Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


União Europeia decide que dados de geolocalização são pessoais e privados

Trecho do IDG Now:

No entendimento da Autoridade Europeia para a Proteção de Dados, empresas têm obrigação de informar os usuários sobre a possibilidade de torná-los públicos ou não.

A entidade da União Europeia responsável pela proteção dos dados pessoais diz que os dados de localização geográfica são privados.

O parecer, aprovado pelo Article 29 Working Party na segunda-feira, leva em conta a evolução da tecnologia móvel e o atual quadro jurídico em torno dela e fez algumas recomendações.

“Os dados de localização são, sem dúvida, em muitos casos, dados privados, e então há obrigação de informar os usuários sobre a possibilidade de optar por torná-los públicos ou não” [nos modelos “opt in” ou “opt out”], afirmou ao IDG News Service Peter Hustinx, Supervisor da Proteção de Dados na Europa (EDPS) e membro do grupo de trabalho. Hustinx salientou ainda que há muitas partes envolvidas nesta questão – fornecedores de aplicações, de infraestrutura, etc. (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-05-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Mauro (usuário não registrado) em 18/05/2011 às 4:39 pm

    Previsível. Os europeus não são incultos, alienados ou coniventes, e não ‘engolem’ nem ‘letras miúdas’ nem ‘avisos rápidos (demais)’.

    Não se surpreendam se em futuro próximo for exigida desde uma notificação (muito) mais detalhada, talvez com ordem adicional de interromper a coleta e apresentar esta nova notificação para o reestabelecimento da mesma. E com a possibilidade do envio de listas de optantes para o governo confirmar, por amostragem, de que a adesão foi consciente. Lá isso é perfeitamente possível, e até mesmo provável.

    Mr.Big (usuário não registrado) em 18/05/2011 às 6:46 pm

    Concordo totalmente com voce mauro.
    Ainda bem que ainda temos a Europa, que nos protege da alienaçã e super exposição de dados que os EUA quer promover…

    Quando vi aqueles sites tipo “diga ao seus amigos por onde voce andou!”
    sim mas porque eu iria querer meus amigos me vigiando 24hrs por dia?
    eu hein…

    Bremm (usuário não registrado) em 18/05/2011 às 11:16 pm

    @Mr. Big

    Tem mulher de amigo meu que ia se amarrar num “big brother”, por assim dizer. Atualmente elas ligam para mim a fim de saber onde os maridos estão. Normalmente passo só desculpas estapafúrdias como “me ajudando a achar um vazamento nos canos da pia”, “estou aguardando a saída dele do proctologista”, tudo para que elas se flagrem de que estão fazendo a coisa errada.

Este post é antigo (2011-05-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.