Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Futuro: Mudanças já previstas para o Ubuntu 12.10

Enviado por Julian Fernandes (hitoriixΘgmail·com):

“Com o lançamento do Ubuntu 12.04 “Precise Pangolin” quase ai, o time de design do Ubuntu já começa a pensar e rascunhar as ideias para o Ubuntu 12.10.

As mudanças, segundo o time de design, visam melhorar a usabilidade do Ubuntu como um todo e deixa-lo mais intuitivo e bonito. Ainda segundo o time, as primeiras ideias tem a ver com os menus que conhecemos ali no canto superior direito da tela, onde ficam as informações de hora, menu de mensagens, menu de som e afins, além de uma sutil mudança no Unity.

Confira imagens e mais informações no post!” [referência: ubuntubrsc.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-04-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    erico (usuário não registrado) em 17/04/2012 às 3:06 pm

    isso apenas torna esses menus mais parecido com o do gnome 3, mas com uma vantangem que é a de que o time de design do ubuntu está aprendendo com os erros de usabilidade do pessoal do gnome, afinal apertar a tecla alt para a opção de desligamento aparecer é risível.

    Quer deixar o Ubuntu mais intuitivo facil, facil, e so voltar a usar gnome como interface principal. Eu que trabalho com informatica a anos acho complicado a interface padrão imagina um iniciante.

    André Caldas (usuário não registrado) em 17/04/2012 às 4:16 pm

    Esse novo sistema de comentários do br-linux é uma porcaria! Fica muito mais difícil ver os comentários, que diga-se de passagem são a parte mais interessante do site.

    Marcos (usuário não registrado) em 17/04/2012 às 4:37 pm

    @anakinpendragon, o Ubuntu nunca deixou de usar o Gnome. Só não usa o gnome-shell.

    É incrível o quanto tem gente que ainda não entende isso.

    rogerio (usuário não registrado) em 17/04/2012 às 4:43 pm

    Se naõ entendem nem isso ainda querem discutir usabilidade he he.

    Theneus (usuário não registrado) em 17/04/2012 às 6:18 pm

    Ubuntu ao contrario de outros sistema evoluiu e muito…. temo que ter paciência em algumas ferramentas novas… pois existe o tempo dos acertos…

    psantos (usuário não registrado) em 17/04/2012 às 7:02 pm

    Já vai vir outro melhor? Não quero mais esse :)

    Mauricio (usuário não registrado) em 17/04/2012 às 7:19 pm

    Ai, ai, ai… agora toda vez que se quer falar de gnome-shell tem que se colocar o “shell” na frente? Acho que todo mundo sabe a diferença entre gnome e gnome-shell, e quando se refere a um, ou outro dependendo do contexto. Quem corrige explicando que gnome é uma coisa, gnome-shell é outra, unity, e bla, blá, blá, pra mim, é porque aprendeu isso agora e quer dar uma de sabichão.

    É incrível como tem gente que não sabe subentender as coisas.

    Marcos Longo (usuário não registrado) em 18/04/2012 às 8:58 am

    @Mauricio

    Trabalhando em uma área técnica como informática, deixar coisas subentendidas não ajuda ninguém. Faz um relatório para o seu chefe deixando tudo subentendido para ver se ele gosta…

    syn (usuário não registrado) em 18/04/2012 às 9:37 am

    “o Ubuntu nunca deixou de usar o Gnome. Só não usa o gnome-shell.

    É incrível o quanto tem gente que ainda não entende isso.”

    Mauricio (usuário não registrado) em 18/04/2012 às 1:26 pm

    @ Marcos Longo, não estamos falando de trabalho em área técnica de informática. Estamos falando de postagem em um blog/site sobre Linux (ou seria GNU/Linux)?

    Referimos especificamente sobre o Ubuntu, ou GNU/Linux Ubuntu. Melhor, sobre melhorias no unity, ou melhor unity-shell, em contraposição ao gnome-shell, que substituiu o gnome-panel, bla, bla, bla… aliás, nunca vi alguém chamar o shell do gnome 2 de “gnome panel”.

    Não importa, a brevidade é até bem vinda nestes casos. Aliás, falando sério, a brevidade é bem vinda até na área técnica.

    Tiago (usuário não registrado) em 18/04/2012 às 2:45 pm

    Alguém poderia me responder uma coisa: se vai criar algo novo, porque imitar o grafismo da Apple? Isso arde nos olhos. Já que quer imitar, termina de copiar toda a interface do OSX de uma vez. Ficam fazendo isso a conta gotas.

    Quanto as demais sugestões, para mim, nada mais obvio mesmo. Nenhuma foi novidade.

    Porém, eu instalei o gnome 3 (não, eu não vou usar o termo gnome-shell quando me referir à interface com usuário, o gnome que deveria ter nomeado o motor como gnome-core) e me surpreendi. É muito bom trabalhar com o Gnome. É muito mais confortável usar gnome que usar unity. Pela primeira vez eu vi uma interface que utiliza de ocultação de informação funcionar bem. Gnome 3 funciona bem. Merece uns ajustezinhos, é verdade, mas não possui os erros conceituais do Unity.

    Eu vou baixar o Ubuntu na esperança de estar mais rápido e principalmente, mais estável. Vou testar o Unity novo, mas acredito que vou usar mesmo o gnome3.

    Está muito bom mesmo. O Gnome3 mandou o Gnome2 para idade da pedra.

Este post é antigo (2012-04-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.