Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Atendendo ao interesse dos usuários, Fedora 18 trará MATE, fork do GNOME 2

Dias após a notícia de que o o ambiente Cinnamon, do Mint, chegou ao Fedora, e no dia seguinte à discussão sobre problemas na situação atual do GNOME 3, chega mais uma informação conexa: o MATE, fork do GNOME 2, chega ao Fedora atendendo a anseios expressos pelos usuários desde que esta distribuição adotou o GNOME 3.

Longa vida ao GNOME e seus descendentes! (via news.slashdot.org – “Fedora 18 To Feature the GNOME2 Fork MATE – Slashdot”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-08-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Andrew (usuário não registrado) em 1/08/2012 às 3:46 pm

    Uhuuuuu!

    Yan (usuário não registrado) em 1/08/2012 às 4:04 pm

    Estava aguardando…vida longa ao gnome 2!

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 1/08/2012 às 7:09 pm

    Antes de tudo, deixo claro que sou usuario de enlightement e17 e as vezes de kde e cada vez mais raro de Window Maker. Claro que jah usei GNOME{1,2,3}, mas nao me considero usuario deste ambiente.

    Acredito muito nas inovacoes que o gnome3 trouxeram, porque sao inovacoes pensadas na usabilidade, mas acredito que romper com os desktops multiplos fixos foi o principal problema, pois descaracterizou o ambiente. Quanto as outras mudancas eu achei todas as que vi bastante positivas, pois deixam o uso se nao mais simples, ao menos mais rapido.

    Penso que daqui a mais algum tempo teremos muitos usuarios que enfrentaram a missao de desvendar o dia-a-dia com o gnome3 e essa tendencia pode ter um revez.

    Voltar ao estilo gnome2 eu nao acredito que o projeto gnome faca, mas acredito que um grande projeto de educacao para mostrar como fazer tudo no gnome3 (principalmente por videos) (sei que tem algums videos, mas digo videoaulas de tudo mesmo) facilitaria.

    Talvez o projeto gnome tenha deixado de ser a preferencia de um grupo de usuarios, mas tenho visto pessoas que vieram do sistema operacional proprietario de maior uso em desktops usando e gostando muito do gnome3.

    Rafael (usuário não registrado) em 1/08/2012 às 10:41 pm

    Poorra deixa o Linux evoluir!!

    Rombo (usuário não registrado) em 1/08/2012 às 11:07 pm

    Mate gelado, frio ou quente faz bem à gente.

    arthas_dk (usuário não registrado) em 1/08/2012 às 11:17 pm

    Acho interessante, mas a questão também é a evolução feita nas API’s do gnome; isso sim é um bom potencial do gnome 3, algo que o pessoal do mint está explorando bem.

    Eu acredito que o cinnamon é um ótimo sucessor para o gnome2, porque mantém uma linha de raciocínio similar mas utiliza as novas bibliotecas do gnome (3).

    É esperar para ver, o mint mesmo já lança inicialmente o mate e o cinnamon para então lançar kde e lxde.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 1/08/2012 às 11:24 pm

    @arthas_dk

    Mais ou menos, o Cinnamon é bem agradável de usar mas tem alguns bugs bem chatos. E é bem mais pesado que o Gnome 3 em fallback mode, também. :(

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 2/08/2012 às 1:25 am

    Será que o MATE vai migrar para GTK3?

    Lucas (usuário não registrado) em 2/08/2012 às 7:44 am

    Fedora 18, tá sendo verdadeiramente o Fedora que conheci um dia, com todas as novidades do mundo Linux. Agora tem Unity, Gnome 3, Cinamom e Mate. Será que agora vai agradar gregos e troianos?

    Renato (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 6:20 am

    Noticia muito boa, apesar de não gostar muito do Fedora.

    Bom, espero que a canonical acorde e faça um ubuntu com mate!

    Marcos (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 2:24 pm

    Que bom que temos opção: quem gosta do Gnome 3 tem opção, quem prefere o Unity tem opção, quem ama kde, lxde, …

    As distribuições se diferenciando, cada um escolhe a distro que deseja usar, já que ultimamente trocar o gerenciador de janelas padrão é uma tarefa muito difícil para um usuário Linux. ;)

Este post é antigo (2012-08-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.