Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


UE e EUA aprovam aquisição da Motorola Mobility pelo Google, faltam 3 países

Via idgnow.uol.com.br:

O Departamento de Justiça dos EUA aprovou a aquisição da divisão móvel da Motorola pela Google por cerca de US $ 12,5 bilhões. Ontem (13/2), mais cedo, a Comissão Europeia também emitiu cominicado aprovando a aquisição.

A Google ainda está aguardando aprovação da China, Israel e Taiwan, antes de finalizar o negócio. O Canadá também analisa a compra. A gigante das buscas espera que a aquisição seja concluída ainda neste “início de 2012.”


• Publicado por Augusto Campos em 2012-02-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo Celso (usuário não registrado) em 14/02/2012 às 11:55 am

    Interessante. Será que a Google, nessa altura do campeonato, almeja ser uma “apple like”? Ou seja, aproveitar ao máximo e com exclusividade o hardware Motorola e fazer um dispositivo android robusto e fechado?

    José Drama (usuário não registrado) em 14/02/2012 às 12:48 pm

    @Paulo Celso

    acho que a Google quer ser tanto a Apple (exclusividade em hard e software), quanto a Microsoft (liderança e popularidade).

    Rafael (usuário não registrado) em 14/02/2012 às 2:59 pm

    Qual o problema em obter exclusividade num produto, se isso for feito de forma legal e honesta.
    Se ela fizer um excelente hardware (exclusivo dela) e permanecer com seus compromissos com seus parceiros/aliados e consumidores do Android, e isso for benéfico para ela, é um direito que ela pode usufruir.
    Só será triste se o que ela tiver em mente, a tornar mais uma empresa que utiliza de má ações com seus concorrentes para obter lucro como em muitos casos já vimos ou vemos por aqui.

    Esta compra da Motorola pela Google já esta gerando bons frutos.

    Enquanto as patentes da Apple são implementações obvias e banais, as da Motorola…
    http://fosspatents.blogspot.com/2011/08/apple-reinforces-its-frand.html

    Ainda bem que patente de software só existe em poucos países.

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 14/02/2012 às 7:20 pm

    Alguém sabe explicar porque China, Israel e Taiwan tem que aprovar a compra??

    Spif (usuário não registrado) em 14/02/2012 às 9:50 pm

    Isso vai ser o maior abalo no mercado de Android. Porque tudo são flores, quando você não compete com o fabricante do seu Sistema Operacional.

    José Fernando (usuário não registrado) em 14/02/2012 às 11:17 pm

    China e Taiwan porque eles fabricam as coisas. Israel porque eles projetam os chips.

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 8:15 am

    O que a Google quer é criar oferecer melhores produtos, vender mais, ter mais lucro e crescer e brigar pra se tornar o lider do mercado. Qual o problema disso? Se for num ambiente de competição saudável com a Apple e MS (que daqui a uns dias compra a Nokia, se bobear).

    Google, historicamente, tem sido muito mais respeitoso com seus usuários que as empresas concorrentes. Se continuar assim está excelente.

    guilherm_ (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 9:40 am

    Eu acho a apple bem respeitosa tambem, desde que voce aceite o fato de vc estar comprando a “experiencia” que é que chamam o casamento de hardware+software, e não quiser tirar proveito de qualquer um dos dois em exclusivo.

    Spif (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 9:43 am

    “Google, historicamente, tem sido muito mais respeitoso com seus usuários que as empresas concorrentes.”

    Hahahahahahaha, obrigado. Estava precisando de uma risada.

    “O que a Google quer é criar oferecer melhores produtos, vender mais, ter mais lucro e crescer e brigar pra se tornar o lider do mercado. Qual o problema disso?”

    A Google não quer vender produtos, ela não é uma fabricante de equipamentos. Isso é comprovado por essa compra. Ela quer aumentar o acesso aos produtos dela, aumentar a quantidade de dados que os programas dela podem processar para os fins deles.

    O que as pessoas tomam como fato é que o Google é um cara legal, que fez um sistema operacional legal para os seus celulares. O que as pessoas não entendem é que o Google criou o Android apenas para aumentar a matéria prima dele: Informação.

    Cada telefone Android usado envia informações diversas para o Google. Inclusive ele te avisa isso quando você usa dados de WiFi pra melhorar a sua localização geográfica. Quando você procura produtos em determinados locais, você está alimentando a máquina com os melhores locais para exibir propaganda à respeito de um seguinte produto, em qual lugar existe uma demanda por aquele produto, quais locais estão mal atendidos e tem uma procura.

    As possibilidades de uso dos dados é imensa.

    Também, o Google visa aumentar o uso dos aplicativos deles, integrando ainda mais estes na vida cotidiana. Gmail, Gtalk, Maps, G+ são acessados como se fossem um aplicativo de sms padrão do celular.

    Portanto, o Google quer fazer dinheiro com celulares? Sim. Mas apenas porque precisa explicar a decisão de anexar a Motorola Mobility e para sustentar essa nova divisão.

    O principal problema é que ele se tornando um fabricante, como isso irá afetar os outros fornecedores de Android? Porque, se eu posso comprar com a fonte, pra que comprar com um revendedor?

    Por isso a Samsung bota um olho no Android e outro nos sistemas alternativos, como Windows Phone e o Tinzen.

    Porfírio (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 10:48 am

    Esse papo de “a Google quer ser a Apple e controlar o hardware também” é tão batido…

    E resolvido. Page já se referiu oficialmente ao assunto e em vista das ações recentes da Motorola na Alemanha, antes mesmo de ser efetivamente vendida para a Google, já dão mostras do que vem a seguir. A Apple aprendeu em primeira mão o que significa o portfólio de patentes da empresa e está fazendo lobby para reduzir esse impacto (algo como “ok, comprem a Motorola, mas não usem as patentes dela contra nós”).

    Ou seja, ele sabia exatamente o que estava comprando e porque.

    A outra razão da Google para a compra da Motorola responde pelo nome de GoogleTV (e Android@Home), ambas já em processo de implantação.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 10:49 am

    Spif

    “A Google não quer vender produtos, ela não é uma fabricante de equipamentos. ”

    Mas no outro comentário você disse que ela virou competição direta:

    “Isso vai ser o maior abalo no mercado de Android. Porque tudo são flores, quando você não compete com o fabricante do seu Sistema Operacional.”

    Você briga até com você mesmo.

    Spif (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 12:05 pm

    Weber,

    Uma coisa é o que o Google faz como fim. Outro é como as pessoas das áreas vão reagir.

    O Google quer fazer dinheiro com celulares? Sim. Mas apenas porque precisa explicar a decisão de anexar a Motorola Mobility e para sustentar essa nova divisão.

    O principal problema é que ele se tornando um fabricante, como isso irá afetar os outros fornecedores de Android? Porque, se eu posso comprar com a fonte, pra que comprar com um revendedor?

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 12:27 pm

    Spif

    “Uma coisa é o que o Google faz como fim. Outro é como as pessoas das áreas vão reagir.”

    Então, você não acredita que o Google vá ser concorrente, mas falou que vai. Não seria isso propagar desinformação então?

    “O principal problema é que ele se tornando um fabricante”

    Voltou a ser concorrente agora ?

    “Porque, se eu posso comprar com a fonte, pra que comprar com um revendedor?”

    Que fonte ? Você está classificando como se um fosse a origem e todo resto meros imitadores.

    É uma tentativa de traçar paralelo com mundo Apple, o que é sem cabimento.

    Cada fabricante põe diferencial no hardware como sempre. Diversidade de modelos.

    Spif (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 1:56 pm

    Weber, a única desinformação aqui, vem de você.

    Você confunde o negócio da empresa com ações separadas que servem para somar valor ao negócio. O Google processa dados e vende informação. A coisa é bem simples assim.

    O Google fez o Android por que ele quer passar a ser uma empresa de Sistemas Operacionais? Não. Ele fez porque ajuda a ter mais dados, que por sua vez alimentam os serviços dela, fora que colabora com o uso dos aplicativos deles, garantindo que mais dados rolam nos sistemas da companhia.

    Da mesma forma, o Google não comprou a Motorola Mobility por querer virar um fabricante de telefones. Ele comprou para ter mais controle sobre a experiência que os seus clientes possuem quando usam um dispositivo Android, garantindo que o sistema possa fazer o que se espera dele.

    Não é uma tentativa de paralelo, o que eu estou dizendo é que a entrada do Google como fabricante de celulares forma um paralelo como a Apple.

    O que cada fabricante vai fazer, ainda está para ser visto, mas não creio que esta atitude será bem vista. A Samsung já diversifica, se preparando para dias mais complicados.

    Claro que ainda persiste a pergunta: Se o existir a opção de comprar direto da fonte (Google) tanto o OS e o Hardware, quais serão os “Diferenciais” que os fabricantes vão fornecer?

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 2:05 pm

    Spif

    “Você confunde o negócio da empresa com ações separadas que servem para somar valor ao negócio.”

    Só destaquei a sua argumentação que hora diz que o Google é fabricante que vai tomar o mercado Android, hora diz que o Google não vai fabricar. Então a confusão é sua.

    “Ele comprou para ter mais controle sobre a experiência que os seus clientes possuem quando usam um dispositivo Android, garantindo que o sistema possa fazer o que se espera dele.”

    Seria isso um elogio, ainda que tímido, ao Google? Legal, uma evolução.

    “Não é uma tentativa de paralelo, o que eu estou dizendo é que a entrada do Google como fabricante de celulares forma um paralelo como a Apple.”

    Ahn? Não é mas é?

    Spif (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 3:06 pm

    “Seria isso um elogio, ainda que tímido, ao Google? Legal, uma evolução.”

    Uma constatação. Pelo menos ele está tomando responsabilidade, o que é bom.

    “Ahn? Não é mas é?”

    Não é uma tentativa. A entrada do Google como fabricante é um paralelo.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 4:09 pm

    Spif

    “Não é uma tentativa. A entrada do Google como fabricante é um paralelo.”

    Qual?

    A Apple vai passar a licenciar o IphonePadOS para outros fabricantes ?

    Ou fabricantes vão poder usar o nome “Iphone”, como uma espécie de grife que identifica o aval da Apple ?

    Spif (usuário não registrado) em 15/02/2012 às 6:23 pm

    Não, o Google vai lançar seus próprios telefones.

Este post é antigo (2012-02-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.