Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Alvíssaras: Google muda regra do jogo e aperta o cerco aos apps para Android

Regra necessária quæ sera tamen.

Uma salva de palmas a quem tomou a decisão de passar uma mensagem clara ao tornar proibidos de forma específica, no repositório anteriormente conhecido como Android Market, apps de uma série de categorias, incluindo os que finjam uma identidade ou falsamente se apresentem como desenvolvidas ou autorizadas por outra entidade, transmitam vírus, enviem SMS e e-mail sem o conhecimento do usuário, coletem dados do usuário, entre outras práticas que certamente não têm sido bem recebidas pelos usuários da plataforma.

Via info.abril.com.br:

O Google iniciou o envio de e-mails para sua comunidade de desenvolvedores informando que a loja Google Play sofrerá mudanças em sua política para reprimir a quantidade de aplicativos falsos para Android.

A empresa atualizou suas regras e políticas de uso para a Google Play com o intuito de deixar a plataforma mais segura e fácil de navegar.

O Google também definiu os tipos de apps que não serão mais permitidos na plataforma. Por exemplo, aplicativos que obtêm informações pessoais como cartões de crédito e número de registro pessoal sem autorização do usuário não serão mais autorizados.

O envio de SMS, e-mail ou outras mensagens em nome do usuário e sem seu consentimento também está proibido.

A gigante de buscas também irá restringir os desenvolvedores de utilizarem nomes ou ícones similares aos encontrados em aplicativos já existentes para evitar a pirataria.

Além disso, para repelir a quantidade de spam, o Google também solicita que os desenvolvedores não publiquem conteúdos repetidos, descrição enganosa dos produtos ou inflem a descrição com palavras-chave para melhorar a relevância do app nos resultados de busca.

Segundo o Google, qualquer violação ás novas regras poderá acarretar na expulsão do desenvolvedor e seus aplicativos da Google Play.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-08-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fábio (usuário não registrado) em 2/08/2012 às 11:55 am

    Só falta incluírem um botão de denúncia na Play Store… =)

    Porfírio (usuário não registrado) em 2/08/2012 às 12:36 pm

    @Fábio, esse botão já existe, desde que eu me lembro. No rodapé de qualquer detalhamento de app, vc vai encontrar o comando “Denunciar Abuso”.

    Eu, por exemplo, já o usei dezenas de vezes contra apps que considerei suspeitos (pedindo permissões demais, nomes parecidos com após famosos, etc).

    Repare-se que as precauções atuais da GP nem de longe (graças a Deus) se parecem com as exigências de “outras lojas”: não reprova app sem motivo claro, não exige acordos de confidencialidade, ou demanda espera de até 7 dias para aprovar uma atualização. Permite a publicação de apps que oferecem serviços que concorrem com os da dona da loja.

    Espero que continuem assim. Para o bem dos usuários e desenvolvedores.

    Alex (usuário não registrado) em 2/08/2012 às 1:00 pm

    Eu ficaria muito satisfeito se fosse permitido conceder/bloquear individualmente as permissões dos aplicativos.

    Muitas vezes vejo bons aplicativos no Play, porém com permissões mais do que necessário.

    Porfírio (usuário não registrado) em 2/08/2012 às 1:41 pm

    Existe alguns aplicativos que permitem retirar permissões de outros aplicativos depois que vc os baixa, @Alex. Mas eu acho que o melhor mesmo é não baixar aplicativos que pedem permissões com as quais vc não concorda. Foi pra isso que o sistema foi feito.

    Se vc realmente tem motivos para acreditar que um pedido de permissão é suspeito ou mal-intencionado, vale usar a opção de denunciar abuso para o caso ser avaliado pela loja em questão.

    Agora, ocasionalmente acontece de um aplicativo “gratuito” (ad supported) pedir as permissões necessárias para buscar e exibir anúncios. Se vc concordou em usar o app, não acho justo bloquear o acesso dele à internet. É um contrato simples: o autor criou e te deu o aplicativo e vc se compromete a ver os anúncios pro cara ganhar o dindin dele. Se não gostou da ideia, vc sempre pode desistir do contrato e desinstalar o aplicativo.

    Marcos (usuário não registrado) em 2/08/2012 às 2:36 pm

    Será que agora acaba o mimimi?

    Porfírio (usuário não registrado) em 2/08/2012 às 3:23 pm

    Duvido, @Marcos… ;-)

    henry (usuário não registrado) em 2/08/2012 às 4:24 pm

    Permissoes pulverizadas configuráveis pelo usuário, como no blackberry. É isso o que o android precisa. Se não teve até agora, acredito que seja por ser impossivel ou seja “muito complicado” para o google.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 2/08/2012 às 5:27 pm

    @Augusto: Você fisgou o termo “alvíssaras” do Professor Hariovaldo? =D

    Desconheço o professor mencionado!

    Porfírio (usuário não registrado) em 2/08/2012 às 5:56 pm

    Acho que é muito complicado para todo o ecossistema, @henry. Imagina o inferno que deve ser pro desenvolvedor prever o que estará ou não permitido pra ele:

    Vc começa uma operação que depende de uma permissão e ela está concedida. Ok, daí vai fazer a próxima que depende de outra permissão, mas está revogada… Ops! Se vc não tiver controle da transação, babou tudo, vc tem dados inconsistentes. Ou vc tem de garantir transação pra tudo ou tem de checar todas as permissões necessárias antes de fazer. Mesmo não sendo programador, pra mim parece bem complexo.

    E mais importante: permitir controle de cada permissão em separado arruinaria modelos de comercialização baseados em anúncios. Eu acho que é muito importante que esse modelo exista, e você?

    Permissões globais são assim: Se vc quiser usar meu aplicativo, me permita fazer todas essas coisas, senão nem instale. E eu acho isso bom.

    alguem (usuário não registrado) em 2/08/2012 às 10:56 pm

    Tá, aplicativos que não tenham permissões de acessar tais informações não poderão acessar. Mas… não é assim que já funciona. O app pergunta, o usuário permite! O problema continua sendo de BIOS. É muito difícil sanar isso de vez. Só educando o povo a ler antes de aceitar algo.

    Spif (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 3:38 am

    Espanta ver o que é/era permitido no Ex-Market hoje em dia:

    “envio de SMS, e-mail ou outras mensagens em nome do usuário e sem seu consentimento”

    “aplicativos que obtêm informações pessoais como cartões de crédito e número de registro pessoal sem autorização do usuário”

    apps com “nomes ou ícones similares aos encontrados em aplicativos já existentes”

    Outra coisa que eu acho esquisito é essa prática:

    “para repelir a quantidade de spam, o Google também solicita que os desenvolvedores não publiquem conteúdos repetidos, descrição enganosa dos produtos ou inflem a descrição com palavras-chave para melhorar a relevância do app nos resultados de busca.”

    Solicita? Isso devia acarretar expulsão desde o lançamento. Daí você fica pensando: Que diabos de negócio o Google e seus parceiros estão gerindo?

    Isso é ruim para o consumidor, que era enganado e o Google permitia. Essas medidas deles de hoje deviam ser básicas.

    Spif (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 3:46 am

    Oi, Tércio, esse site desse “professor” é a sério?

    Spif (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 3:47 am

    Ah: http://www.hariovaldo.com.br/site/about/advertencia/

    Ignore este idiota.

Este post é antigo (2012-08-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.