Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Como instalar o IRPF 2012 e Receitanet no Linux

Enviado por Guilherme Macedo (guilhermeΘsinapseslivres·com·br):

“Instalar o programa da Receita Federal no Linux é muito simples para a maioria das pessoas que usa alguma distribuição há alguns tempo, mas para quem está começando ou mesmo não tem a menor intimidade com os computadores pode ser difícil no começo pois mudar de ambiente ou aprender algo novo pode ser dificultoso. Mas a partir de 2012 a SERPRO revolveu deixar tudo mais fácil ainda. Agora não é preciso mais uma série de procedimentos mas sim simples “duplo cliques” para a instalação do Programa de Declaração da Receita Federal e o Receitanet, que envia para os servidores da Receita tudo o que for feito. Primeiro de tudo baixe o programa no site da Receita Federal: [receita.fazenda.gov.br/…] Depois, baixe o pacote de acordo com sua distribuição. Pacotes .deb servem para sistemas Linux baseados no Debian, como: o próprio Debian, Ubuntu, Mint, Satux, Insigne, ALT Linux, Big Linux, Linux Educacional, Xandros. Pacotes .rpm servem para sistemas Linux que usam o gerenciador de pacotes da Red Hat, como: o próprio Red Hat, Fedora, Mandriva, OpenSUSE, MeeGo, CentOS, Mageia, Linpus Linux. Se a instalação falhou você não deve ter o Java (JRE) instalado. Baixe pela sua “central de programas”. Distribuições como o Ubuntu é preciso ainda baixar o gcj-jre-headless.” [referência: sinapseslivres.com.br]

Enviado por Rodrigo Miguel (linuxlike·blogspotΘgmail·com):

“Pronto para a mordida do leão? Veja como instalar os softwares da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física no Linux. No link a seguir você encontra um breve tutorial para instalação dos programas no formato binário (compatível com diferentes distribuições).” [referência: linuxlike.blogspot.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2012-02-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    linuxer (usuário não registrado) em 27/02/2012 às 12:11 pm

    O curioso é que a instalação do programa de declaração do IRPF 2012 pode ser feita por um usuário sem poderes administrativos, caso baixe as opções .bin, .jar ou .zip, mas o ReceitaNet não. Mesmo baixando o .bin ou .jar, o instalador pergunta a senha de root.

    Isso é uma coisa muito chata e não vejo qual é o motivo disso.

    Fábio Lima (usuário não registrado) em 27/02/2012 às 7:57 pm

    De fato, há umas inconsistênciazinhas no instalador para linux. Parece coisa feita “nas coxas”. Eles fizeram o programa todo em java e no finalzinho montaram um instadorzinho pra linux.

    Robson Martins (usuário não registrado) em 27/02/2012 às 8:41 pm

    Apenas corrigindo a grafia: o correto é O SERPRO (e não A SERPRO, como está no texto), pois o significado é: Serviço Federal de Processamento de Dados.
    Fonte: http://www.serpro.gov.br/

    Marcos (usuário não registrado) em 27/02/2012 às 9:20 pm

    Instalei no Ubuntu 64 bits apenas dando dois cliques no arquivo deb. Ele abriu a Central de Programas e me perguntou se queria instalar. Cliquei em Ok e foi só aguardar. Mais simples até que no Windows.

    Uso o openjdk6, mas fiz teste utilizando o openjdk7 e também foi igual.

    Guilherme Macedo (usuário não registrado) em 28/02/2012 às 2:10 am

    Robson Martins, dá os dois. “O” serviço ou “a” empresa =)

    Jason (usuário não registrado) em 28/02/2012 às 8:25 am

    Sou usuário de Linux (Ubuntu) mas ainda não utilizei os programas de declaração para Linux pois quando iniciei a fazer declarações utilizava Windows. Gostaria de saber se é possível importar os meus dados da declaração anterior em Windows para os programas de declaração no Linux?

    linuxer (usuário não registrado) em 28/02/2012 às 8:38 am

    @Jason

    Sim, o programa do IRPF no linux pode importar os dados da declaração passada feita pelo programa no windows.

    Jason (usuário não registrado) em 28/02/2012 às 8:46 am

    linuxer,
    vou instalar os programas IRPF 2012 para Linux e fazer a importação dos dados.
    Grato pela resposta.

Este post é antigo (2012-02-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.