Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Envie suas perguntas para entrevista com o CEO da Mandriva

Enviado por Daigo (daigoasukaΘgmail·com):

“Inúmeras dúvidas assombram usuários (domésticos ou empresariais) da distribuição Mandriva. Embora tenha sido anunciado que agora o desenvolvimento será comunitário, como ficam questões como segurança em adotar o sistema, e principalmente: o quão comunitário realmente será esse desenvolvimento.

Para tentar sanar essas dúvidas, eu Daigo irei entrevistar o atual CEO da matriz francesa, que estará aqui em Curitiba no começo de Junho. Quero aproveitar ao máximo essa oportunidade e tentar abordar diversas questões pertinentes ao futuro do Mandriva e para isso gostaria de contar com a colaboração dos leitores do BR-Linux na sugestão de perguntas.

A entrevista deverá acontecer dia 5/6 e deverá ser disponibilizada na revista Espírito Livre e no blog Ubuntu Br Sc”


• Publicado por Augusto Campos em 2012-05-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 24/05/2012 às 11:15 am

    Quando o mandriva realmente vai acabar?

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 24/05/2012 às 11:32 am

    A comunidade MIB está mantendo a série 2010.x do Mandriva através de repositórios não-oficiais (http://mib.pianetalinux.org/blog/news/mib-news/1206-mib-mandriva-20103-repositories).

    Como a Mandriva enxerga a colaboração de sua comunidade na manutenção do sistema, e porque a Mandriva não “dá a benção” para ações comunitárias como esta, tornando-as oficiais? O processo de abertura do desenvolvimento para a comunidade prevê ações como essa, de oficializar o trabalho de grupos não oficiais?

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 24/05/2012 às 11:38 am

    A Mandriva divulgou uma lista de seus novos projetos, e entre eles temos uma versão desktop e OEM desenvolvida de forma comunitária pela Mandriva e uma versão server baseada no Mageia (http://blog.mandriva.com/en/2012/05/20/mandriva-sa-evolves/).

    Como isso funcionará? A Mandriva lidará com duas bases diferentes de software? Porque não basear a versão server no produto a ser desenvolvido pela comunidade Mandriva? É uma questão de timing para lançar o server logo enquanto o produto desktop amadurece em sua comunidade?

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 24/05/2012 às 11:51 am

    Rapaz, Mandriva se fosse um país, seria a Grécia. Gloriosa no passado, lascada no presente.

    Sri_Dhryko श्रीध्र्य्को (usuário não registrado) em 24/05/2012 às 11:51 am

    Como se dará o suporte à fundação que está sendo criada, uma vez que a Mandriva SA anda mal das pernas? Haverá infraestrutura para os colaboradores? De que maneira?

    Geremias Tunn (usuário não registrado) em 24/05/2012 às 12:44 pm

    Qual o destino do escritório e pessoal no Brasil?

    Miguel Di Ciurcio Filho (usuário não registrado) em 24/05/2012 às 3:21 pm

    Após a compra da Conectiva e devido aos problemas com o nome Mandrake, a MandrakeSoft anunciou em 2007 o novo nome, unificando Mandrake com Conectiva e criando o nome Mandriva.

    No mercado Brasileiro a Conectiva tinha um nome muito forte, era sinônimo de Linux no Brasil. As pessoas conheciam o logotipo da Conectiva, existiam livros e era possível comprar os CDs em livrarias. Muitos brasileiros tiveram seu primeiro contato com Linux pelo Conectiva.

    O nome Mandriva não criou uma identidade nem de longe forte como a Conectiva e tão pouco como a Mandrake.

    Por que não retomar o nome Conectiva, ao menos no Brasil? Nosso mercado tem perspectivas muito melhores do que o Europeu e eu acredito que ressuscitar o nome Conectiva e estruturar a empresa para suporte, treinamento, consultoria e uma tradução decente para português do Brasil abriria ótimas oportunidades.

    Eu acho a pergunta do Miguel muito boa.

    Charles (usuário não registrado) em 24/05/2012 às 4:48 pm

    Concordo que a pergunta de Miguel Di Ciurcio Filho é muito boa…

    Daigo (usuário não registrado) em 24/05/2012 às 4:50 pm

    A entrevista será com o CEO da Mandriva, falando a respeito dela (a distro), mas também irei conversar sobre o passado da Conectiva com o único remanescente que continua na empresa. Quero justamente perguntar se não seria possível “desmembrar” da parte francesa, retornar ao nome Conectiva e ter um plano nacional de trabalho.
    Mas sendo bem sincero, não acredito que consigam muita coisa, mesmo antes do surgimento da Canonical, já havia adoção e massa do padrão Debian, principalmente por causa do Kurumin, que foi a porta de entrada de muita gente no mundo Linux. O próprio governo ignorou o fato de termos uma distro nacional, que fez tanto pelo software livre, que acabou não dando fôlego necessário, obrigando-a a ir procurar outro tipo de investimento, que gerou todos os problemas que culminaram na venda para a Mandrakesoft.

    Pra terem 1 idéia mais ampla, a Conectiva, para quem não sabe, nasceu em Curitiba/Pr. Durante os 8 anos de administração do governo Requeijão, ouve uma migração em massa para o software livre. Porém, ao invés de trabalharem em parceria com a Conectiva e aproveitarem toda bagagem que ela já tinha (não lembro se o Tossati ainda trabalhava lá nessa época, mas já era o mantenedor do Kernel 2.4), preferiu trazer o Mazzoni do Rio Grande do Sul pra cá e criar uma distro interna, com base no Kurumin (mas com Gnome), posteriormente Ubuntu.

    Sou da opnião de q, se pegassem toda a verba jogada fora anteriormente sustentando empresas q “inovadoramente” revendiam licenças de softwares americanos e usassem para contratar a Conectiva para migrar todo parque de máquinas, capacitar os funcionários estaduais e principalmente os professores da rede pública. Tenho quase certeza de q eles não teriam procurado o Latinvest, se ferrado na ocasião do estouro da bolha e acabado com tudo de bom que já tinham feito e poderiam fazer.

    Denis Ferraz (usuário não registrado) em 24/05/2012 às 6:18 pm

    Boa Noite a Todos!

    Meus Caros;

    Sou membro da comunidade MandrivaBrasil e gostaria de convidá-los a participarem do tema acessando o site do fórum: http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=13499.0

    Fiquem com Deus e obrigado!

    Marcos (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 8:54 am

    @Miguel Di Ciurcio Filho, o nome Conectiva já foi forte, hoje só alguns saudosistas têm saudade dele. E historicamente associar produtos novos com marcas do passado dificilmente rendem fruto na área de TI, onde tecnologia sempre é associada a novidades.

    Se fosse pra perguntar alguma coisa, gostaria de saber quais alterações no modelo de negócios eles farão pra viabilizar financeiramente a empresa. Até agora eles recebem dinheiro, mudam de dono, mas continuam trabalhando da mesma forma, que não está dando certo.

    Arpoador (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 9:13 am

    “Rapaz, Mandriva se fosse um país, seria a Grécia. Gloriosa no passado, lascada no presente.” (2) Excelente colocação!!

    Marcos (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 9:20 am

    Jurupoca pia?

    Sri_Dhryko श्रीध्र्य्को (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 11:04 am

    @Daigo,
    acho que este é o equívoco da maioria das empresas associadas a Software Livre: apostar suas fichas em apoio/compras governamentais. Há quem sugira isso pra Mandriva SA, apostando no approach com o governo francês, e a Rosa Labs foi criada justamente alicerçada nisso. Só que governos são volúveis e tendem a não fazer o que se espera deles, vide o caso já citado pelos trolls de plantão: a Grécia.
    Não concordo com o @Marcos: acredito ainda na força da marca Conectiva especialmente junto ao público mais ligado ao SL em terras tupiniquins. E se pensarmos em expansão para o Mercosul, como bem tentou a Conectiva nos últimos tempos antes da venda, a marca passa a ser novidade para aqueles mercados.

    viana (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 11:19 am

    Minha questão é: Usava Conectiva como servidor até 2005. Com a mudança para Mandriva, continuei usando como servidor até hoje (versão Free) e tudo funciona muito bem. Nunca tive nenhum problema grave, tenho maquinas rodando a versão 2008 até hoje sem parar … contudo quando eu digo que uso Mandriva nos servidores , todos se assustam e dizem que servidor é com CentOS ou Debian. O que esta mudança atual na direção da Mandriva poderia melhorar na imagem da distro como servidor ?

    Miguel Di Ciurcio Filho (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 12:42 pm

    @Marcos
    Sim, foi forte. E é por isso que eu acho que o maior erro da ex-MandrakeSoft foi deixar de usar o nome, acabando com dois nomes fortes (Conectiva e Mandrake) para usar um nome fraco.

    Na verdade minha pergunta é mais provocativa, pois eu realmente gostaria que alguém no mínimo reconhecesse a burrada que foi feita na época.

    Daigo (usuário não registrado) em 25/05/2012 às 1:32 pm

    Sri_Dhryko श्रीध्र्य्को: Aí é q tá, eles nunca ficaram esperando pela esmola do governo, como tantas empresas nacionais fazem. Mas se pelo menos o governo do PR, q investiu muito na divulgação interna da ideologia, trabalhasse em parceria com a empresa, creio q a história seria outra para todos os lados:
    Para a empresa q não precisaria ser vendida, para o governo q não precisaria gastar criando sua própria distro, para os usuários em geral q contariam com excelente material de treinamento.

Este post é antigo (2012-05-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.