Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ubuntu 11.04 Natty Narwhal: o que vem por aí

Enviado por JeffersonX (jeffersonhenriqueΘgmail·com):

“Como todos sabem, está agendado para o próximo final de semana o lançamento da nova versão do Ubuntu. Esta versão promete muitas alterações e, dentre todas, a mais comentada é a utilização do Unity como interface padrão. Para conferir todas essas novidades, decidi fazer o download da versão Beta 2 disponível para download no site oficial do Ubuntu através do link [ubuntu.com/…] Veja aqui as impressões que tive ao testar essa nova versão do Ubuntu.” [referência: tibyjeffersonx.blogspot.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 1:11 pm

    Bonzinho. “trás* consigo”, traz do verbo trazer.
    Testou este tutorial para rodar Unity no virtualbox:
    http://andregondim.eti.br/2011/04/executando-o-ubuntu-11-04-natty-narwhal-com-3d-no-virtual-box-4/
    ?

    marcos (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 1:55 pm

    É o começo do fim do ubuntu. Finalmente.

    bom review, mas faltou uma explicação maior da barra lateral, ela tem umas coisinhas chatas que podem complicar usuários pouco experientes. è preciso uma descrição maior dos ícones…

    Só discordo quanto a afirmação “do foco em usabiliade” a ideia de diferenciar do gnome3 dada ao unity prejudicou este, as vezes fica tudo muito mais difícil e menos intuitivo no unity. Algo que me surpreendeu de inicio é que para a barra/dock aparecer é preciso deixar o cursor em cima da logo do ubuntu no canto superior esquerdo pois o dock/barra não funciona como o recurso auto-ocultar das barras inferiores existentes.

    PS: desde o primeiro beta tenho testado um celeron com menos de um 1ghz, dá pra usar tranquilo sem muitas estripulias.

    ioca100 (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 2:47 pm

    “para a barra/dock aparecer é preciso deixar o cursor em cima da logo do ubuntu no canto superior”
    Aqui já uso o beta2 e a barra já aparece quando tocada em qq parte.
    Só vejo anormalidade, quando uma janela maximixada aberta por cima de outra, fica tudo branco.No mais, melhorou o visual e o som.

    Marcos (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 2:50 pm

    Nenhuma versão do Ubuntu foi tão falada quanto essa.

    Existe a opção de deixar a barra lateral sempre visível alterando o plugin Unity no compiz. Pra monitores widescreen, fica até legal.

    Alexandre (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 3:23 pm

    Eu fiquei muito decepcionado com este Ubuntu.

    Deixou de funcionar muita coisa que eu usava. E me força agora a ter a barra lateral o que me irrita muito não poder mudar.

    ioca100 (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 3:26 pm

    @Alexandre , encerre a sessão e entre pelo gnome tradicional, no 11.10 não terá mais essa opção.

    Marco Aurelio (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 3:32 pm

    Pra mim esta bem feito, a dock nao atrapalha em nada, nao tenho problemas com janelas maximizadas sejam quantas forem, espaco total do monitor disponivel, a usabilidade nao ficou complicada, acho q o shell sim ficou menos direto e mais complicado… o ubuntu esta no caminho certo, e o 11.4 eh apenas o inicio, com mais 6 meses de aperfeicoamento, esse ubuntu vai melhorar e muito e assim por diante…!!!!

    Também gostei porque aproveita muuuito o espaço do monitor e põe o foco no aplicativo que você está usando (que é o importante) e não em menus e barras do desktop. Também acho que é mais rápido procurar por aplicativos através do search do que percorrendo menus. Por exemplo: Teclas “Super” + “A” e digitar “syn” já me traz o synaptic. E por aí vai.

    Marcos (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 4:46 pm

    “Também acho que é mais rápido procurar por aplicativos através do search do que percorrendo menus. ”

    É comum ver usuários de Windows 7 e Vista fazerem isso, depois que a MS deu a opção. Sinal que muita gente concorda com voce.

    cadumor (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 4:55 pm

    Basta apertar a tecla “super” para pesquisar ou clicar no ícone do Ubuntu lá em cima.

    Amarok (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 5:25 pm

    Why Is Ubuntu’s Unity Squeezing out GNOME 3?

    http://itmanagement.earthweb.com/osrc/article.php/3931691/Why-Is-Ubuntus-Unity-Squeezing-out-GNOME-3.htm

    O engraçado nessa estória é que o UNITY não está promovendo a UNIDADE em torno de um mesmo ambiente gráfico entre várias distribuições linux mas uma DESUNIÃO.

    Chego a pensar que isso é proposital e a Canonical visa distanciar o Ubuntu de ser mais uma distribuição linux. Com isso foi criando aplicativos próprios e adicionando ao Gnome 2, fazendo questão de não estimular o uso do KDE e de nenhum outro ambiente gráfico que não o Gnome e agora simplesmente faz um fork de fato do Gnome.

    Aí muitos vão dizer que isso foi estratégia da canonical para tornar o ubuntu mais simples ao não dar muitas opções de escolha. Eu não concordo. Outras distribuições tão ou mais amigáveis como o Fedora, OpenSuse e Mandriva conseguem dar suporte oficial ao Gnome, KDE e outros ambientes gráficos, conseguem fazer livecds e DVDS de instalação convencional, utilitários de configuração do sistema independentes do ambiente gráfico (Yast e MCC) e tudo mais. E ainda contribuem mais diretamente com os projetos Gnome e KDE do que a Canonical.

    José (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 6:40 pm

    “É comum ver usuários de Windows 7 e Vista fazerem isso, depois que a MS deu a opção. Sinal que muita gente concorda com voce”.

    Não acho. O menu do Windows 7 é pouco prático. O problema é que não existe menu deslizante. Pra abrir uma opção você tem que clicar (mesmo exemplo do KDE).

    Sempre achei o menu atual do Gnome simples e prático. O melhor menu que conheço é o do Mint (mintmenu), que inclusive tem o campo “search”.

    Pra mim, quanto menos cliques, melhor.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 7:23 pm

    Estou usando também o Ubuntu 11.04 desde do primeiro Alpha. Enfrentei uns bugs (não achei que foram muitos…), estranhei o Unity, usei o Gnome default. Agora estranho quando não estou usando o Unity…

    DesUnity (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 7:27 pm

    Engraçado como ainda tem cara de windows 95.

    Marcos (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 9:35 pm

    @Amarok, cada distribuição é livre pra focar onde a achar melhor. E cada usuário é livre pra usar a distribuição que melhor se adequa à sua preferência. Não precisa ficar de mimimi nem atacar quem não compartilha de sua opinião.

    Se a vantagem do Linux é a pluralidade, por que cortar os pulsos toda vez que alguém procura inovar?

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 9:57 pm

    Só para atualizar o conhecimento da galera desde o kde 3.0.0 ALT+F2 abre uma barra de search ou calculadora ou simplesmente executar, isto tem mais ou menos 6 anos

    Carlos Emanoel (usuário não registrado) em 26/04/2011 às 10:16 pm

    Estou rodando o 11.04 com o Gnome 3. Os dois estão se dando muito bem. É uma “Lua de Mel” que eu aconselho. Gostei mais do Gnome 3 do que do Unity, embora sejam parecidos no layout e nas funcionalidades.

    flavioalsoares (usuário não registrado) em 27/04/2011 às 12:22 am

    O código é aberto ?
    Sim ?
    Então f*-se !

    Heaven (usuário não registrado) em 27/04/2011 às 7:15 am

    @Amarok o objetivo é esse mesmo e concordo com a opnião da Canonical de fazer isso.

    Eu gosto de KDE, mas tive experiencias de usos desagradáveis com opensuse e mandriva.

    Estou pouco me lixando se é igual ou diferente, o que importa é que estar funcionando muito bem e dando uma caracteristica ao sistema.

    cadumor (usuário não registrado) em 27/04/2011 às 3:27 pm

    Só vejo anormalidade, quando uma janela maximixada aberta por cima de outra, fica tudo branco.É bug dos drivers proprietários da Nvidia, a solução é trocar pelos da comunidade(Nouveaux).

    Eduardo Ataide (usuário não registrado) em 27/04/2011 às 3:54 pm

    Pessoal, acho meio exagero da parte de todos ficarem espantados com uma interface gráfica nova. Se eu não ficar satisfeito com o Unity simplesmente instalo outra interface gráfica e trabalho com ela. Interface gráfica é somente a “casca” do linux e isso pode muito bem ser modificado.

    Abraços.

Este post é antigo (2011-04-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.