Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ginga: Java nas TVs digitais estaria próximo de ser confirmado

Os parágrafos iniciais da longa coluna da Cristina DeLuca dão o tom do que ela apurou nos bastidores.

Via idgnow.uol.com.br:

Uma visita rápida  à exposição Broadcast & Cable 2012, realizada em paralelo ao Congresso SET, esta semana, em São Paulo, e  ao stand do Fórum SBTVD, pode ser revelador sobre o futuro da TV Digital. Muito do que foi discutido nos três dias de evento já é realidade, em teste pelo SBT e pela  Rede Globo.  E deixa claro que a discussão sobre o uso do Java no middleware Ginga é página virada. O Ginga-J é parte do middleware e ponto final.

Nos bastidores, corre que o Fórum SBTDV está muito próximo de assinar um acordo com o Oracle  para a cessão do TCK do Java Virtual Machine, embora a própria Oracle e a presidência do Fórum se recusem a comentar o assunto, alegando que as conversas continuam. “Se isso acontecer, o Fórum e a Oracle farão um comunicado conjunto”, afirma Roberto Franco, presidente do Fórum.

Quando o assunto é o middleware Ginga, a preocupação do Fórum SBTVD agora é outra. E ela ficou muito clara no painel “Além da TV – O o que vem por aí?”, coordenado pelo próprio Roberto Franco. “Nós não temos nenhuma pretensão que a população conheça o Ginga. Mas nós queremos que a população conheça bem os serviços que o Ginga presta”, argumenta Franco. O que remete a discussão para as possibilidades de oferta da interatividade proporcionada pelo Ginga de forma complementar à interatividade proporcionada por outras soluções tecnológicas convergentes como a banda larga como as TVs conectadas, as TVs híbridas, as OTTs e as chamadas second screen.

Em resumo, partindo da premissa de que temos um middleware inovador, e uma realidade muito diferente do de outros mercados, chegou a hora de arregaçar as mangas e começar a discutir os novos modelos demandados pelos consumidores, as novas necessidades, e ousar em criar um padrão.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-08-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    André Luiz (usuário não registrado) em 28/08/2012 às 11:10 am

    Ou seja, passando a diante antes que tudo isto perca a relevância. Isto é muito bom.

    Wilfredo (usuário não registrado) em 28/08/2012 às 11:13 am

    Multimidia com interatividade? Videogames e HTML5. Numa televisão, o mais importante é bom sinal na recepção e conteúdo.

    Rafael (usuário não registrado) em 28/08/2012 às 11:32 am

    Por que ao invés de java eles não colocam Python ou lua? são linguagens mais simples de escrever e manter código alem de terem poderosas bibliotecas…
    Por que Java?
    Vai entender né?

    Felipe Amorin (usuário não registrado) em 28/08/2012 às 12:07 pm

    Por que o lixo do Java???

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 28/08/2012 às 12:20 pm

    Ótima notícia para a Oracle que irá embolsar com o licenciamento da máquina Java para cada setbox vendida no Brasil e países que adotarem o Ginga.

    Porfírio (usuário não registrado) em 28/08/2012 às 12:31 pm

    Será que essa novela finalmente vai acabar e o que devia ser implementado ano passado finalmente será implementado?

    Espero que sim. Já não era sem tempo.

    Porfírio (usuário não registrado) em 28/08/2012 às 1:31 pm

    “Por que Java?”
    “Por que o lixo do Java???”

    Porque essa questão já foi discutida antes, quem tinha de opinar já opinou, quem tinha de decidir, já decidiu, quem tinha de bater o martelo já bateu e ninguém quer passar o resto da vida discutindo isso atrasando a implantação da TV digital no Brasil eternamente só porque ainda existem alguns que discordam de um detalhe X ou Y.

    Na verdade só porque queriam exclusividade para sua linguagem preferida (porque os desenvolvedores fazem tanta questão dessa briguinha é difícil pra mim entender).

    O barco já zarpou, deixa ele navegar. Ele já está no mínimo um ano atrasado.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 28/08/2012 às 1:48 pm

    O Ginga poderia ser implementado sob uma máquina virtual Dalvik ao invés do Java da Oracle. Aí não precisaria de TCK ou de licenciamento, e de quebra manteria a linguagem Java no middleware da TV digital.

    Ratito (usuário não registrado) em 28/08/2012 às 1:53 pm

    ((( Momento Místico ))) … kk brincando mas é o que eu penso, o que direi a seguir.

    A tv como é hoje, não mais existirá. A “tv” seremos nós. E a Internet, o meio.

    Boa reflexão a todos kk

    ;-)

    Porfírio (usuário não registrado) em 28/08/2012 às 2:01 pm

    “Ótima notícia para a Oracle que irá embolsar com o licenciamento da máquina Java para cada setbox vendida no Brasil e países que adotarem o Ginga”

    Só se for outra notícia, porque essa fala em:

    “assinar um acordo com o Oracle para a cessão do TCK do Java Virtual Machine”.

    Concordo, @Ratito! ;)

    Jose Pissin (pizza) (usuário não registrado) em 28/08/2012 às 3:24 pm

    Colocou a Oracle na jogada coisa boa não vai dar. Alguém acredita que ela não vai ganhar nada com isso? Certamente no futuro podemos esperar por algum tipo de cobrança (o tal contrato de cessão terá alguma pegadinha), talvez não os consumidores finais, mas o governo e indústria sim.

    O Ginga tinha tudo para ser uma revolução, mas a pressão dos monopólios (tanto de hardware quanto de software) foi mais forte. Uma pena.

    Especulador NCL Developer (usuário não registrado) em 28/08/2012 às 5:18 pm

    Desculpe é meio longo..

    Sabe o que é mais engraçado, se vocês observarem as aplicações Java transmitidas via broadcaster são de quem? Da G***o…

    Ninguém comenta, mas sabe-se que a empresa G***o tem um grande dedo na introdução do Java nas especificações do Ginga. O Lua atende perfeitamente o perfil da interatividade na TV. Utilizar Java é lobby de grandes empresas. É um tiro no pé, pois deixa o custo final do box mais caro, estou mentindo?

    No geral, acredito que o atraso da TV Digital Interativa no Brasil é culpa do ego de seus criadores. Sim, é culpa deles. Primeiro, se você desenvolver aplicações NCLua com base nas especificações da ABNT, tenho certeza que você ficará louco. O texto além de ser prolixo é dúbio.

    O Livro do Prof. Luiz Fernando, por muitas vezes, é uma cópia (ou vice-versa) de trechos da norma e de outros TCC, dissertações de mestrado e doutorado. Alguns exemplos ajudam bastante, outros pioram a situação.

    Segundo, os desenvolvedores do middleware não seguem piamente o que está descrito na norma, isto é, fabricante A entente uma coisa da norma, fabricando B outra, a mesma aplicação distribuída dificilmente funciona nesses fabricantes, logo, quem faz o middleware tem que fazer POG. Imagine o fabricante A rodando todas aplicações e o fabricante B, que segue todas as normas, não?

    Terceiro, depois de tanto tempo o fórum resolver e criou um framework de testes de aplicações, o qual não está pronto ainda. Em breve talvez. Demorou-se muito tempo para pensar nisso. Ficaram muito no contexto acadêmico e pouco profissional.

    Finalmente, para o Ginga dar certo mesmo, aquela norma técnica deveria ser cortada pela metade para ser praticável. O Ginga parece um PowerPoint (recursos) para TV. Transmitir aplicações interativas como A Fazenda e Novelas não é interatividade, parece aplicações web no início da Internet. Uma notícia e fotos. Deprimente.

    Acredito que a ideia é muito boa e NCLua é a melhor combinação para TV Digital Interativa, no entanto, falta colaboração entre os BroadCaster para transmitir conteúdo que valha pena ter uma TV com Ginga.

    self_liar (usuário não registrado) em 28/08/2012 às 5:43 pm

    O que eu entendi acima ai é que o Lua tinha problemas técnicos e por isso foi usado o java.Essas coisas acontecem.Se tivessem melhorado o lua e fossem capaz de dar soluções técnicas,apoiaria o lua também.

    Eu não espero muita coisa da tv digital.Nasceu para ser restrita em muitos pontos.E é uma copía de um computador(assim como os videos games são hoje).

    Carlos (usuário não registrado) em 28/08/2012 às 6:26 pm

    E quando coisas como essas aparecerem??

    http://www.theregister.co.uk/2012/08/27/disable_java_to_block_exploit/

    Eu nao ligo a televisao??
    Nossa… o que vai ter de criança nascendo apos 9 meses de cada bug descoberto no Java nao vai ser brincadeira!! Um problema publico!! hahahahahaha

    Porfírio (usuário não registrado) em 28/08/2012 às 7:26 pm

    @Especulador, eu fiz todas as combinações e anagramas que me vieram à cabeça, mas não consegui traduzir G***o. :)

    Desisto. : Fala aí, poxa. Quem é G***o?

    FNORD

    Porfírio (usuário não registrado) em 28/08/2012 às 7:30 pm

    SE a discussão ainda estivesse aberta (porque não está mais, cavalheiros, entendam isso. Agora é hora de implementar e botar essa coisa na rua logo de uma vez), porque não dão suporte à Java E à Lua?

    Isso eu não consigo entender. Por que sempre precisa haver esse tipo de disputa?

Este post é antigo (2012-08-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.