Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


BBC e aluna de 18 anos analisam o Raspberry Pi – e gostam

O diminuto computador Raspberry Pi que um correspondente da BBC encomendou na data de lançamento já chegou, e ele convidou uma estudante que cursou cadeiras de introdução à programação para ajudar a fazer o review.

Ambos acharam as instruções de montagem e uso suficientemente fáceis (veja acima como ele ficou quando pronto para o uso), assim como o uso do ambiente, mas observam que pessoas acostumadas a um grau maior de integração entre os componentes podem ter dificuldade de se ajustar.

O Raspberry Pi foi projetado para permitir a estudantes uma experiência mais próxima com computadores, inclusive quanto ao desenvolvimento, e um pouco de uso do Python em modo interativo fez parte do review, cuja conclusão é positiva, e a leitura é recomendada. (via bbc.com – “BBC News – Raspberry Pi computer review: ‘a great step forward’”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-04-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Humberto (usuário não registrado) em 27/04/2012 às 1:49 pm

    Reintero o clamor de muitos aqui no Brasil ,o que esperam os importadores pra tentar trazer esse dispositivo pra nosso Pais com valor proximo similar?
    Com certeza vendas pra ele não vão faltar.

    henry (usuário não registrado) em 27/04/2012 às 2:21 pm

    Se colocar importador, pode acreditar que, como em qualquer relação comercial, o preço aumenta. Se importar, o preço aumenta por conta dos impostos. Isso se for feito na legalidade. Na ilegalidade vc pode-ou não-conseguir com preço bem proximo do original.

    Geremias Tunn (usuário não registrado) em 27/04/2012 às 8:22 pm

    Pena que eu não acho o link aqui mas tem uma matéria muito interessante que eu li sobre o Custo Brasil falando que, realmente, os impostos sobre eletrônicos pesam mas que o preço final tem muito do lucro astronômico que a cadeia de consumo (importador, distribuidor, varejista, etc) põe nos produtos. Tinha uma comparação que em muitos lugares no mundo, enquanto uma margem de 5% é considerada excelente aqui é de 15 a 20% no mínimo.

    Edd (usuário não registrado) em 27/04/2012 às 10:20 pm

    Que mulher estranha, me deu até medo!

    Tiago (usuário não registrado) em 28/04/2012 às 1:55 am

    @Edd, se fosse estudante de direito…..

    @Geremias Tunn ouvi um rumor (pendente de confirmação) que até 70% do preço de um MacBook Pro era imposto. Eu não acredito, mas acredito que mais de 50% seja sim, imposto. Visto que a Apple é uma empresa Global, ela não precisa pagar para ela mesma. Simplesmente manda o carregamento da China direto para Santos. Levando isso em consideração, a gente pode excluir alguns custos. O MacBook Pro comprado nos EUA custa 50% do nosso. Isso contando os impostos americanos e o lucro da Apple Americana. Então, provavelmente, mais de 50% do valor dos computadores é imposto mesmo. Os produtos da Apple são bons exemplos porque são exatamente os mesmos em todo o planeta. Já os computadores HP, Sony e Dell são regionalizados, o que interfere no preço final.

    Outro exemplo foi uma reportagem do Valor econômico dissecando o preço do XBox360 quando esse foi lançado no Brasil. Na época o videogame da Microsoft custava 3000 reais. O Valor econômico chegou numa terrível constatação: o XBox360 brasileiro custava exatamente o mesmo do americano: US$ 400,00. A diferença era só imposto. Dois mil e duzentos reais de imposto.

    Marcos Vinícius (usuário não registrado) em 30/04/2012 às 7:03 am

    @Tiago, não acompanhei seu raciocínio. A Apple não precisa pagar o que pra ela mesma? Seria a porcentagem de revenda? Pois, se não estou enganado, ainda incidem as tributações, normalmente. Incluindo as correspondentes à importação, já que a empresa não possui fabrica no Brasil. (ou a Foxconn já está produzindo Apple? Não acompanhei mais…)

    Quanto ao Raspberry Pi, lancemo-nos à sorte. Porque importação… :/

    Heaven (usuário não registrado) em 30/04/2012 às 7:56 am

    Interessante, mas qual o detalhe de uma “aluna” (muito estranho) ter analizado o Raspberry PI?

    Na minha concepção o mesmo equipamente já havia sido elogiando por muitos que são profissionais renomados na área e aceito antes mesmo de ser lançado.

    O Raspberry Pi foi projetado para uso em educação, creio que a aanálise por alunas e alunos é no mínimo muito importante, se não for essencial.

Este post é antigo (2012-04-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.