Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Testes automatizados utilizando Selenium IDE

Enviado por Rômulo Campos (romulocmpΘgmail·com):

“”Selenium IDE é um ambiente integrado de desenvolvimento para scripts de testes automatizados. Ele é implementado como uma extensão do Firefox e permite gravar, editar e depurar os testes.”

Além de automatizar os testes de sistema a ferramenta também simplifica os testes de regressão, já que a qualquer momento pode-se realizar um mesmo teste nas novas versões do sistema.

Fonte: [romulo-campos.blogspot.com/…]” [referência: romulo-campos.blogspot.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-03-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 3/03/2011 às 8:54 am

    Só complementando o que tá no post: pra testes mais elaborados, dificilmente só gravar usando o plugin do Firefox será o suficiente. Será apenas o início.

    Depois você deve editar o script na sua linguagem favorita para receber parâmetros, de preferência lendo eles de algum arquivo (csv ou xml).

    Se você gosta de IDEs integradas, como Eclipse ou Netbeans, eles funcionam muito bem com o Selenium (e o Selenium Remote Control), facilitando bastante a vida.

    E o ideal é executar eles usando o Remote Control: é um daemon em Java, que por estar fora do browser, vai inclusive abrir se navegador (o que é legal, pq dá pra fazer o mesmo teste em vários navegadores).

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 3/03/2011 às 2:14 pm

    Por “abrir se navegador”, leia-se “abrir seu navegador”.

    Juliano (usuário não registrado) em 3/03/2011 às 3:20 pm

    @Rael , complementando, podem utilizar o Solex como plugin do eclipse para gravar e reexecutar testes para aplicacoes web: http://solex.sourceforge.net/

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 3/03/2011 às 5:45 pm

    @Juliano, não sabia dessa! Valeu pelo aviso! :)

    Pelo visto, sempre somos nós 2 discutindo sobre testing por aqui!

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 3/03/2011 às 6:22 pm

    +1 Complementando:

    Depois de planejar e configurar os testes, pode-se reproduzí-los automaticamente junto com os builds diários através do Hudson (http://hudson-ci.org/). Ele tem um excelente suporte ao Selenium.

    Rômulo Campos (usuário não registrado) em 4/03/2011 às 12:07 pm

    Sim @Rafael, no post completo em meu blog citei que devemos utlizar outras versões do Selenium para testes mais elaborados.

    “Existe a versão do Selenium WebDrive em que se pode escrever os scripts na linguagem suportada, está versão é indicada para testes mais elaborados e por usuários familiarizados com a ferramenta, geralmete usa-se o Selenium IDE para testes básicos, exporta-se o script e depois edita-se o script para realizar testes mais elaborados.”

    Lembrando que o Selenium RC agora é Selenium WebDrive.

Este post é antigo (2011-03-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.