Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google diz que possuía total apoio da Sun ao criar o Android

O IDG Now fez um resumo interessante dos primeiros lances do julgamento da ação da Oracle contra o Google relacionada a propriedades intelectuais do Java e do Android.

Via idgnow.uol.com.br:

A Google criou o Android utilizando partes do Java que não necessitavam de licença e tinha o apoio total da Sun Microsystems ao fazê-lo, disse um advogado da Google à corte nessa terça-feira, 17/4.

“O código fonte no Android foi escrito pelos engenheiros da Google ou retirados de plataformas de distribuição livre que estavam disponíveis e abertas para o uso”, disse o advogado Robert Van Nest ao júri na declaração de abertura da Google.

O próprio chefe executivo da Sun, Jonathan Schwartz, parabenizou a Google quando a mesma lançou o Android, dizendo que ela havia criado um “alicerce” para o Java que ajudaria a garantir seu sucesso, afirmou Van Nest.

(…) A defesa da Google alega que o apoio da Sun ao Android prova que a Google não violou nenhuma patente e nem os direitos autorais da Sun, já que a Sun teve a ampla oportunidade de visualizar o código fonte do Android que foi postado na página de internet da Google, disse Van Nest ao júri. A Sun foi adquirida pela Oracle em 2010.

Em seu discurso de abertura na segunda-feira, o advogado da Oracle argumentou que a decisão da Google de utilizar o Java foi tomada pelo “alto escalão” e com o conhecimento da infração.

(…) O julgamento será constituído de três fases: a primeira será a escuta das queixas de direitos de cópia, depois as queixas de patente e então quaisquer danos pelos quais a Oracle possa ser restituída. A Oracle está querendo $1 bilhão de dólares em danos e um embargo para impedir a Google de enviar qualquer código infrator.

A ação é vista por muitas como um caso teste para saber se APIs (interfaces de programação de aplicativos) de softwares podem estar sujeitas aos direitos de cópia.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-04-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    John Murowaniecki (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 9:39 am

    Poxa, eu sabia que a Oracle não ia bem mas..

    ..Pedir esmola assim pra Google, é foda.. RECLAMAR esmola então.. Sério, eles vão falir? Devo temer pela continuidade das minhas aplicações em MySQL?

    Na boa, acredito que o Google tem mais é que redesenvolver o Android, ou melhor: assinar o atestado de óbito do mesmo, e iniciar o desenvolvimento de um sistema MELHOR sem a porcaria do Java (é, não gosto de Java). Daí me pergunto: porque não em Python?

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 9:46 am

    Se tinha apoio ou não, a Sun deveria é ter entrado junto de cabeça. O Android foi a melhor coisa que aconteceu para o Java móvel. Fizeram tudo que a Sun (por algum motivo) nunca fez direito com a plataforma (em relação aos dispositivos móveis).

    Porfírio (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 10:15 am

    “Total apoio” a Google tinha quando a Sun ainda acreditava que a plataforma completa do Java seria utilizada, licenciada e serviria para alavancar as tecnologias dela.

    Quando não foi bem o caso, de qualquer forma a Sun não reclamou pq era intenção dela abrir o Java e manter aberto. E ela nunca foi uma empresa “caça-níqueis no tapetão” como a Oracle.

    Até onde eu sei, a Oracle não tem razão, e a Google pode fazer um serviço bem interessante para a comunidade ganhando esse processo: provar ao público e à justiça de que o Java pode ser usado sem riscos.

    Antonio (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 12:05 pm

    VAI PRO CYTHON GOOGLE, chuta o Java. Deixa a Oracle estrebuchar até a morte.

    PS: trabalho como programador java

    Maxtor (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 12:21 pm

    Como escrevi no outro tópico, a oracle quer é ser comprada pelo google pois algumas coisas podem reduzir significativamente o valor de mercado de uma empresa. Se o google conseguir se segurar agora, mais adiante o larry vai ter que colocar o rabinho entre as pernas e pegar o que quiserem pagar pela oracle. Claro que ela ainda valerá muito pelos seus produtos mas não tanto como agora.

    Porfírio (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 2:23 pm

    @Maxtor, tal como te responderam no outro tópico, a Oracle não é uma padaria de esquina pra gente pensar assim. Ela é antiga, lucrativa e muito poderosa. Tem um portifólio de produtos que se estende daqui a Marte.

    Mesmo a atual disputa não representa tanta coisa assim pra ela. Eles podem até se dar ao luxo de perder.

    Amazônida (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 11:20 pm

    Augusto,

    Antes, aqui no Br-Linux, sempre se mencionava o blog http://www.groklaw.net e sua editora Pamela Jones.

    Inclusive, aqui foi noticiado: Editora do Groklaw é atacada covardemente.

    Fico intrigado porque ultimamente não é mais mencionado o Groklaw, fonte importante e atualizada.

    Acho, até, que as fontes mencionadas aqui talvez tenham de alguma forma obtido algumas informações no blog da Pamela, e talvez, digo TALVEZ, não esteja sendo dado o devido crédito.

    Spif (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 1:14 am

    Interessante é que a SUN “Apoiou” e mesmo assim o Google correu atrás de se licenciar para usar o Java (como muitos outros fazem), mas desistiu quando achou o preço caro.

Este post é antigo (2012-04-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.