Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Gestor de comunidades da Canonical pede desculpas por chamar posição de Stallman de infantil, diz que não pode mudar a política da empresa

Na semana passada Richard Stallman publicou seu artigo chamando seus seguidores à ação contra o “Ubuntu Spyware”, e ontem vimos a resposta do gestor de comunidades da Canonical, que usou palavras fortes (como “infantil”, “míope” e “FUD”) para se referir às opiniões e comportamentos do bom doutor.

Agora a novela teve mais um ato, com o gestor de comunidades em questão se retratando e se desculpando por um dos adjetivos proferidos: ele pediu desculpas por ter chamado o posicionamento de Stallman de infantil, expressou o respeito que sente pela figura do bom doutor e repetiu discordar dos aspectos que no capítulo anterior da novela qualificou como infantis.

Talvez o aspecto mais interessante do novo post, entretanto, tenha sido que ele julgou relevante incluir que não está ao alcance dele modificar a política em questão com base no feedback recebido dos usuários, e nem é papel dele convencer os usuários de que a posição da Canonical neste caso é a correta. (via jonobacon.org – “On Being Childish; An Apology | jonobacon@home”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-12-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Illidan (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 10:39 am

    E foi uma atitude ridicula, tem que pedir desculpas mesmo.

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 10:43 am

    Que frescura… É só deixar o stallman falar, como ele sempre falou, e seguir o caminho que VOCÊ acha certo.

    Antônio (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 10:48 am

    É bem óbvio que o Stallman está certo sobre essa situação do “spyware” no ubuntu. Agora resta saber se a Canonical vai acatar a solução apresentada por ele em seu artigo (tirando os Ads que vem por padrão e dando a escolha ao usuário se os quer ou não desde a instalação).

    Glauco (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 10:55 am

    Eu não classificaria como “spyware” algo que o usuário sabe que existe e o que acontece e ainda tem a opção de desativar, sem falar que a identidade do usuário é preservada.

    Reinaldo (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 11:17 am

    Simples, não concordo com a Canonical e agora uso Mint.

    A Canonical não “espia” as buscas do usuário (a identificação é feita através de um hash que é descartado entre sessões e não tem relação com o usuário) e a Amazon recebe os dados da Canonical via proxy. Não entendo de onde veio esta ideia de spyware.
    Eu já expliquei isso aqui várias vezes mas parece que tem gente que gosta de acreditar que todos que trabalham para a Canonical mentem para garantir o emprego ou status.

    Erik ch (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 11:24 am

    Desculpe, mas Stallman gasta seus neurônicos com coisas bobas, não é a toa que Linus faz pouco caso do que ele acha e caiu fora da Linux fundation.
    Stallman é um senhor sem foco e não apresentou nenhuma solução concreta aos problemas exististes.

    20ºangel (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 11:38 am

    @Reinaldo
    Essa vantagem de usar Linux, se não gosta da distro algo é possível mudar a mesma (muitas vezes na forma fácil mas em casos extremo vai no modo bruto).Porém entendo lado Canonical e dou 99% de apoio(Se bem uso só Unity em um computador devido hardware).Esse 1% é por causa ser exclusivamente amazon. Pessoalmente eu preferia escolher empresa para qual mandaria os dados (ou pelo menos se ajusta-se minha realidade local).
    Temos lembrar que grande publico consumidor esta pouco se lixando para privacidade a não ser alguém faça publicidade em relação a ela (que deve envolver um jogo interesse por trás).
    O que Ubuntu fez foi se aproximar do usuário comum o bom velho falou foi a verdade, porém que publico comum repudia.
    Uma verdade Jobs falou foi publico não sabe o que quer. Provavelmente um usuário leigo clicaria em não para serviço que do amazon no Ubuntu. Mas se deixar na na atualização do 14.04 deixarem serviço da Amazon desativado , vai ter gente vai reclamar.
    Enfim, gosto exista distro mais comercial como Ubuntu para ser ponta de lança para criação de laço mais forte entre Linux as empresas,mesmo que as vezes ele tenha que se sujar moralmente um pouco. O dilema do que é necessário e o que é certo.
    (Isso sem contar que mercado american é bem consumista e tudo auxiliar nas compras é algo visto com bons olhos lá…sim eu sei, é costume estranho)

    Bruno Cabral (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 11:40 am

    O Stellman fez sim um comentário infantil, fato!

    20ºangel (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 11:40 am

    Erik, ele defende mundo ideal, em mundo difícil de melhorar qualquer coisa de leve. Muito idealismo e pouco realismo , mas eu o respeito.

    Diogo (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 11:44 am

    Acho bem interessante o comentário do tipo:
    “Se isso é bom pro sucesso do Ubuntu, eu apoio a Canonical”

    Essas mesmas pessoas descem a lenha na Apple e Microsoft, mas o que essas empresas fazem é apenas pro bem dos próprios produtos.

    Apple, Canonical e Microsoft são farinhas do mesmo saco, só que com a diferença de que a Apple e a Canonical não fedem nem cheiram, se desaparecerem do mundo hoje, amanhã ninguém sentirá falta.

    aleph (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 11:45 am

    Independente de se concordar ou não com uma posição específica de Stallman, que por sinal nem diz respeito a software livre mas sim ao direito de privacidade, temos que lembrar, principalmente quem bebe na fonte da liberdade de software, que não fosse o “bom doutor” e nenhum de nós estaria aqui vivendo o mundo open source, podendo ver o que de fato o Ubuntu está fazendo e debater esta realidade.

    Se o Linus viabilizou a importante questão técnica relacionada ao kernel, foi Stallman, de fato, o inventor deste mundo de transparência e colaboração.

    Então, discordar sim, mas chamar de “infantil” etc é no mínimo cuspir no prato que come.

    20ºangel (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 11:52 am

    @Diogo
    “Essas mesmas pessoas descem a lenha na Apple e Microsoft, mas o que essas empresas fazem é apenas pro bem dos próprios produtos.
    Apple, Canonical e Microsoft são farinhas do mesmo saco, só que com a diferença de que a Apple e a Canonical não fedem nem cheiram, se desaparecerem do mundo hoje, amanhã ninguém sentirá falta.”

    Não é bem assim. O problema das duas grandes empresas, é que sempre só vai ter uma versão para seguir enquanto caso do linux eu tenho para onde fugir (é dois pulinhos se acostumar com mint ou debian no caso do ubuntu).
    Porém microsoft e apple fizer de forma que meio a claras, elas tem o direito, afinal produto é delas e que não gostar, faça como gente e mude para alguma distribuição linux.Minha briga é mais pessoal de propaganda das duas que com ideologia da mesmas.

    Reginaldo Aguiar (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 11:55 am

    Stallman fez grandes coisas pelo FOSS. Coisas muito boas e grandes.

    Mas hoje em dia é um estorvo. Algo que desagrega, sem empatia, sem respeito pelo pensamento diferente e sem compromisso com a realidade.

    Recomendou que as pessoas deixem de usar toda uma distribuição Linux dando uma banana para a empresa que mais aproximou o SO das pessoas comuns.

    Recomendou que as pessoas deixassem o Ubuntu tentando condenar toda uma empresa ao fechamento, falência e o desemprego de seus funcionários e a dificuldade daqueles que dependem deles.

    Não teve sensibilidade nenhuma no momento de xingar e dizer que o Ubuntu é um spyware sem que o mesmo Ubuntu colete a identidade de ninguém.

    Quando o messias foi xingado por uma pessoa que viu tudo o que escrevi a cima e teve seu sangue em ponto de fervura, foi defendido por uma legião de seguidores que diz apenas “eu boto fé no Stallman”, “o Stallman é o cara”, “o Stallman é coerente”…

    Sem conteúdo a defesa ao bom doutor.

    Naldo (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 12:13 pm

    A Canonical é um câncer.

    20ºangel (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 12:33 pm

    Sinceramente não entendo extremismo de ambos lados. FSF é lado e canonical é outro do mesmo time.Por mais idealista que FSF seja e por mais comercial que Canonical seja, no exato momento precisamos de ambas.FSF é uma estrela guia para idealismo e Canonical é nosso modo mostrar para mercado que não somos comunistas (A redhat tentou fazer isso antes…mas não atingiu o povão).Quem acha canonical esta errado, tem uma linda lista de opções:
    http://www.gnu.org/distros/free-distros.html

    Quem prefere algo comercial segue o ubuntu e quem quer algo diferente dessas opções tem distrowatch para observar.Mas que importa é união da distros para mostrar que linux ecossistema e não uma linha de clonagem e aperfeiçoamento.
    Resumido, gostem ou não temos opção quase todos os cenários.

    ubuntuholic (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 12:35 pm

    Bem não sou funcionário, só participo com prazer e orgulho do Fórum da distro, respeito o RMS e, também, o Mark Shuttleworth(botou 25 milhões de obamas só no início do projeto)fazendo do Ubuntu o que é hoje.Então vamos ser moderados para os dois lados.

    André Luiz (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 12:39 pm

    Fui só eu que percebi ou o gestor “pediu penico” e mudou ligeiramente de lado?

    Filipe Castiro (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 1:09 pm

    “Fui só eu que percebi ou o gestor “pediu penico” e mudou ligeiramente de lado?”

    É só ler os comentários do outro artigo dele. O pessoal massivamente discordando e mostrando que Stallman falou altas verdades. Aí ele vem que esse “pedido de desculpas” esfarrapado pra não pegar mal e fazer a poeira pro lado dele abaixar. E nem o culpo, ele está sendo pago pra fazer isso e defender a empresa, é algo simples e claramente observável.

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 1:32 pm

    O Stallman é um hippie que gosta de reclamar e não fazer nada de construtivo.

    O cara é contra usar DVD porque a criptografia era fechada e não dava alternativa!!! Agora é contra Blu-ray e não dá alternativa! Fala mal de linux, que tem que ser chamado de GNU/Linux mas não tem capacidade ou disciplina para lançar o HURD.

    Parafraseando o Stallman, “Show me the code!”

    Lex Aleksandre (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 1:36 pm

    Estou de acordo com o Stallman, as últimas atitudes que a Canonical tem adotado com relação ao Ubuntu são dignas de repúdio. O fato de enviar dados de pesquisa dos usuários a terceiros sem o mesmo saber antes realmente é uma ação de spyware (essa é a definição exata). Agora essa última que virá no 13.04 da possibilidade de termos SPAMs de produtos é a gota d’agua.
    Tudo bem que uma empresa necessite gerar receita com seus produtos, mas como 99% do Ubuntu é originado da comunidade Debian/GNU, o mínimo que eles poderiam fazer seria oferecer o recurso como opção e não como imposição. Durante a instalação do Ubuntu, por exemplo, poderia ser explicado o recurso e o usuário ter a chance de escolher tê-lo ou não.
    As críticas do Jono Bacon realmente foram ofensivas não somente à pessoa do Dr. Stallman e à sua história, mas a toda ideologia do open source. O papel do Stallman nessa questão é o mesmo do Papa na questão do Aborto, apesar de parecerem retrógadas são essenciais para frear o desmoronamento de toda uma gigantesca comunidade (não sou católico). O que ocorre é que a maioria dos usuários Ubuntu são ex-usuários Windows que não têm a menor consciência da ideologia que está por trás do software livre e só pensam na satisfação de suas necessidades pessoais de consumo compulsivo de tecnologia.
    Ataquem as bases de um edifício que toda a estrutura virá ao chão. Tirem o rigor das leis básicos do software livre e sua liberdade deixará de existir!

    Reginaldo Aguiar (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 1:42 pm

    Meu Deus.

    Spyware que não identifica a origem dos dados. Invasão de privacidade sem identificar a origem do privado.

    Isso é mesmo que dizer que 3 é igual a 2.

    Religião é difícil de discutir mesmo. Dogma, por mais errado que esteja não é discutido pelos fiéis.

    Leandro França de Mello (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 1:55 pm

    Stallman já cumpriu seu papel histórico na fundamentação dos conceitos que balizam o OpenSource e o Linux.Seu valor é sem dúvida inquestionável.
    Contudo,o mundo avança e os costumes também.As opiniões e posições de Stallman são quase sempre antagônicas à inovação e a originalidade.Ele não demonstra nenhuma preocupação com a usabilidade e experiência do usuário do Linux.Se dependesse dele e de Maddog estaríamos ainda compilando todos nossos programas antes de rodá-los,no mínimo.É isso que queremos para nossas vidas de usuários do Linux?É a manutenção das dificuldades no uso e na experiência que nos interessa no Linux?Nos interessa sermos apenas historicamente 1%(?)no imenso mercado de SO?Por que se concordamos com Stallman,estaremos sim avalizando essas posições.
    Vivemos em um mundo hiperconectado estamos o tempo todo nos conectando,postando,comentando,compartilhando e pesquisando coisas na internet e não nos importamos com isso.Então qual é o problema dos resultados da Amazon aparecer no dash do Unity?O que isso nos incomoda?-Muitos aqui comentando usam Android e como eu,devem usar apps free mas c/propaganda aparecendo no na base/topo do app e não reclamamos.
    A opinião de Stallman pode até não ser infantil,mas é retrógrada e maniqueísta.O avanço em usabilidade e experiência para o usuário que a Canonical implementou no Ubuntu,suas pesquisas,desenvolvimento e no qual nos concedeu uma distro madura,comercialmente forte e que cultiva uma marca-conceito,isso tudo tem um preço e alguém precisa pagar.E não me importo se tiver que colaborar de algum jeito.

    velvetunderground (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 2:05 pm

    stallman eh um tipico cientista pos-moderno e ele tem razão em não seguir linhas de pseudo-pensadores fanático por controlar a ma$$a. ter conhecimento não eh ficar vasculhando a vida alheia para saber onde pode ganhar e, consequentemente, para fazer assepçao de pessoas. mas sim para gerar auto-sustentabilidade para o povo em geral e, isso sim, eh o q deve interessar a comunidade. politicagem quer saber da massa para manipula-la. não queremos politicagem… queremos bom senso para julgar o q eh melhor para nossas vidas!

    velvetunderground (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 2:09 pm

    a canonical precisara mudar seu modelito se quiser ter o meu apoio. enquanto isso eu recomendo o modelo Slax de distribuição para usuários final.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 2:22 pm

    “As opiniões e posições de Stallman são quase sempre antagônicas à inovação e a originalidade.Ele não demonstra nenhuma preocupação com a usabilidade e experiência do usuário do Linux”

    Falácias sendo empilhadas.

    Fácil de mostrar que é falácia: a FSF estimula o uso de alternativas que simplesmente removam os pontos que são problema.

    Gente mal informada e/ou mal intencionada que atrela inovação e usabilidade como indissociáveis de propaganda e intromissão.

    Aliás, é prática comum isso de querer classificar duas coisas diferentes como necessárias, assim fazendo a escolha ser ou tudo ou nada.

    Nérso da Capitinga (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 2:58 pm

    Quando você não paga por um produto, e este produto é fornecido por uma empresa com fins lucrativos, muuuuuuuuito provavelmente VOCÊ é o produto.
    No caso do Ubuntu, você, usuário, é o produto vendido, e a Amazon (por enquanto) é o cliente.

    Logo, logo, vai ser uma distro entupida de propagandas pipocando o tempo todo, usar ubuntu vai ser mais entediante que jogar games os gratuitos do iPad.

    Mas graças ao FOSS, também, surgirão opções como “NoAdBuntu”, “SywareLessBuntu”, “FreeBuntu”, “BlessedByStallmanBuntu”, ou algo do tipo, que serão exatamente como é o ubuntu, menos os Ads.

    Reginaldo Aguiar (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 3:04 pm

    @Weber Jr

    Muito fácil dizer que a FSF estimula alternativas que simplesmente removam os pontos criticados.

    Fácil, mas mentiroso. A FSF e Stallman disseram: “Joguem fora o Ubuntu!”

    Não disseram: “Ei Ubuntu, mude para recomendarmos vocês.”

    São extremistas. Sempre foram, infelizmente.

    E eu não estou tirando os méritos históricos que eles possuem.

    Diogo (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 3:08 pm

    Prefiro usar meu Mandriva 2012 com KDE 4.9.4, perfeito, livre, rápido, rpm5 velocidade da luz e sem ads!

    Patola (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 3:15 pm

    Hello?

    Repito o que o Reginaldo Aguiar disse aqui:

    “Spyware que não identifica a origem dos dados. Invasão de privacidade sem identificar a origem do privado.”

    Ninguém dos que estão atacando a Canonical ou dando razão ao Stallman vai comentar esse ponto não? Ah… Não é importante, né? Importa é xingar a Canonical. Nérso da Capitinga? velvetunderground? Lex? Filipe Castro? etc…

    Posts às vezes imensos que ignoram o ponto principal.

    Nérso da Capitinga (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 3:49 pm

    @Patola,
    Quando foi que falei que Ubuntu é spyware?

    E quanto a “posts imensos que ignoram o conteúdo pricipal”, concordo, é verdade. Há vários posts que sequer comentam o pedido de desculpas do gestor da canonical.

    K (ORIGINAL) (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 3:51 pm

    Sem o Ubuntu só teremos distros que pararam na década de 90 infelizmente.

    Giovanni (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 4:20 pm

    Porque chama o Stallman de “bom doutor” ?

    Patola (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 4:34 pm

    @Nérso da Capitinga
    Você disse que haveria um “SpywarelessBuntu”, o que implica que o Ubuntu tem spyware. E disse que o produto da Canonical é o usuário, vendido pra Amazon. Como pode ser, se a Amazon não tem idéia de quem faz a tal busca?

    O ponto principal não vejo como o pedido de desculpas. E sim outro capítulo da novela de acusações à Canonical.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 11/12/2012 às 4:56 pm

    Reginaldo Aguiar

    ‘Não disseram: “Ei Ubuntu, mude para recomendarmos vocês.”’

    Ah, sim, e só porque não foram recomendados, não vão fazer?

    Ora, se quiserem fazem e pronto. Daí a FSF e quem mais quiser pode recomendar.

    “São extremistas….”

    É, estou vendo o comportamento extremista:

    “Sempre foram, infelizmente.”

Este post é antigo (2012-12-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.