Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Criador da World Wide Web expressa preocupação com tomada do controle pela ONU

Tim Berners-Lee, que no final da década de 1980 propôs e implementou pela primeira vez os serviços da WWW, uniu-se em atos a Vint Cerf, descrito como o “pai da Internet” ao expressar preocupação com a reunião do ITU, órgão de telecomunicações da ONU, a se realizar em breve nos Emirados Árabes para revisar os acordos internacionais sobre o tema.

A preocupação é de que parte dos países vá iniciar um movimento para mover para a ONU as atividades de gerenciamento da Internet que hoje são desempenhadas pelas instituições criadas para este fim desde o início de seu desenvolvimento.

Leia também: Arábia Saudita propõe órgão global de censura à Internet. (via bbc.co.uk – “BBC News – Sir Tim Berners-Lee flags UN net conference concerns”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-12-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Spif (usuário não registrado) em 5/12/2012 às 3:17 pm

    Pessoal devia ficar esperto com uma coisa: Todos se opondo ou são Americanos, ou representam governos aliados aos americanos, que preferem manter o poder com eles, e curvar os interesses dos usuários à ganância das empresas.

    Renato Elias (usuário não registrado) em 5/12/2012 às 4:43 pm

    spif: em uma otica simples, parece, mas é a questão é que tudo que vai para onu fica na terra do ninguém, a internet é uma criação americana.

    Mas bastaria todos começarem a enviar pacotes confusos para rede entrar em colapso, por isto dizemos que é auto-regulamentada, onde cada um que se liga com outro pode governar seu espaço.

    A questão que a onu parece querer é criar um grande comite para falar o que é certo ou não na internet, aih já viu, prefiro ficar com os americanos.

    viana (usuário não registrado) em 5/12/2012 às 4:55 pm

    Sou a favor do controle da Internet = cada um que controle a sua!
    Prefiro que continue como está …

    Sri_Dhryko श्रीध्र्य्को (usuário não registrado) em 5/12/2012 às 6:13 pm

    Esteja nas mãos da ITU/ONU ou com os atuais órgãos controladores, dá na mesma: permanecerá nas mãos dos ianques. Basta vermos as resoluções da ONU relativos ao Oriente Médio e outros assuntos internacionais: é só o Obama dar a ordem, que a ONU diz amém. Portanto, não se iludam, amiguinhos!

    Spif (usuário não registrado) em 5/12/2012 às 6:22 pm

    Sim, mas os americanos ainda ficam com a bola no campo deles. Ao menos, nas mãos da ONU, você pode tentar garantir uma isonomia.

    self_liar (usuário não registrado) em 5/12/2012 às 6:26 pm

    Vai ser uma verdadeira “maravilha”.

    A Onu é governada pelos federais.Se já temos dificuldades de controlar nossa internet pois os federais não gostam receber as ordens do povo,lá eles estão livre do povo .Lá na ONU a conversa só fica entre os federais e os governantes da ONU.

    Ou seja ,centralização de poder máxima= perda maior de controle pela sociedade.

    self_liar (usuário não registrado) em 5/12/2012 às 6:30 pm

    Orgão de censura global é muito perigoso.Já que se o twitter for bloqueado no Irã por exemplo,só lá é bloqueado.Agora orgão “global”(lembra as conversas de nova ordem mundial) o twitter fica bloqueado por todo canto.

    Vamos agradecer o PMDB e alguns deputados podres em adiar o marco civil para “se adequar” ainda mais aos desejos da ONU.

    Spif (usuário não registrado) em 5/12/2012 às 7:09 pm

    Self_Liar é daqueles que não bebem água que não seja purificada por eles. Tá apertado o chapéu de papel alumínio?

    Marcos Duque Cesar (usuário não registrado) em 5/12/2012 às 7:51 pm

    Parece que são os paises do Oriente Médio, Spif, que estão se sentindo incomodados…a idéia vem de lá. União Européia parece que já decidiu que o ITU não tem competência nesse caso.

    Bozo (usuário não registrado) em 5/12/2012 às 9:22 pm

    Pode ser interessante, contrariando o exposto pelo self_liar a ONU pode atuar justamente para promover a liberdade da internet, aplicando sanções a governos que cerceiam essa liberdade
    (sou um otimista incorrigível tio) .

    Apesar que tenho grandes receios quanto a ONU, sempre fica aquela sensação que ela não passa de uma organização para legitimar ações condenáveis de certos poderosos. Além disso quando atua faz pouco ou/e muito tarde (vide o massacre de Ruanda) .

    Internet acho que deve ser livre,uma liberdade anárquica sem influencias governamentais ou de empresas (sei que não é assim, mas pode piorar).

    Ricardo (usuário não registrado) em 6/12/2012 às 12:20 am

    A internet nao deve pertencer a um pais.
    Se nao for a ONU que seja outra entidade.

    Isso é parte de uma tentativa de alguns países de impor uma censura global à internet, tanto por motivos políticos quanto religiosos. Daí a preocupação. Do jeito como o mundo está, melhor que o controle continue com os americanos, por mais injusto que possa parecer. É aquela velha história: ruim com eles, pior sem eles.

    leo (usuário não registrado) em 6/12/2012 às 9:11 am

    A questao para ONU é controle e supremacia.

    1984 de george orwell.

    Controle, fim das liberdades, simplesmente isso. Rastreamento total e absoluto, vida de gado, povo marcado, povo achando que está feliz, iludido, controlado sem liberdade de nada, fim da privacidade. FIM.

    Spif (usuário não registrado) em 6/12/2012 às 11:04 am

    A ONU faz “Rastreamento total e absoluto, vida de gado, povo marcado, povo achando que está feliz, iludido, controlado sem liberdade de nada, fim da privacidade.”.

    Cara, isso é tão ridículo e sem noção. Isso porque um leigo como você que vai vomitar as suas teorias de conspiração não nota o que acontece no mundo a sua volta:

    http://www.wired.com/threatlevel/2012/03/ff_nsadatacenter/

    Esse é o tipo de país que você quer confiar pra administrar a Internet?

    self_liar (usuário não registrado) em 6/12/2012 às 4:26 pm

    Spif parece um certo individuo de um site de bits furados.Só fica com ataques pessoais , pega comentários dos outros para generalizar e humilhar.

    Onu não tem controle federal.Onu é o chazinho dos reis.Como ter controle se só os federais executivos decidem tudo.

    E um controle mundial é generalizado para todos os países como já falei.

    Spif (usuário não registrado) em 6/12/2012 às 5:03 pm

    Não tinha NADA no seu comentário a ser contestado, pq paranóia não se contesta.

    Controle de TODOS é melhor que o controle de NENHUM.

    self_liar (usuário não registrado) em 6/12/2012 às 7:10 pm

    No modelo atual cada país controla as políticas.É mais descentralizada e portanto mais controle das pessoas.Se um país bloqueia,só aquele país é afetado.

    Isso ai continua com sua paranoia de ataques pessoais.

    Spif (usuário não registrado) em 6/12/2012 às 7:32 pm

    Minha? Desculpa, não sou eu que pirei com a Nova Ordem Mundial ou com Big Brother.

    No modelo atual tudo passa pelo estados unidos. Sinceramente, vindo de onde vem, eu tenho muito mais medo.

    self_liar (usuário não registrado) em 6/12/2012 às 9:01 pm

    Não discuto mais com trolls.Ponto final.

Este post é antigo (2012-12-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.