Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


WebOS: o que significa a abertura de código do sistema da Palm e HP

Trechos da minha coluna desta semana no TechTudo:

Via techtudo.com.br:O WebOS é um sistema operacional (que usa o kernel Linux) duro na queda: nascido como uma tentativa da Palm de lidar com tempos difíceis, foi levado com ela quando ela acabou sendo adquirida pela HP, e ao longo da sua vida comercial esteve presente em produtos como os smartphones Pre, Pixi e Veer, além do malfadado tablet HP TouchPad, lançado em julho a US$ 499 e descontinuado no mês seguinte, quando os estoques foram torrados a US$ 99 cada.

A derrocada do TouchPad não foi culpa do WebOS, ou ao menos não sozinho: os problemas começavam desde o projeto, e o hardware era tão fraco a ponto de os engenheiros da própria HP terem demonstrado que conseguiam rodar o WebOS com o dobro do desempenho se instalassem-no em um tablet da concorrência.


Dodô

Mas a partir do anúncio da descontinuidade do TouchPad, teve início uma sequência de meses de incerteza na HP, que destituiu seu CEO e não sabia mais se continuaria trabalhando com PCs, se daria continuidade ao próprio WebOS, além de outras dúvidas associadas.

E nesta tarde de sexta-feira chuvosa (ao menos aqui), a decisão do futuro do WebOS foi anunciada: a HP até disse que continua pensando em fazer tablets (mas não smartphones) com o sistema no futuro, mas vai entregar o código à comunidade sob uma licença open source (“pure open source project”, nas palavras do anúncio), ou seja, o WebOS está em vias de se tornar mais um sistema operacional em código aberto.

Ou, nas palavras da CEO presentes no comunicado distribuído à imprensa, a HP libera a criatividade da comunidade open source para avançar para uma nova geração de aplicações e dispositivos. E a HP promete continuar envolvida, não apenas buscando atrair a atenção de desenvolvedores comunitários (ao mesmo tempo em que cuida da governança), como ainda colaborando com eles no desenvolvimento.

(…) O fiel desta balança será o hardware, componente essencial para que o WebOS seja uma plataforma, e não apenas um sistema. Como em outros momentos da história em que fabricantes mudam a intensidade do seu suporte a um sistema, no momento resta aos interessados torcer.

Torcer para que HTC, Samsung, Facebook, Amazon, alguma operadora ou qualquer outro interessado opte por usar o WebOS, e não outros sistemas já estabelecidos, como o sistema de uma linha de equipamentos, dando assim aos desenvolvedores um conjunto de usuários potencialmente interessados em rodar seus aplicativos.

Talvez a dúvida persista por algum tempo, até porque – tanto para os desenvolvedores, quanto para os usuários e todos os demais interessados – pode até não haver outro sistema parecido com o WebOS, mas certamente há alternativas a considerar.

O negócio, como sempre, é saber o momento certo de tomar a decisão de abandonar o investimento específico em uma plataforma – ou de insistir nela quando os outros estão desistindo, por tempo suficiente para ver surgir a cavalaria que a salvará ツ


• Publicado por Augusto Campos em 2011-12-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Frederico (usuário não registrado) em 9/12/2011 às 8:55 pm

    Acho que demorou para ser liberado a comunidade open source,
    vamos ver o futuro que isso trará.

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 9/12/2011 às 9:20 pm

    Creio que o Android criou esse paradigma.
    Se vc não é a Apple para estar na moda ou a MS para ter bilhões para bancar um SO fechado, a única opção que sobra são os moldes da Google e ganhar dinheiro com os serviços, e deixando o SO livre (grátis para ser exato).

    Andre Luiz (usuário não registrado) em 9/12/2011 às 10:05 pm

    Na minha opinião o WebOS só consiguirá seu lugar ao sol se crescer em cima dos erros do android, principalmente nos quesitos transparência e segurança jurídica. Acredito, inclusive, que serão os desenvolvedores insatisfeitos do android que abraçarão a plataforma (talvez até uma samsung da vida).

    rogerio (usuário não registrado) em 9/12/2011 às 10:48 pm

    @Andre Luiz, acho que a Samsung não se encaixa nesse perfil eles tem o Bada.

    Paolo Sanches (usuário não registrado) em 9/12/2011 às 11:41 pm

    acho que tem espaço,
    pois o sonho do android é o de ser um iphone,
    seguindo o modelo de negocios criado pelo steve.

    ericodc (usuário não registrado) em 10/12/2011 às 4:08 am

    para min o sucesso comercial do webOS e do meego dependem mais do desfecho da peleja de google x oracle do que propriamente de plataforma ou investidores, se oracle diminuir a fome de dominar uma plataforma sem empregar um desenvolvedor nela provavelmente o android continuará dominante, senão possíveis novos players irão adotar outras plataformas, pois o próprio crescimento mostra que há muito espaço ainda desocupado e é impossível para uma única empresa, seja apple, samsung, htc…, dominar todo o mercado.

    Em tempo, as apps de ambos os sistemas são baseada no html5 e c/c++ o que garante uma boa base de desenvolvedores pelo mundo, o potencial existe, basta que não se seja tão imediatista quanto os investidores da HP, que largaram a onda do momento e pagaram 10bi por uma ferramenta de crawler

    Bruno Bosynike (usuário não registrado) em 10/12/2011 às 3:37 pm

    Ótimo, bom pro mundo Open Source, né?

    Quando um software não embarca, ele é abandonado e seu código liberado. Que coisa. Se o WebOS Explodisse como o Google Android ou o Apple IOS, ele estaria até hoje com o código restrito a HP.

    Já que a HP abriu o código do WebOS, poderia abrir o código do BeOS, adquirido quando a Palm foi incorporada.

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 10/12/2011 às 7:45 pm

    O último homem:
    http://www.gizmodo.com.br/conteudo/este-e-o-cartao-de-visita-mais-triste-do-mundo/

    Celio Alves (usuário não registrado) em 11/12/2011 às 1:16 pm

    Será que WebOS baterá de frente com o Android ou será mais um Tizen/Meego?

    rjp (usuário não registrado) em 11/12/2011 às 9:36 pm

    É uma pena q a HP precisou tomar na cabeça p/ abrir o q faltava do código-fonte do WebOS (duvida? Http://developer.palm.com). Meus votos q esse sistema, q é melhor q o Android em alguns aspectos (como multitarefa), n seja apenas uma curiosidade. Mas precisa de apoio em termos de hardware, como fabricantes apoiarem o produto.

    PS: Discordo ao falarem do hardware do Touchpad, q é até bem rápido. Afinal, é um Snapdragon dual-core de 1,2 Ghz. Claro, se vc usar o Uberkernel, atinge 1,5 Ghz fácil e muito estável. E acho ele até bem rápido.
    PS 2: Escrevi esse comentário a partir do meu Touchpad de 32 Gb. Sei do q falo.

    Porfirio (usuário não registrado) em 12/12/2011 às 2:00 am

    Pois é, HP… Se tivesse feito isso desde o início, quem sabe?

    Agora, depois que os burros foram tomar banho, fica aí sua migalha pra comunidade. Bom código pra colocar na minha HD museu.

    Pablo (usuário não registrado) em 12/12/2011 às 9:31 am

    Tem dias que essas imagens que ilustram a reportagem são praticamente mindfucks.

    Porfírio (usuário não registrado) em 12/12/2011 às 3:12 pm

    @Pablo, eu votaria por botar um ornitorrinco no lugar… :)

    E botar a tag “bino”.

    O que ocorre é que a HP não descarta a possibilidade de lançar produtos com o WebOS, mas ao mesmo tempo não quer mais investir e manter o sistema. Então libera pros bobões do open source, deixa eles pegarem a responsabilidade de mantê-lo e usarão eventualmente o sistema em seus dispositivos.

    Se ocorrer algum problema, a HP não trata dele: a culpa é do mantenedor.

    Fico interessado em aguardar o futuro e descobrir qual “Herói do Open Source” vai pegar esse rabo-de-foguete e beneficiar a HP, de graça.

    Porfírio (usuário não registrado) em 12/12/2011 às 3:13 pm

    Em tempo: “bobões do Open Source” deve ser a maneira com a qual a HP nos vê, nós nunca devemos nos ver assim.

    Marcos (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 10:38 am

    Sem segurança jurídica, sem suporte…quando a empresa quer matar um software, disponibiliza o código fonte e diz que liberou pra ‘comunidade open source’.

    Triste…

    Porfírio (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 12:48 pm

    @Marcos:

    Concordo. De outra ponta, empresa que quer ver um projeto Open Source crescer, abre o código e continua a dar manutenção, com ou sem ajuda. Ela acredita no seu software aberto. Cria um negócio em torno dele, ou o coloca no centro de um negócio preexistente. Gerencia uma comunidade.

    Porque eu perderia meu tempo dando manutenção em um produto que foi condenado pela própria empresa que o criou?

    Correndo o risco de me repetir, HP, é tarde demais pra nos dar as suas migalhas. Vc. pensa que pode abandonar o seu filho pra comunidade criar e alimentar, pra depois que ele ficar adulto voltar e reclamar a paternidade?

    Comigo não, violão.

    nerdsabetudo (usuário não registrado) em 13/12/2011 às 4:08 pm

    depois do Moblin, Maemo e Meego, mais um para a fila do ostracismo tecnologico, mesmo sendo um bom sistema.

Este post é antigo (2011-12-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.