Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Vídeo Aula: HAL, SYSFS, UDEV e DBUS

Enviado por Cícero Miguel Soares (ciceromiguelsoaresΘgmail·com):

“Nesta vídeo aula de meia hora, vamos conhecer como gerenciar os dispositivos, utilizando um pendrive como exemplo, verifico como é carregado no kernel (com o dmesg), já com o lshal solicito a exibição dos itens que estão listados no HAL (banco de dados de dispositivos), em seguida é verificado as regras do udev, automaticamente o dbus se encarrega de se comunicar com o gerenciador de janelas Gnome e por último é aberto o Nautilus que é o gerenciador de arquivos padrão. Para a criação desta vídeo aula utilizei o Ubuntu Desktop 10.04, Kdenlive (edição do vídeo e criação da introdução ao estilo Tokusatsu) e Gimp para edição das imagens. Se alguém quiser enviar alguma configuração em particular ou comentário técnico, será de grande ajuda, isto servirá para fazer outras vídeo aulas mais profundas sobre este assunto.” [referência: treinalinux.com.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-03-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Bremm (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 7:40 am

    Felizmente o HAL não faz mais parte do Xfce (foi substituído pelo “DeviceKit” na maioria dos aplicativos).

    https://wiki.ubuntu.com/Halsectomy (aqui pode-se encontrar a página do Debian e depois do Fedora sobre a substituição do HAL)

    Leandro Santiago (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 8:35 am

    Achei interessante a ideia dos videos, mas o pessoal da Treina Linux ainda não descobriu a possibilidade de colocar um player em html5+webm/ogg ao invés de disponibilizar somente em flash (e .flv).

    Mas estou baixando o .flv já, embora achasse melhor se pudesse assistir no próprio navegador, sem o uso de flash ou similares.

    Vagner Fonseca (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 9:00 am

    @Tenchi
    Eu costumo postar vídeo tutoriais pelo portal em webm, crio o vídeo com no formato ogv e edito com Pitivi para webm, assim quem vê pelo browser utiliza html5 e quem deseja baixar o faz em webm.

    Willian (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 10:26 am

    @tenchi, Vagner Fonseca, o tutorial realmente parece interessante mas não vou poder assistir porque está em flash… E viva os padrões abertos :D

    Guto (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 10:52 am

    Ja existe a tempos um movimento para substituir o HAL, hoje o próprio Kernel ja faz a maioria das funções do mesmo, acabando com esta redundância.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 11:06 am

    O hal não tá entrando em desuso?

    Paulo Arruda (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 12:28 pm

    Essa abertura ficou muito louca estilo Changemam quando vão armar a Power Bazuca (Tokusatsu, significa efeitos especiais), adorei…
    Parabéns ao pessoal do Treinalinux, mostra depois como fazer esses efeitos especiais através de uma vídeo aula, tô louco para aprender.

    Paulo Arruda (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 12:29 pm

    @Leandro Santiago
    Uma dúvida, antes de sair o html5, como você fazia para assistir os vídeos do youtube?

    Rodrigo Araujo (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 12:30 pm

    Meus caros amigos, o HAL pode até estar sendo substituído ou entrando em desuso mas eu que sou usuário iniciante em linux, percebi algo que os Srs pelo visto nem sequer enxergaram!!! Esta vídeo aula, contem um conteúdo que é “OBRIGATÓRIO” para que pretende obter a certificação linux, portanto Srs, em desuso ou não, é preciso saber. Quanto a questão do player, não precisa haver choradeira. Basta acessar o conteúdo do site http://www.treinalinux.com que lá vocês poderão assistir o vídeo com um player. Termino dizendo, vamos todos produzir porque afinal, criticar é fácil, fazer é que é difícil.

    Bremm (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 1:10 pm

    @ Rodrigo Araujo

    Só falta perguntarem sobre o kudzu nas provas da LPI deste ano.

    Paulo Arruda (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 1:35 pm

    @Leandro Santiago e Willian
    Pelo jeito vocês não usam celular como o Richard Stallman, qual celular é 100% padrão aberto? O meio de comunicação de vocês é através de um copo amarrado com barbante o sinal de fumaça, isto sim é padrão aberto…

    Paulo Arruda (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 1:39 pm

    @Leandro Santiago e Willian
    Pelo jeito vocês não usam celular como o Richard Stallman, qual celular é 100% padrão aberto? O meio de comunicação de vocês é através de um copo amarrado com barbante ou sinal de fumaça, isto sim é padrão aberto…

    synn (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 3:28 pm

    E viva os padrões abertos :D

    Leo (usuário não registrado) em 24/03/2011 às 10:06 pm

    E essa cachorrada latindo no fundo? uhauhauhuaha

Este post é antigo (2011-03-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.