Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Flex: SDK para o Flash aceito na incubadora de projetos do Apache

O OpenOffice, da Oracle, não foi o único projeto de garnde visibilidade a ser doado e aceito pela incubadora Apache em 2011: na virada do ano, foi divulgado o resultado favorável da votação que permitiu também a inclusão do Flex, SDK da Adobe para o desenvolvimento de aplicativos em Flash.

A partir da aceitação na incubadora, os projetos contam com mentores para trazê-los aos padrões da Fundação Apache, em aspectos como o licenciamento, o código em si e até a gestão do projeto, que deve ser transparente e aberta. No caso do Flex, os requisitos também incluem modificar o licenciamento dos SDKs do Air e do Flash para garantir a compatibilidade com a nova licença do projeto. (via h-online.com – “Flex makes it to Apache incubator – The H Open Source: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-01-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fábio Lima (usuário não registrado) em 2/01/2012 às 3:10 pm

    Juro que não estou trollando, pergunta séria mesmo:
    Impressão minha ou estão transformando o Apache em orfanato de projetos abandonados? Tipo, os pais não desejam mais o filho, colocam numa cestinha e deixam na porta do Apache. É isso?

    Porfírio (usuário não registrado) em 2/01/2012 às 3:25 pm

    Acho que o que impede do OpenOffice ser um “enjeitado” na Apache, @Fabio, é que ele é um software utilizado e desejado por muitos.

    Já em relação ao Adobe Flex, o que até faz algum sentido é porque ele é relativamente bem usado no mercado em conjunção com vários frameworks e padrões Web já mantidos pela Apache. Então seria interessante acrescentá-lo no Stack, mesmo com o HTML5 já dando as caras por aí;

    Marcos (usuário não registrado) em 2/01/2012 às 3:40 pm

    @Fábio Lima, se você olhar o tanto de projetos encubados no Apache e a quantidade que está ativo, daria o apelido de Cemitério.

    Mas em compensação nos projetos ativos tem muita coisa boa.

    Otávio (usuário não registrado) em 2/01/2012 às 3:51 pm

    Eu ia comentar exatamente o mesmo que o Fábio Lima. Agora virou moda: quando alguém não quer um projeto, doa para a Apache.

    Presente de grego.

    Porfírio (usuário não registrado) em 2/01/2012 às 4:28 pm

    Depende, @Otavio. O Flex eu acredito que morra (vai ficar irrelevante nos próximos anos). O OpenOffice não. Sua relevância está em alta, a Oracle é que não tem mais interesse em investir nele, por não ter perspectiva de retorno financeiro.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 2/01/2012 às 4:33 pm

    Agora temos o Asilo Apache para Projetos Indesejados – ao estilo daquele outro.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 2/01/2012 às 5:23 pm

    A apache tem projetos tão bons, não deveriam pegar este tipo de lixo

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 2/01/2012 às 5:50 pm

    Acredito que pode ser uma inclusao fantastica no portifolio da ASF.
    Acho que em termos de Web a tecnologia Flash vem se mostrando um lixo nos ultimos anos, apesar de ter comecado como algo promissor.
    Se eles fizerem um grande trabalho de integracao da tecnologia Flash, nao como Web apps ou coisa parecida, mas como o grande nicho que acho que essa tecnlogia pode ser arrasadora, que a de fazer parte de uma suite de produtividade substituindo os “slides” ou pelo menos tornando-se padrao em apresentacoes, deixando os “slides” em segundo plano.
    Existiu algum tempo atras no mundo OS/SL uma tentativa de utilizar animacoes para relegar os “slides” ao ostracismo das apresentacoes, que foi o grande idealista SIAG Office, com o seu Egon Animator (lembra dele Augusto?). Alem disso pode ser uma boa para desenvolvimento de aplicoes muito ricas e interessantes (mas sempre de pequeno porte) com o Base e Calc e principalmente melhorar os charts do Calc, tem coisas muito bonitas e interessantes na internet com charts em Flash, jah pensaram ter um Visual.ly em forma de OpenOffice.org gerando graficos muitos mais bonitos no Writer e Calc?

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 2/01/2012 às 5:57 pm

    Mesmo que um projeto fique inativo por anos, sempre pode ser útil para alguém.

    Não vejo porque essa implicância. Não está no caminho, ninguém vai dar uma topada de dedão.

    Fábio Lima (usuário não registrado) em 2/01/2012 às 9:07 pm

    Acredito que esses projetos “enjeitados” podem acabar servindo como um repositório de código. De repente alguém no futuro pode julgar que essas tecnologias (ou componentes delas) podem ser aproveitadas em outras iniciativas.

    flesh (usuário não registrado) em 3/01/2012 às 3:55 pm

    Meu cliente quer um site em Flesh

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 3/01/2012 às 5:30 pm

    “Acredito que esses projetos “enjeitados” podem acabar servindo como um repositório de código.”

    Isso tem acontecido muito com Freepascal.

    De uns dois anos para cá, tem havido certo interesse no projeto, eu esperava menos. Pois bem, e com isso, de vez em quando alguém acha algum código/componente de Delphi de anos(já coisa de 98) atrás.

    Então quando a licença permite, se tira a poeira, adapta para FPC / Lazarus e voilá: se tem uma bela reciclagem.

    gesse goncalves (usuário não registrado) em 5/01/2012 às 11:38 am

    Quanto ódio no coração !
    Bem o Action Scritp 3 esta bem mais desenvolvido do que o java script, para quem considera isso um lixo dou um conselho , vá tomar conta da sua vida.
    Espero que com a fundação apache tomando conda do SDK do flex ele volte a crescer , apoio e o que não falta , existe milhares de programadores que usam o flex pelo mundo.

Este post é antigo (2012-01-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.