Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


900 mil Androids são ativados todos os dias

Via info.abril.com.br:

O sistema operacional Android agora registra 900 mil ativações diárias. O anúncio foi feito pelo chefe da divisão do sistema no Google, Andy Rubin, em seu perfil no Twitter. A divulgação do número não detalha, contudo, quais parcelas são referentes aos smartphones ou tablets.

Independente disso a marca sinaliza o contínuo crescimento na adoção do sistema operacional em todo o mundo. Em tuítes passados, Rubin divulgou outras informações que confirmam a tendência.

Há cerca de um ano, o Android batia a marca de 500 mil ativações, enquanto que, em dezembro de 2011, o número já registrava 700 mil. O ritmo também é indicativo de que, até o fim do ano, o Google pode chegar a ativar um milhão de aparelhos Android todos os dias.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-06-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Porfírio (usuário não registrado) em 12/06/2012 às 10:01 am

    A última vez que eu ouvi falar de algo assim, tratava-se da adoção dos aparelhos de TV (Philips, Philco, Telefunken). Acho que estamos vendo o mesmo fenômeno de novo…

    Spif (usuário não registrado) em 12/06/2012 às 12:37 pm

    Eu acho que a manchete fica menos impressionante quando você diz:

    900 MIL ANDROID SÃO ATIVADOS TODOS OS DIAS, A MAIORIA COM A VERSÃO 2.X.

    É. Fica bem menos impressionante, mas como o lance todo do Google tem sido números e não qualidade, acho que deve ser válido.

    Porfírio (usuário não registrado) em 12/06/2012 às 1:05 pm

    Eu acho que a manchete é “900 mil Androids são ativados todos os dias”…

    Gustavo (usuário não registrado) em 12/06/2012 às 1:31 pm

    A versão mais “ATUAL” acaba sendo a 2.3, pois é a que a maioria usa, para qual os desenvolvedores programam. Ela funciona bem. Não vejo motivo para atualizar para a 4.0. Vida longa a 2.3!

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 12/06/2012 às 2:14 pm

    Cara esse negócio de fragmentação já está me enchendo, desenvolvo para android e como todos já devem perceber as versão que roda para o joão da padaria da esquina pode ser a 1.5 se ele conseguir telefonar(isso é o principal não se esqueçam) e mandar sms está bom, claro que ainda ele poderá acessar youtube, email, mas para ele a versão que ele usa é 1.5 coloca a 2.3 para ele, único jeito para ele se adaptar a 2.3 seria comprando um novo smartphone pq sempre foi assim e sermpre vai ser.

    Atualizei o Galaxy S2 do meu pai, ele falou q mudou algumas coisas q ele não gostou, e se tinha como voltar a versão, mas convenci ele mostrando tudo que mudou, sendo assim acho que esse mimimi de atualização é totalmente desnecessária.

    Únicos que ficam “xiando” das atualizações são os “geeks e nerds”, desculpa a sinceridade pq sou nerd tbm =/

    E o principal motivo que ficou essa bola de neve é que a versão 3.0 ficou “escondida de todos” e tiveram que pegar 2.3 ver o que mudou direto para 4.0 e adaptar as funcionalidades, entendo a parte das fabricantes também, pois 3.0 era exclusividade dos tables e continua sendo.

    Afinal isso aconteceu na versão 2.1 para 2.2, 2.2 para 2.3 não sei pq estão fazendo isso tudo =/

    Spif (usuário não registrado) em 12/06/2012 às 2:31 pm

    Gustavo, eu acho que usar a 2.x não é horrível assim, se você conseguisse atualizar o seu dispositivo. Na maioria dos casos, vc saiu com a 2.3.1 de fábrica, daqui a 10 anos você vai continuar com a 2.3.1. Com toda a “Bagagem” da versão (bugs, falhas de segurança e etc.).

    O principal é: Fica idêntico à um dumbphone.

    Spif (usuário não registrado) em 12/06/2012 às 2:38 pm

    Eduardo, se você quer só ligar e passar sms a Nokia tem uma linha de dumbphones resistentes que vão te acompanhar por uns 5 anos facilmente.

    Quem compra um Smartphone quer mais. Quer vídeos, redes sociais, quer música, fotos e todo o tipo de coisa.

    “mas para ele a versão que ele usa é 1.5 coloca a 2.3 para ele, único jeito para ele se adaptar a 2.3 seria comprando um novo smartphone pq sempre foi assim e sermpre vai ser.”

    Deixa eu te apresentar ao conceito de Atualização do Smartphone, que já é praticado pela maioria (senão todos) os concorrentes do Android, especialmente o iOS, o Windows Phone, O Meego e o Symbian.

    As coisas não precisam ser assim. Você pode ter atualização do seu sistema, você pode trocar várias vezes de versão, você pode ter novas funcionalidades e programas sem precisar trocar de aparelho.

    Só quem acha que não são os fabricantes de visão estreita do Android, que travam de toda maneira o upgrade dos seus aparelhos, do jeitinho que faziam com os seus dumbphones, e com o “selo de aprovação” das trademarks do Google em cima.

    Triste desse jeito.

    Porfírio (usuário não registrado) em 12/06/2012 às 3:03 pm

    Bom, @Eduardo… Tenho alguns apps favoritos que eu usava na versão 1.6, continuo usando no 4.0 e eles continuam bem suportados.

    Acompanho de perto um desenvolvedor que suporta um app dele para todas as versões a partir da 2.1, sem dificuldades. A versão 4.0 tem um APK específico só pra ela, mas ele coloca as 2 versões no Google Play e elas são mostradas para cada usuário como o mesmo aplicativo.

    Assim como vc, tb não entendo essa choradeira por novas versões. Que cada nova versão é melhor que a anterior, é inegável, mas o advento de cada nova versão não inutiliza as anteriores.

    Tem sim gente que gosta mais da 2.3 (vai saber o motivo…), também tenho meus exemplos.

    Discussões sobre versão são coisa de nerd (nós)? Sim, são. Ontem eu estava vendo TV à noite num desses programas de venda e (pasmem) vi um cara anunciando um dumbphone de três chips por trezentas e poucas pratas (o preço de um smart LG P350) como se fosse a oitava maravilha do mundo, a última palavra em tecnologia (sim, deu vontade de mandar assassinar o sacripanta! Aquilo pra mim não vale mais nem 10 pratas, quanto mais trezentas). Pra mim, é como se ele estivesse vendendo um radinho à pilhas!

    Então, Android/iOS/WP são coisas que muita gente conhece e pede nas lojas. Agora, quais são as novidades de cada versão são assunto de grupos mais restritos.

    Eu ainda uso Ubuntu 11. A maior parte das ativações ainda é de 2.3? Tô “nem aí”. Como muitos de nós, gostaria de usar wifi-direct com mais aparelhos alheios, mas Android é Android, seja qual for a versão, e 9000 novos “parceiros” por dia é uma taxa muito boa. Até o fim do ano, serão 1 milhão de ativações/dia.

    Em tempo, cada dumbphone do mundo será substituído por um Android. Tablets com o sistema serão comuns nas ruas e ele terá invadido o mercado de notebooks e ultrabooks (e óculos de RV), levando o kernel Linux a mais e mais máquinas e equipamentos. Até mudar a cara da computação pessoal tal como a conhecemos. E as “janelinhas” da MS… fecharem.

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 12/06/2012 às 3:05 pm

    @Spif

    Acho que vc não entendeu, o usuário faz as mesmas coisas na versão 1.5, navega na internet, ve videos no youtube, ve emails…
    Eu tenho um galaxy 5 com CM7 2.3.7… posso ter sido mal entendido, afinal falei que o joão da padadia tem um android…
    Rodo angry birds space, worms dentre outros jogos, fora que navego nele mesmo lendo limitado, sou desenvolvedor entendo o conceito de atualização…

    Porém você deve entender que o usuário que o android atinge é o cara que mal sabe mexer no smart, sendo assim vc acha realmente que ele irá atualizar?

    Também acho que é uma porcaria o sistema atualização das roms do android, final tem que esperar fabricante, operadoras terem a boa vontade de liberar uma rom…

    A claro “Atualização do Smartphone” existe no iOS e Windows Phone, pois ambos possuem poucos aparelhos… Conta ai quantos smartphones e fabricantes o android tem? até a tplink entrou nessa…

    Android é uma zona? claro, acho que o google sabe disso e deve restringir mais as customizações ou irão criar um jeito de colocar “plugins” no android “oficial”, pois o android é uma distribuição linux com N variações…

    Wilfredo (usuário não registrado) em 12/06/2012 às 3:53 pm

    Finalmente este é o ano do Linux… ao menos nos smartphones!

    Spif (usuário não registrado) em 12/06/2012 às 4:39 pm

    “Porém você deve entender que o usuário que o android atinge é o cara que mal sabe mexer no smart, sendo assim vc acha realmente que ele irá atualizar?”

    Assim como o usuário do Windows Phone, como o Usuário do iPhone, como o Usuário do Symbian e etc. Nessa plataformas existe update e ele é feito de forma fácil, não o parto que é botar uma rom custom no seu Galaxy 5*.

    O problema é que o Android é um ecossistema confuso e difícil, e isso acontece com a chancela do Google. Ele libra a marca pra cada uma das companhias que fazem o ecossistema algo burocrático e perigoso.

    Você, como dono da marca, pode forçar um padrão, basta dizer que não vai deixar chamar de Android e nem instalar os programas dele nos celulares. Pronto, acabam-se as facilidades da plataforma.

    O que falta é consciência e respeito ao consumidor, coisa que as concorrentes mostram sempre.

    *(Por falar nisso eu tenho um desses, me passa o tutorial pro CM7? Quero fazer umas experiências com ele.)

    Spif (usuário não registrado) em 12/06/2012 às 4:40 pm

    Wilfredo, do mesmo tempo que GNU não é Unix, Android não é Linux.

    Não caia na mentira.

    Marcos (usuário não registrado) em 12/06/2012 às 5:04 pm

    br-linux facts:
    1 – todo tópico do Android tem post do Spif trollando sobre atualizações e uma penca de gente tentando convencê-lo
    2 – todo tópico a respeito do Ubuntu aparece alguém pra falar mal do Unity
    3 – todo tópico sobre o Stallman gera flames

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 12/06/2012 às 5:58 pm

    @marcos vou concordar com vc acho que deveria ter o br-flames.org (demorou)

    http://news.ycombinator.com/

    Andre (usuário não registrado) em 12/06/2012 às 6:28 pm

    Nem a Google queria que dissessem que Android é Linux, pois eles mesmos disseram que “Android não é Linux”.
    Depois de muito mimimi da comunidade eles assumiram: “Sim, Android tem uma pequena parte que é Linux” e a comunidade ficou feliz, rs.

    Andre (usuário não registrado) em 12/06/2012 às 6:32 pm

    É uma pena que 900 mil ativações/dia não tornem a empresa que tanto gosto mais forte… Ela não ganhar nada com isso, a loja de Apps mal se paga, segundo a própria empresa a receita de publicidade móvel é bem menor do que a computação tradicional, enfim, quem deve estar faturando horrores é a Microsoft. Uma pena…

    Spif (usuário não registrado) em 12/06/2012 às 6:48 pm

    Marcos, eu gostaria que o Android fosse diferente, e eu não precisasse discutir com fãs sempre.

    André, pode deixar que o Google não está no prejuízo: os dados gerados pelo uso dos aparelhos vão dar uma dianteira boa na Venda de anúncios para dispositivos móveis.

    Ou seja: Vocês pagam para o Google ganhar dinheiro.

    Marcos (usuário não registrado) em 12/06/2012 às 9:33 pm

    “eu gostaria que o Android fosse diferente, e eu não precisasse discutir com fãs sempre.”

    Então não discuta e respeite a opinião de cada um.

    ” Vocês pagam para o Google ganhar dinheiro.”
    O mesmo pra Apple, Microsoft, Facebook, etc. Chama relação ganha-ganha. Quem não gosta de um, tem opção de outros. Mania de querer que todos pensem iguais…

    Spif (usuário não registrado) em 12/06/2012 às 10:40 pm

    “Então não discuta e respeite a opinião de cada um.”

    Respeitar opinião não quer dizer não discuti-las.

    “Chama relação ganha-ganha.”

    Não, não. Veja:

    *Quando você tem uma relação aonde vc ganha um smartphone e o seu fornecedor ganha um bocado do seu dinheiro, é ganha-ganha.

    *Quando você tem uma relação aonde vc ganha um smartphone e o seu fornecedor ganha um bocado do seu dinheiro, mais acesso a todas as suas buscas para criar um produto que vai dar mais lucro pra ele, mais acesso para todos os APs WiFi à sua volta pra melhorar o banco de dados de posicionamento dele, e etc… isso é Ganha, Ganha, Ganha, Ganha – Ganha.

    Tem alguém ganhando demais aí… dica: Não é você.

    linuxflames (usuário não registrado) em 13/06/2012 às 11:27 am

    Mode_flame ON

    Android, 899 mil desatualizações por dia

    courtesy of br-linuxflames.org

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 13/06/2012 às 12:11 pm

    @Spif

    Aqui tem um tutorial para instalar CM7 no G5:

    http://felipearon.net/blog/android/samsung-galaxy-5-com-cyanogenmod-android-gingerbread/

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 13/06/2012 às 12:14 pm

    @Spif

    Após instalar vc irá perder o kies, que para mim não fez nenhuma diferença, mas de resto ele remove todos os aplicativos que as operadoras colocam e a samsung, a se vc n curtir o tema padrão vc pode baixar do ICS e mudar pelo Theme chooser(que para mim já deveria ser nativo no android =/ )

    E com eu disse o android á uma “zona”, o pessoal da madteam está fazendo a versão do cm9 para o g5 porém é meio complicado pq espaço dele é limitado, mas nada que um s2ext não resolva :)

    maximiliano (usuário não registrado) em 13/06/2012 às 5:29 pm

    O Android está repetindo a história do Windows dos anos 90, não era nada fenomenal, sem segurança e sem estabilidade, mas ganhou uma popularidade tão fora do comum que os problemas foram minimizados( ou passaram praticamente despercebidos) pelos usuários não-avançados, ou seja, pelo povão.

    Spif, eu concordo contigo: O usuário ganha, a companhia ganha,ganha,ganha…

    Todas elas são assim, inclusive as não-tecnológicas, temos duas opções nesse caso: fazer votos de desprendimento material e se juntar a uma tribo primitiva ou se conformar que isso faz parte do capitalismo elegendo suas companhias favoritas (usando critérios exclusivamente pessoais) para desfrutar dos seu serviços.

    Porfírio (usuário não registrado) em 13/06/2012 às 6:19 pm

    @Marcos:

    “1 – todo tópico do Android tem post do Spif trollando sobre atualizações e uma penca de gente tentando convencê-lo”

    O que é fundamentalmente inútil, porque esse não é o objetivo real do sujeito. na verdade, para ele pouco importa se existem ou não atualizações, se existe ou não fragmentação, etc.

    O objetivo real dele é encontrar uma brecha no produto mais popular da empresa que está espancando a “dele” (produto esse que nos interessa, mas não por ser dessa empresa).

    Se alguém prova que a brecha não existe, ele força mais um pouco, até onde puder, ou espera a poeira assentar e vai tentar de novo em um tópico futuro (quem sabe a historinha dele cola com alguém?). Ele é brasileiro e não desiste nunca.

    A partir do momento em que ficar impossível explorar a perspectiva de uma brecha, ele vai abandoná-la e procurar por outra. E o ciclo recomeça.

    “2 – todo tópico a respeito do Ubuntu aparece alguém pra falar mal do Unity”

    Isso é mais desculpável. Tem gente que não gosta do Unity, questão de gosto. Não tem gente que não gosta do Sense ou do TouchWiz? Então… Ainda bem que ele não é a única alternativa (sim, tem gente que se recusa a entender esse detalhe, mas esse é um fato conhecido).

    “3 – todo tópico sobre o Stallman gera flames”

    O Richard é, na minha opinião, “O cara”. Mas eu não posso negar que é uma personalidade controvertida (nada estranho, o Linus e o Ramond também são). Então é natural rolarem flames sobre eles. Isso não me incomoda.

    Marcos (usuário não registrado) em 13/06/2012 às 7:48 pm

    O mais engraçado é criticar o Google por ter lucro grande, sendo que a empresa ‘dele’ é a que tem mais lucro de todas.hehehe

    A propósito, fiz as contas do que já ganhei com os produtos do Google e depois dividi o lucro da empresa pelos milhões de usuários dos serviços. Saí no lucro. hheheheheh

    Porfírio (usuário não registrado) em 13/06/2012 às 8:20 pm

    Engraçado vc citar os ganhos de usuário, @Marcos. Aqui na empresa compramos alguns pacotes de serviços dele (nada relacionado com Android, são recursos de servidor).

    Foi feito um levantamento baseando-se nos preços da Google (cotamos a Red-Hat tb, mas eu não vou divulgar essa diferença) e chegamos à conclusão que os preços desses serviços foram bastante vantajosos: mais de 300% de economia comparados ao TCO de manter esses serviços nós mesmos, o que é uma ótima taxa.

    Em relação ao meu uso pessoal dos serviços deles (e eu não uso todos os mais populares) posso dizer que eles me dão um retorno muito bom. Fico até interessado em que eles ganhem mais ainda, porque isso garante o crescimento da empresa a continuidade dos serviços.

    Não gosto de empresas que ganham dinheiro coibindo a minha liberdade e eliminando a concorrência de mercado (porque isso limita as minhas escolhas). Mas se ela sabe lutar a boa luta, está ok.

    (Sem falar na derrocada inevitável de um certo concorrente dela que deve mesmo terminar de cair na irrelevância, em nome do bem comum… Para algumas coisas vc usa seu cartão de créditos, mas isso não tem preço)

    Spif (usuário não registrado) em 13/06/2012 às 8:47 pm

    Eu acho interessante como é que eu tenho uma “empresa minha”. De quem eu sou empregado essa semana?

    Na verdade, sou o comentarista que mais usa fabricantes diferentes, disparado. Diferente da fã clube do Google. ;)

    Mas claro, reconhecer isso forçaria vocês dois a procurarem um argumento de verdade, ao invés de recorrerem ao Ad Hominem. Mas cada um usa a capacidade mental que possuí!

Este post é antigo (2012-06-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.