Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Usando uma conexão FTP como um sistema de arquivos

Enviado por Roger Lovato (rogerΘlovato·com·br):

“Este artigo mostra como utilizar um servidor FTP como se fosse um sistema de arquivos local em seu computador, de forma que possa realizar tarefa como por exemplo sincronizar arquivos com rsync ou outras utilidades que não poderiam ser feitas utilizando um simples cliente FTP.” [referência: lovato.com.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-02-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Edgard Mota (usuário não registrado) em 17/02/2011 às 2:08 pm

    Lembrando sempre que a dica do Lovato só é indicada aqueles que estão limitados ao acesso FTP e sem SSH, uma vez que a comunicação por esse protocolo é insegura, não criptografada. Se tiver opção, utilize o sshfs, que, apesar de algumas limitações e bugs, realiza toda a comunicação por um protocolo seguro. Alguma traquinagem envolvendo tuneis SSH também pode funcionar. :)

    André Machado (usuário não registrado) em 17/02/2011 às 2:18 pm

    Lembra uma alternativa ao Ubuntu One, Dropbox e similares.

    Luciano (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 12:30 am

    Legal, mas fazer rsync em um sistema montado desse jeito, em vez de diminuir, não aumentaria o tráfego de rede? É que o rsync computa as diferenças entre o arquivo origem e o de destino. Para isso, ele precisa ler os dois. Quando ele se conecta da forma padrão, se comunicando com um rsync na máquina remota, tudo bem, porque é o rsync da outra ponta que lê o arquivo remoto. Mas desse jeito, creio que o melhor seria fazer direto um cp -a.

    Carlos (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 8:28 am

    Luciano, O rsync sempre se conecta com um rsync na outra ponta, mesmo quando utilizado sobre ssh. O que ele faz quando se conecta por ssh é subir um processo do rsync na máquina remota e se comunicar com o mesmo via stdin/stdout. Experimente rodar rsync em uma máquina remota ssh que não possua o executável rsync instalado, não funciona. Além disso, rode um ‘ps’ e veja que o processo do rsync fica levantado na máquina remota enquanto uma transferência rsync está em andamento.

Este post é antigo (2011-02-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.