Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Virt-manager como solução gráfica de virtualização

Enviado por Pablo Hess (pabloΘhess·net·br):

“Se você usa máquinas virtuais no seu desktop, certamente já conhece o VMware Server e o VirtualBox. No meu artigo no IBM developerWorks, eu abordo o uso do Virt-manager com esse mesmo fim.

Uma das diferenças do Virt-manager para essas outras soluções é que ele funciona em camadas: abaixo dele tem a libvirt, que por sua vez se conecta a inúmeras soluções de virtualização, como KVM, Xen, OpenVZ e até VirtualBox.

Espero que seja útil aos leitores.” [referência: ]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-05-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Patola (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 5:28 am

    O link não funcionou!! Deu aqui a seguinte mensagem: Desculpe! Não conseguimos localizar seu documento
    Código de Status404
    MensagemError reported: 404
    Tipo
    ExceçãoO arquivo solicitado não pôde ser localizado neste servidor.

    – mas já comentando, o assunto é ótimo, o Pablo Hess sempre acerta a mão com os tópicos “quentes”. Usei o virt-manager 2 anos atrás pra finalizar meu projeto de mestrado em filogenia molecular, utilizando uma máquina virtual coordenada por ele para certas simulações de filogenia. É um software simples, direto e confiável, e o fato de interfacear com vários sistemas de virtualização o tornam ainda mais poderoso (no meu caso eu o utilizei com o xen).

    foxmcclound (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 9:04 am

    estou curioso, corrige o link ai

    Mauro (usuário não registrado) em 9/05/2011 às 9:38 am

    Uma pena o link ‘quebrado’, porque o assunto é muito bom, merece até uma série algo extensa. Uso o virt-manager com kvm no meu dia-a-dia: crio uma vm a cada novo projeto, e entrego a vm para o cliente como parte do serviço, e links com instruções (https://help.ubuntu.com/community/KVM). Na verdade eu instalo, mas não ‘escondo’ como faço.

    As vantagens são importantes:

    * A configuração e desenvolvimento se dão na VM que vai entrar em produção, sem alterarem nem serem alteradas pelas configurações da máquina hospedeira;

    * A instalação no ambiente de produção é um processo trivial, ‘no-brainer’;

    * Em caso de falha, é possível simular e resolver os problemas em outra cópia da VM, para só então corrigir na VM em produção, minimizando ou eliminando o tempo de parada;

    * É possível testar e refinar alterações em cópias da VM, acelerando a manutenção e evolução dos produtos, e

    * Torna simples a implementação de situações que seriam muito trabalhosas de outra forma, tais como implantar e gerenciar grupos de vms para testar, depurar e aperfeiçoar produtos que envolvem interações client-server, entre outras.

    Desde que se esteja disposto a aprender tudo o que virt-manager pode fazer, em termos de gerenciamento de virtualização, é uma ferramenta importante, poderosa, profissional.

    Por algum motivo foi apagado lá na IBM. Por isso o erro 404.

    Mas pode ainda ser acessado no cache do Google enquanto ele não for apagado em:

    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:zv1pRuHFA_AJ:https://www.ibm.com/developerworks/mydeveloperworks/blogs/752a690f-8e93-4948-b7a3-c060117e8665/entry/virt_manager_virtualiza_C3_A7_C3_A3o_f_C3_A1cil_flex_C3_ADvel_e_100_livre5%3Flang%3Dpt_br+Virt-manager+ibm&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=ubuntu&source=www.google.com.br

Este post é antigo (2011-05-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.