Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Debian e o horário de verão na Bahia e no Tocantins

Enviado por Antonio Terceiro (terceiroΘsoftwarelivre·org):

“À meia noite deste Sábado, uma parte do Brasil vai adiantar os seus relógios em meia hora. De última hora, aconteceram alguma mudanças no horário de verão, com a saída da Bahia e a entrada do Tocantins. A base de dados de fusos horários e horários de verão utilizada pela maioria dos sistemas operacionais, chamada tzdata, precisa ser atualizada. Em sistemas Debian, o pacote tzadata já está atualizado para lidar com a mudança nas regras do horário de verão brasileiro (bastando uma atualização de rotina do sistema), e a correção também já foi postada para o projeto original, de forma que outras distribuições devem ser corrigidas em breve.” [referência: softwarelivre.org]

• Publicado por Augusto Campos em 2012-10-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    leandro (usuário não registrado) em 21/10/2012 às 12:56 pm

    Vai ter que adiantar o relógio em uma hora!

    4F (usuário não registrado) em 21/10/2012 às 1:01 pm

    Usando o Debian, costumo atualizar a hora usando o ntpdate. Para quem mora em SP, por exemplo, a atualização de rotina já fornece o horário de verão correto.

    Se não estou enganado, o patch da matéria serve para fornecer o horário correto nos estados que estão entrando ou saindo agora em 2012 da utilização do horário de verano, ou seja, Tocantins e Bahia, respectivamente.

    Existe uma maneira alternativa de fazer isso no Debian, que consiste em utilizar uma zona horária com ou sem horário de verão, segundo corresponda.

    Por exemplo, morando na BA, ou seja, SEM horário de verão, qualquer cidade na Argentina serve:

    cp /usr/share/zoneinfo/America/Cordoba /etc/localtime

    e depois atualizar rotinariamente pelo ntpdate.

    Pode parecer uma gambiarra, mas acho mais prático, pois tudo pode ser automatizado via cron, incluindo a volta para o horário normal depois.

    Um otro motivo seria o seguinte. Em outros paises existem algoritmos para calcular o horário de verão. Mas aqui no Brasil, como a própria matéria diz, “toda vez que os políticos resolvem alterar as regras, essa base de dados precisa ser alterada”, o que requer patches constantes.

    Ramon (usuário não registrado) em 22/10/2012 às 12:19 am

    Debian é Debian… no comments!!! :p

    Sri_Dhryko श्रीध्र्य्को (usuário não registrado) em 22/10/2012 às 11:50 am

    Essa é a beleza do Software Livre: soluções rápidas e sem burocracia.
    Tenta fazer isso num certo sistema proprietário, que adiantou automagicamente a hora dos usuários baianos e não queria oferecer forma de voltar ao horário normal…

Este post é antigo (2012-10-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.