Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Codec Opus finalmente é aprovado como RFC

Enviado por Thiago Okada (thiago·mast3rΘgmail·com):

“O Opus é o primeiro codec estado-da-arte, livre de royalties e aberto a ser padronizado. Um codec de baixíssimo atraso, alta qualidade e que pode ser usado pelos mais diversos tipos de aplicações (indo desde VoIP até um show ao vivo de uma banda com os integrantes tocando cada um na sua própria casa) foi aprovado pela IETF como RFC6716.” [referência: tecnologiaetc.net]

• Publicado por Augusto Campos em 2012-09-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Wilfredo (usuário não registrado) em 13/09/2012 às 9:45 am

    Tão difícil escrever qual o TIPO de codec ele é? Que é um codec de ÁUDIO.

    Ivan (usuário não registrado) em 13/09/2012 às 10:15 am

    Wilfredo, eu jurava que era um codec de video… rsrssrsr
    valeu pela informacao!

    Patola (usuário não registrado) em 13/09/2012 às 1:18 pm

    “estado-da-arte” é sacanagem, hein? Deve vir dos mesmos que traduzem “eventually” como “eventualmente” e “to address and issue” como “endereçar um problema”. Reis dos falsos cognatos..

    Vinipsmaker (usuário não registrado) em 13/09/2012 às 1:25 pm

    A Xiph.org sempre fez trabalhos incríveis quando se trata de codecs de áudio, mas se eu dissesse “não esperava menos do opus”, eu estaria mentindo, porque o codec é, se os testes estiverem certos, mais formidável que eu imaginava que seria. E isso porque a implementação de referência está na versão 1.0, mas imaginem quando estiver na versão 1.1/1.2/1.3/…

    1contoderéis (usuário não registrado) em 13/09/2012 às 1:51 pm

    Esse codec é tão bom que quando ele já estava mais ou menos o pessoal da MPEG correu pra criar o Unified Speech and Audio Coding, um codec super patenteado kkkkk.

    alberto (usuário não registrado) em 13/09/2012 às 3:03 pm

    O site da Mozilla fala sobre a qualidade deste codec (o Firefox atual usa):

    https://hacks.mozilla.org/2012/09/its-opus-it-rocks-and-now-its-an-audio-codec-standard/

    self_liar (usuário não registrado) em 13/09/2012 às 3:08 pm

    É possível com cooperação e com o apoio da sociedade criar um codec super bom sem com abusos de patentes. O opus é um exemplo disso.Façamos o mesmo com o resto.

    Vinipsmaker (usuário não registrado) em 13/09/2012 às 3:31 pm

    @1contoderéis:
    Bem notado. Espero que isso não impeça a adoção do opus como padrão no elemento de áudio do HTML5…

    Rodrigo Kumpera (usuário não registrado) em 13/09/2012 às 8:01 pm

    O encoding de voz do Opus é fortemente baseado no codec do Skype… que é da MS.

    Thiago Kenji Okada (usuário não registrado) em 13/09/2012 às 9:47 pm

    @Wilfredo: estou acompanhando o Opus desde 2010 (quando ele ainda era CELT), então eu meio que já associei Opus=codec de áudio. Obrigado por lembrar.

    @Ivan: infelizmente desenvolvimento de codecs de vídeo abertos anda meio parado ultimamente. Estava esperando alguma melhora significativa no WebM (existe um projeto para portar a funcionalidade do x264 para o WebM chamado de xvp8), mas por enquanto o desenvolvimento anda meio parado.

    @Patola: é estado-da-arte mesmo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Estado_da_arte), e por mais que a tradução seja estranha é a melhor palavra que consegui para descrever o codec (convido a todos a lerem o RFC [http://tools.ietf.org/html/rfc6716] e a página de demos Monthy [http://people.xiph.org/~xiphmont/demo/celt/demo.html]. Também estou evitando estrangeirismos no blog (compare os posts atuais com os de alguns anos atrás), que foi o motivo de eu não ter usado simplesmente o termo em inglês “state-of-art”. Se você tiver alguma palavra melhor por favor sugira, mas não venha com ironia.

    @1contoderéis: não li muito do USAC ainda, mas além de ter bastante patentes envolvidas ele não me pareceu um codec tão versátil como o Opus (pelo que eu li ele escala apenas de 8~64Kbps e os atrasos também não são tão baixos como no Opus). Para mim é mais um dos vários codecs do MPEG-4 Audio a cair em esquecimento (http://en.wikipedia.org/wiki/MPEG-4_Part_3)

    @Rodrigo Kumpera: a Microsoft fez bem seu trabalho, diga-se de passagem. Sem ficar com paranoia, a Microsoft ajudou a desenvolver o codec mesmo depois da compra do Skype e liberou todas as patentes que tinha em cima do SILK (o codec do Skype) com uma licença extremamente permissiva. E a Microsoft também está apoiando o Opus como codec MTI do WebRTC. Não dá para pedir mais que isso de colaboração deles.

    Sergio Porto (usuário não registrado) em 13/09/2012 às 10:07 pm

    E afinal, patola, o povo quer saber: pelo que vc substituiria a expressão “estado da arte”, consagrada no meio acadêmico do mundo inteiro?

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 14/09/2012 às 12:02 am

    Em geral eu concordo com os comentários do Patola, mas as vezes ele realmente age como um “zé caneco” <- traduza essa patola ehehe :P

    self_liar (usuário não registrado) em 14/09/2012 às 6:47 am

    O patola está igual os usuários de openbsd.Iludidos na arrogancia e agressivos.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 14/09/2012 às 7:49 am

    Achei que esse codec era maneiro,até saber quem esta apoiando ele aí mudei de idéia!!!! hehehe!!!!

    Thiago Kenji Okada (usuário não registrado) em 14/09/2012 às 1:46 pm

    @anderson freitas: Xiph.org, Broadcom, Microsoft (com o Skype), Mozilla, Google (não estava envolvido diretamente com o desenvolvimento mas apoia o seu uso). Essas são as empresas que lembro que desenvolveram e/ou apoiam o Opus de cabeça.

    Querendo ou não, é importante o novo codec tenha apoio de grandes empresas, pois só assim ele será bem sucedido (em especial quando se fala em Web).

    Luis (usuário não registrado) em 14/09/2012 às 2:28 pm

    Pelo que eu li a Microsoft já esta dando pra trás no apoio ao Opus.

    http://news.cnet.com/8301-1023_3-57494622-93/how-corporate-bickering-hobbled-better-web-audio/

    Thiago Kenji Okada (usuário não registrado) em 14/09/2012 às 4:26 pm

    Eu dei uma lida por cima do CU-WebRTC (a proposta da Microsoft para comunicação em tempo real) e não lembro de ter visto nada sobre uso de codecs proprietários no padrão ou o não uso do Opus. Ok, talvez eles não sugiram o Opus como MTI também, mas até onde eu vi a Microsoft apoia sim o uso do Opus e o que eles não gostaram foi da API Javascript, e é nessa parte que o CU-WebRTC e o WebRTC realmente diferem. Veja esse comentário: https://hacks.mozilla.org/2012/08/opus-support-for-webrtc/comment-page-1/#comment-1756543

    Para mim, por enquanto existe muito FUD ainda sobre o WebRTC. Muita gente escreve sobre ele, mas poucos checam as reais fontes (como a lista de e-mail oficial e as propostas).

    anderson freitas (usuário não registrado) em 14/09/2012 às 5:11 pm

    @Thiago Kenji Okada lembrei de um artigo seu que a uns meses falando da conversão de áudio e citando segundo não me engano o ruby ripper como um dos melhores par linux,o que mais usei até hoje para tal tarefa é o K3B.A respeito do opus o que eu não sou é de empresas tentarem ou prejudicarem aquilo que eu estou usando,tem espaço para todos então não é preciso puxar o tapete dos outros como determinadas empresas fazem.

Este post é antigo (2012-09-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.