Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Coerência: Mozilla considera rever e unificar interface com o usuário no Firefox

Segundo comunicações emanadas da equipe da Mozilla responsável pela interface com o usuário, eles estão se movimentando em direção de avaliar mais uma futura mudança, e esta parece bastante coerente: compartilhar elementos de design entre todas as encarnações do Firefox: para desktop, para tablets, para telefones e para o Metro do Windows 8.

Sincronizar a aparência e comportamento do produto entre seus variados sabores certamente fará bem no futuro, e vou torcer para que os elementos de design que prevalecerem façam justiça ao histórico e aos tempos áureos deste navegador open source! (via computerworld.com – “Mozilla ponders major Firefox UI refresh – Computerworld”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-05-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 3:44 pm

    Minha humilde opinião: eu já acho interessante ter uma interface que privilegie os diferentes tamanhos de tela, no caso uma interface que faça melhor uso das grandes telas no desktop, outra que aproveite melhor o diminuto espaço dos celulares, etc.

    E é aí que acho que o Windows 8 peca: é legal ter texto grande no celular, mas no desktop, com toda extensão, não faz sentido nenhum.

    Paulo (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 4:01 pm

    Desculpem minha ignorância, mas a propósito, alguém saberia responder uma curiosidade minha: no FF para Linux, a janela de configuração do programa (Opções) fica no menu “Editar” e na versão Windows, fica no menu “Ferramentas”…isso pra não comentar que sempre a posição dos botões (normalmente “Ok” e “Cancelar”) sempre tem suas posições invertidas entre as versões Linux e Windows…
    Já que a ideia é unificar versões, será que corrigirão isso também?
    Obrigado.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 4:09 pm

    Me desculpem, eu instalei o Win8 em uma VM para me inteirar do assunto, e depois de ter que descobrir que pra “fechar”(ou melhor suspender) janelas eu tinha que deslizar o mouse em uma disgonal completa do canto superior esquerdo ao superior direito, desisti.

    Vou adquirir uma DORT no obro, só fechando janelas >.<

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 5:50 pm

    Meu medo é mais ou menos o que o Rael e Ironmaniaco disseram.

    Se unificar pode acabar sendo a média, ou seja, ruim em todos. Vai que vira alguma bizarrice daquelas tipo somente pensando em tablet e touch.

    alberto (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 9:02 pm

    @Paulo nesse caso o Firefox está respeitando as regras do sistema. No OS X as prefs também ficam no local adequado (menu do nome ao aplicativo).

    Lindrix (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 9:48 pm

    Tem questões mais urgentes a serem resolvidas, como a correção da parada no carregamento de certas páginas nas abas, o que trava todo o navegador…

    henry (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 10:53 pm

    @Lindrix, páginas que não seguem padrões devem obrigatoriamente travar. Se fossem TODAS as páginas, seria algo muito urgente para todo mundo. Mas meia duzia de páginas que um ou outro gato pingado acessa, é irrelevante.
    Usabilidade sim, afeta todo mundo.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 4/05/2012 às 9:50 am

    Com base nos comentários de todos, acho que o termo “Coerência:” utilizado no título poderia muito bem ser alterado para “Preguiça:”

    Arthur (usuário não registrado) em 4/05/2012 às 11:51 am

    eu realmente não entendo essa mania das empresas de sempre querer unificar tudo. são diferentes plataformas, diferentes modos de utilização, então tratem de maneira diferente pelo amor de Deus!

Este post é antigo (2012-05-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.