Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Canonical adota retroativamente o Firefox ligeirinho no Ubuntu 10.04 e 10.10

Os desenvolvedores do Ubuntu decidiram mudar a política das versões anteriores (10.04LTS e to.10) quanto à atualização do pacote Firefox: elas deixarão de se limitar a receber correções da versão 3.6 do aplicativo, que originalmente as integrou, e passarão a receber edições correntes do Firefox, incorporando o ciclo de desenvolvimento acelerado que a Mozilla adotou desde então, lançando 2 versões novas a cada 3 meses.

A nova medida entra em vigor ainda em janeiro e foi motivada por oferecer aos usuários os benefícios em novos recursos, suporte a novas tecnologias da web, avanços na segurança e no desempenho que não estavam disponíveis nas atualizações da série Firefox 3.6.

A Canonical adverte que a experiência da navegação pode variar a cada atualização. Além disso, embora seja providenciada também a atualização dos complementos disponíveis nos repositórios do Ubuntu, complementos obtidos de outras origens podem passar por problemas de compatibilidade e exigir intervenção do usuário ou administrador. (via h-online.com – “Ubuntu to move to rapid release Firefox for 10.04 and 10.10 – The H Open Source: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-01-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Brivaldo Junior (usuário não registrado) em 10/01/2012 às 3:03 pm

    Mas o LTS não era pra ser mais “estável” e tudo mais?? Deveria adotar a versão “Enterprise”… do Firefox… poxa, assim fica difícil hein Ubuntu.. isso porque fizemos o maior esforço para adotá-lo oficialmente na UFMS.

    Marcos (usuário não registrado) em 10/01/2012 às 4:01 pm

    O FF não tem versão ‘Enterprise’ ainda. E as correções de segurança e estabilidade são implementadas nas versões recentes, não nas antigas.

    Manoel Pinho (usuário não registrado) em 10/01/2012 às 4:02 pm

    Eu sou a favor desse tipo de atualizações sim porque o firefox é um aplicativo bem isolado do sistema, isto é, pode-se atualizá-lo para a última versão sem comprometer a estabilidade geral do sistema. A prova disso é que a qualquer momento pode-se instalar a última versão do firefox manualmente, baixando e instalando o binário .tar.gz baixado da Fundação Mozilla.

    O usuário só tem benefícios ao fazer essa atualização, porque com o firefox atualizado ele corre menos riscos, tem um desempenho melhor de navegação e evita diversas mensagens de aviso do tipo “seu navegador está desatualizado (experimente entrar em http://oglobo.globo.com com um firfox 3.x e verá essa mensagem). As mudanças na interface são relativamente pequenas e qualquer um consegue usar o novo firefox, mesmo estando acostumado com o antigo.

    É uma situação BEM DIFERENTE de atualizar um ambiente desktop inteiro, como o KDE ou Gnome, de atualizar o kernel ou o X.org (pode afetar o funcionamento correto de alguns dispositivos de hardware) ou de um software para servidores como o apache. Nesses casos é bem mais seguro e fácil apenas aplicar patches para tampar possíveis furos de segurança e corrigir pequenos bugs.

    Ricardo Almeida (usuário não registrado) em 10/01/2012 às 4:52 pm

    Flash esta tao lento e sugando toda memoria do meu computador que estou pensando em abandonar o Linux.
    Ja fiz tudo que podia.

    Nem um filminho de meio minuto no Youtube roda bem.

    Parece que as ultimas versoes do Ubuntu e Flash pioram as coisas.

    So pode ser de proposito. Nao se consegue ser tao ruim assim por acaso.

    Geremias Tunn (usuário não registrado) em 10/01/2012 às 5:15 pm

    @Brivaldo, já que você tem contrato com a Canonical, deveria reclamar afinal, ela deve dar maior atenção ao clientes pagantes do que ao pessoal que só usa, não paga e não contribui, certo?

    Manoel Pinho (usuário não registrado) em 10/01/2012 às 6:10 pm

    @Ricardo Almeida,

    Tudo bem que o Flash não é a melhor coisa do mundo mas você deve estar com alguma versão antiga do Flash ou mal instalada, porque consigo perfeitamente ver vídeos do youtube usando flash 11 e 64 bits ainda por cima), inclusive em resoluções mais altas que o padrão.

    Uma coisa que pode influir muito na sensação de lerdeza do flash é ter uma placa de vídeo mal suportada no linux (SiS e VIA principalmente) e/ou um hardware ou distribuição muito antigos.

    Porfírio (usuário não registrado) em 10/01/2012 às 6:21 pm

    “estou pensando em abandonar o Linux” – Por causa do desempenho de um plugin em um navegador????

    É por isso que existem vários navegadores disponíveis, @Ricardo Almeida. Até que a situação se regularize, instale o Chromium e seja feliz.

    Lucas Borges (usuário não registrado) em 10/01/2012 às 7:09 pm

    Também tenho o mesmo problema do Flash porém no Windows, e agora? vou migrar pro Mac?kkkkkkkkkkk. Pode ser problema da internet,pode ser problema do plugin desatualizada, placa de vídeo desconfigurada e outras coisas. Se eu fosse migrar pro Windows a cada problema que encontrasse não estaria aqui hoje

    Lucas Borges (usuário não registrado) em 10/01/2012 às 7:09 pm

    Também tenho o mesmo problema do Flash porém no Windows, e agora? vou migrar pro Mac?kkkkkkkkkkk. Pode ser problema da internet,pode ser problema do plugin desatualizada, placa de vídeo desconfigurada e outras coisas. Se eu fosse migrar pro Windows a cada problema que encontrasse não estaria aqui hoje

    Bremm (usuário não registrado) em 10/01/2012 às 7:12 pm

    @Brivaldo Junior

    É graças a esse tipo de mentalidade que ainda tem um monte de gente usando o IE6 internet a fora. Navegador não é componente crítico em nenhuma plataforma. O problema maior são os usuários que “morrem de fome” quando muda a cor da “salada”.

    Brivaldo Junior (usuário não registrado) em 10/01/2012 às 8:30 pm

    @Marcos,
    Ué… então o que é o “Firefox de Suporte Estendido (ESR em inglês)”. Não seria o “LTS” do Firefox?

    Brivaldo Junior (usuário não registrado) em 10/01/2012 às 8:33 pm

    @Geremias Tunn,
    Não disse que temos contrato, disse que adotamos o Ubuntu LTS oficialmente, isso significa que a Universidade Federal de MS optou por usar esta distribuição de Linux para sua comunidade acadêmica e poderá se beneficiar de suporte e apoio interno. Estamos homologando todos os nossos sistemas em 3 grandes ambientes, Windows XP, Windows 7 e Ubuntu LTS. Quando falamos em Enterprise temos que pensar na casa dos mais de mil computadores em uma rede… como manter tudo isso atualizado? Se as atualizações não quebrassem sistemas importantes, não veria problema de ter algum esquema automático de atualização… mas todos sabemos que atualizar o browser é ter dor de cabeça com os principais sites de bancos e derivados.

    Imagina que mico se um usuário com Windows XP acessa aquele site de banco e o seu amigo do lado que optou pelo Ubuntu LTS não acessa porque o navegador foi pra versão XYZ que ainda não é suportado?

    Brivaldo Junior (usuário não registrado) em 10/01/2012 às 8:43 pm

    @Bremm,
    IE6 é muito velho. Você ter um navegador com tempo maior de suporte e é claro, recente. Algo como o Firefox ESR é importante, pois as empresas não se atualizam como os usuários atualizam seu computador pessoal. Imagina um parque com 5000 mil computadores e a cada 6 semanas sai um novo navegador que não funciona com os bancos utilizados na sua empresa? Será que eles vão usar o IE9 (cheio de patches e remendos) que funciona ou o Firefox 17 novinho em folha, super rápido, com um motor Javascript melhor mas incompatível? É isso que quis dizer.

    Se essa “mentalidade” que você diz é tão ruim, porque os grandes SYSADMINS preferem as distribuições Linux que tem mais tempo de suporte a segurança? Mudanças são boas, mas tem que ser planejadas e isso tem que ser feito de forma transparente para o usuário. No nosso caso, não queremos que o usuário que adote o Linux desista dele porque a maioria das coisas que ele gostaria de fazer não funcionam.

    Embora o Ubuntu seja muito user friendly, só homologamos a versão LTS, que tem um tempo extendido de suporte e preferimos sempre usar Debian nos servidores, porque? Tem gente que fala que ele “é velho demais”… mas o importante é que ele é estável e seguro.

    Se o legal fosse atualizar Ubuntu a torto e a direito a cada 6 meses e tivéssemos 400 funcionários de TI ao invés de 6, talvez isso não fosse um problema. Tem que jogar de forma inteligente para manter tudo atualizado, evitar problemas de segurança e ainda ter tempo para pensar quando será a próxima virada de upgrades, ou você acha que “amamos” o Windows XP? ;)

    Gustavo (usuário não registrado) em 10/01/2012 às 11:08 pm

    As versoes LTS tem que seguir este padrao para muitas outras aplicacoes. Mantem-se um sistema base estavel e atualizam-se os programas (firefox, brasero, libreoffice etc).

    Nao faz o menor sentido ter que instalar o sistema operacional a cada 6 meses somente para rodar uma versao mais nova do navegador ou do editor de textos.

    Alem disso as versoes mais novas dos programas para Linux costumam ter menos bugs que as versoes “estaveis”.

    Brivaldo Jr (usuário não registrado) em 11/01/2012 às 1:06 am

    @Gustavo,

    Opiniões divergentes. Atualizar, não quer dizer necessariamente mudar de versão… o Debian costuma “puxar” as correções de bugs para a versão estável atual, então versão nova não quer dizer “livre de bugs”, as vezes é o contrário. ;)

    JosephDiniz (usuário não registrado) em 11/01/2012 às 8:23 am

    Notícia interessante.
    Eu só uso as versões LTS do ubuntu e sempre tive que apelar para repositórios ppa s. Seria bom se ampliassem essa política para outras aplicações como o Libreoffice.

    Paulo (usuário não registrado) em 11/01/2012 às 9:48 am

    90% do problema seria resolvido se tivessem alterado o sistema de plugins do firefox para não depender tanto da versão do firefox.
    O chrome muda de versão, não pede nem autorização, mas dificilmente alguma coisa deixa de funcionar.
    No firefox é sempre a mesma dor de cabeça, e agora, de 6 em 6 semanas.
    Poxa, fica cada vez mais dificil usar o firefox.

    Gustavo (usuário não registrado) em 11/01/2012 às 9:57 am

    @Brivaldo:
    esta nunca foi minha experiencia com o Debian Lenny ou Squeeze. Parei de usar Debian stable pelo excesso de bugs.

    Brivaldo Junior (usuário não registrado) em 11/01/2012 às 10:01 am

    @Gustavo,

    Se você diz. Nunca passei por estes problemas. O que você usa? (detalhe, BSD não conta nesta pergunta) :D

    Pajé (usuário não registrado) em 11/01/2012 às 12:21 pm

    Considero esta uma excelente medida. Com a aceleração das versões do Firefox, as diferenças entre elas ficaram menores e o impacto da mudança entre major releases não é tão grande quanto era antes.

    Gustavo (usuário não registrado) em 11/01/2012 às 2:15 pm

    @brivaldo: uso Xubuntu 10.04 LTS

    Brivaldo Junior (usuário não registrado) em 11/01/2012 às 2:57 pm

    @Gustavo,

    Derivado do Debian. :D

    leandrw (usuário não registrado) em 11/01/2012 às 6:34 pm

    #flash
    Flash nunca foi uma coisa excelente. Nota-se isso por alguns infelizes (no melhor dos sentidos) que se aventuraram em desenvolver sites somente com esta tecnologia e vêm seus sites pararem de funcionar após uma atualização do plugin da Adobe. Jobs sabia o quanto o flash pode comprometer um sistema. A era HTML5 só está começando e creio que em breve o flash estará completamente morto, então não esquentemos a cabeça. Quanto a ver filmes no Youtube, uma boa solução é adotar o Minitube como cliente. Tem um ótimo desempenho e não sobrecarrega o sistema.

    Gabriel Mazetto (usuário não registrado) em 13/01/2012 às 4:24 am

    Pra quem anda sofrendo com o flash pra assistir videos no youtube, ative o suporte a HTML5: youtube.com/html5

Este post é antigo (2012-01-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.