros!!! ouvi dizer!!

    linuxer (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 11:33 am

    Mais interessante do que o Google Drive é a API dele

    http://www.tuaw.com/2012/04/24/why-google-drive-matters-but-apis-matter-more/

    e eles já liberaram um SDK

    https://developers.google.com/drive/

    Acredito que mesmo que eles demorem para lançar um cliente nativo para linux, em pouco tempo surgirão clientes livres para linux, BSDs e tudo mais.

    Julian Fernandes (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 11:37 am

    @anderson freitas
    Sim, a Steam foi confirmada: http://www.ubuntubrsc.com/steam-engine-source-confirmadas-para-linux.html

    Otávio (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 12:44 pm

    O mais interessante é ler os termos de uso. Em resumo o Google e seus parceiros podem fazer o que quiserem com qualquer arquivo “upado” para lá.

    “Google Drive When you upload or otherwise submit content to our Services, you give #Google (and those we work with) a worldwide license to use, host, store, reproduce, modify, create derivative works (such as those resulting from translations, adaptations or other changes we make so that your content works better with our Services), communicate, publish, publicly perform, publicly display and distribute such content.”

    Antônio José (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 12:56 pm

    Pois é… esse é o novo pacto com o Diabo. Todos esses serviços online agora, facebook, google, msn, são todos do mesmo jeito, eles te oferecem um pequeno serviço (hospedagem, espaço nas nuvens, lista de amigos) e vc paga com sua vida, dando a eles o direito de fazer o que bem entender com as informações ali depositadas.

    Julian Fernandes (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 1:03 pm

    Sobre os termos de uso do Google Drive, sugiro lerem isso: http://googlediscovery.com/2012/04/24/google-drive-nao-e-dono-do-seu-conteudo/

    A parte mais importante:
    “Como diz a empresa, as diretrizes são para fins operacionais. Caso você não tenha compreendido o que isso quer dizer, basta entender que o conteúdo enviado para o Google Drive necessita ser hospedado, armazenado, reproduzido em seu computador ou celular. Há também a concessão de publicação para que você possa visualizá-lo, executá-lo ou ter sua exibição pública, caso você esteja acessando, por exemplo, de uma lan-house.”

    abc (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 1:06 pm

    E assim a skynet vai tomando forma… hehehe

    marcon (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 1:21 pm

    Para resolver o problema de intromissão nos arquivos colocados lá, GPG neles.

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 2:39 pm

    “O mais interessante é ler os termos de uso. Em resumo o Google e seus parceiros podem fazer o que quiserem com qualquer arquivo “upado” para lá”

    Até onde eu sei, é assim com qualquer serviço desse tipo. É por isso que eu só uso com arquivos sem importância. Nunca confiei de gravar coisas importantes na máquina dos outros, é por isso que eu compro as minhas próprias unidades de armazenamento.

    linuxer (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 4:16 pm

    Seria legal criptografar seus arquivos com algo do tipo do TrueCrypt (http://www.truecrypt.org/) e hospedar lá :-)

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 6:34 pm

    @linuxer, eu penso nesse tipo de serviço como um recurso de conveniência, algo que tem de ser fácil e direto de usar.

    Então ou eu faço um aplicativo que criptografa em PGP antes de mandar e faz isso automaticamente (e eu ou outra pessoa que lê também façam a decriptação automaticamente), ou eu simplesmente não uso o serviço. Se é pra ter o esforço de encriptar na mão, o bom e velho e-mail tá aí.

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 6:53 pm

    Confirmado o suporte nativo ao Linux: http://googlediscovery.com/2012/04/25/google-drive-tera-suporte-ao-linux/

    Eu posso chutar que o Linux seja um pouco mais difícil que os outros SO, se eles forem integrar com os gerenciadores de arquivos (como o Dropbox faz), porque nesse caso há vários produtos a suportar (konqueror, thunar e nautilus, só pra começar).

    No Android isso foi fácil, pq quase todo produto se comunica com o SO pela opção “share”. Então podem haver 1000 opções de gerentes de arquivo, mas todas elas compartilham os arquivos da mesma maneira padrão.

    O pessoal da LSB podia aproveitar a ideia e padronizar esse tipo de coisa também pro GNU/Linux, né? Um protocolo único de sharing, independentemente da interface gráfica usada…

    Pasquale (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 6:58 pm

    Nunca que eles vão lançar plugins para todos gerenciados de arquivos.. vão é criar um app extra pra vc trabalhar com o drive… mas sinceramente, as alternativas que já existem são bem superiores…

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 7:11 pm

    Acho que não é necessário fazer um plugin para cada gerenciador de arquivo, @Pasquale, eu chuto que é necessário apenas suportar os protocolos de comunicação usados por eles, não há tantas opções assim.

    O KDE usa um, o Gnome outro. Não sei como é no XFCE ou em outras UI de menor volume, mas suportar KDE e Gnome já abarca uns 95% do mundo Linux.

    Se o Dropbox fez, não vejo porque a Google não vai fazer.

    Fábio Lima (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 7:59 pm

    Nesse lance de não precisar fazer um plugin pra cada gerenciador de arquivos, a solução mais completa (e geek) seria criar um driver FUSE. Ou seja, viraria literalmente um sistema de arquivos em rede, no estilo samba, nfs, etc (tipo: /mnt/meu_google_drive). A vantagem é que todos os softwares utilizariam, inclusive quem gosta de usar a linha de comando se beneficiaria.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 9:12 pm

    Fora esse monte de alternativas proprietárias (falaram até das coisas da MS, tsc) existe ainda o OwnCloud . Precisa melhorar, mas já tem muita coisa legal.

    Existem outras alternativas abertas que já vi citarem aqui em outros tempos, mas agora não estou lembrando, nem afim de procurar. Se alguém lembrar, agradeço.

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/04/2012 às 10:28 pm

    Legal a dica do OwnCloud, @Weber, vou me registrar nesse também… Mas na boa, não consigo confiar. Pra mim, drive de nuvem só presta pra guardar musiquinhas e rascunhos de trabalho de faculdade.

    Patola (usuário não registrado) em 26/04/2012 às 1:48 am

    Quem dera o problema maior fosse a falta de suporte ao GNU/Linux… Olhem os termos do Google Drive comparados a outros serviços de armazenamento remoto: http://www.zdnet.com/blog/btl/how-far-do-google-drives-terms-go-in-owning-your-files/75228

    Ricardo (usuário não registrado) em 26/04/2012 às 2:20 am

    Que gracinha eh esse Google.
    Servidores rodando Linux; Android baseado no Linux… E o Linux fica sempre por último.

    linuxer (usuário não registrado) em 26/04/2012 às 7:32 am

    Eu não acho que desenvolver para linux seja mais complicado. Uma prova disso é que se pode montar dezenas de sistemas de arquivos diferentes, inclusive muitos deles de rede como NFS e SSHFS p.ex., de forma transparente.

    Bastaria escrever um driver que se comportasse como um sistema de arquivos para que o linux conseguisse montar/desmontar e daí qualquer gerenciador de arquivo do linux e até os comandos de arquivos (ls, mv, rm, etc) poderiam gerenciar os arquivos.

    Porfírio (usuário não registrado) em 26/04/2012 às 12:19 pm

    Os termos dos outros serviços só valem se vc. for capaz de saber com certeza que sua privacidade foi violada, e quando, @Patola.

    Como normalmente isso não será o caso – eu nunca vou saber que leram meus documentos importantes e, se eu souber, não vou poder provar – no meu entender todos esses serviços são farinha do mesmo saco.

    Porfírio (usuário não registrado) em 26/04/2012 às 12:26 pm

    @linuxer, você está certo nisso. A ideia de mapear um FS no FUSE, dada por um colega aqui foi muito boa mesmo. Resolve de forma transparente toda a complexidade de integração que poderia existir.

    Espero que eles tenham pensado nisso. Mas mesmo assim o colega poderia dar a ideia, seja para a Google, a RH ou a Canonical.

    A mesma ideia poderia ser usada para todo e qualquer drive virtual remoto: montar um serviço de armazenamento poderia ser tão simples quanto qualquer outro dispositivo. Imagina um mount assim:

    mount -t googledrive:meu.mail@gmail.com:senha /public /mnt/googledrive/publico

    Muito legal e deixa a escolha de frontend opcional.

Este post é antigo (2012-04-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.