Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Suporte ao Gtk3 chega ao Opera

Na minha opinião, o Opera é um dos melhores navegadores disponíveis para Linux que quase ninguém usa. Mas ele tem seus fãs (incluindo cerca de 1,8% dos usuários do BR-Linux), e continua sendo atualizado, apesar da sua participação continuamente decrescente nas estatísticas da web.

E agora estas atualizações chegaram a um ponto interessante: foi acrescentado suporte ao Gtk3, o que facilita o visual nativo em algumas versões recentes de distribuições populares, refletido em aspectos como widgets, campos de entrada de dados, abas, etc. (via omgubuntu.co.uk – “GTK3 Support Comes To Opera”)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-09-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Pajé (usuário não registrado) em 14/09/2011 às 1:06 pm

    Eu uso o Firefox, mas adimito que, se não fosse este, eu usaria o Opera. Tenho ele instalado e vejo como ele é eficiente. Inclusive, algumas poucas páginas que não rodam tão bem no FF, rodam perfeitamente no Opera.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 14/09/2011 às 1:37 pm

    Usei por 1 ano o Opera (no Windows também), agora usa Chrome. Gosto mais do jeitão do Opera, mas em relação ao Chrome e ao Firefox ele é muito lento, você vai rolando as páginas e sente que umas travadinhas, no Windows é ainda pior.

    Fernando Mercês (usuário não registrado) em 14/09/2011 às 2:03 pm

    O Opera é fantástico. Sempre foi. Em minha opinião, não há navegador melhor, nem para celulares, nem para desktops. No entanto, o foco não está nele, então seus usuários ficam prejudicados. Por exemplo, a Amazon não vai fazer uma extensão do Kindle para o Opera, mas fez para o Chrome. Atualmente qualquer desenvolvimento de extensão remete ao Firefox ou Chrome.

    Além disso, a Mozilla e o Google tem outras dezenas de projetos que podem integrar-se a seus navegadores, uma grande vantagem em relação à Opera.

    E por último, mas não menos importante: apesar da Opera liberar algumas bilioteclas sob licenças livres, o navegador é proprietário. Com o código 100% fechado, só resta disputar com o IE e o Safari (o Opera tem versão para OSX). Se fosse livre, a coisa poderia ser bem diferente.

    Marconi Pires (usuário não registrado) em 15/09/2011 às 12:43 am

    Essas “travadinhas” que o colega relatou no Windows acontece comigo também, só que no Ubuntu Natty. Muitas vezes a página já carregou, mas o cursor do mouse tá lá, girando, girando, girando…

    No meu Nokia E71 só uso o Opera mini, mas no Linux por enquanto não tá dando!

    Fernando Basso (usuário não registrado) em 15/09/2011 às 8:00 am

    Eu uso o Opera desde que adquiri uma conexão banda larga há uns 5 anos (que casualmente coincidiu com a época em que conheci o linux e open-source em geral).

    Já usei no gentoo, ubuntu, debian, e agora no arch linux com openbox, ou gnome, ou lxde e recentemente no xfce. Nunca percebi essas travadinhas que falaram. O que acontece pra mim – mas isso nos outros browsers também – é alguma página com um javascript mal feito ou o flash travar a tab ou o navegador em si.

    Meus navegadores são firefox e opera. Estou sempre com os dois abertos. Não tenho principal. Conforme o que estou fazendo, uso um ou outro.

    Ser livre é importante, mas por exemplo, o pessoal do arch não podia empacotar e distribuir o firefox (que é livre) por causa da licensa. Agora não sei o que mudou, e o firefox está nos repositórios oficiais novamente. O opera (que não é livre) também já passou por fazes de estar e não estar nos repositórios oficiais por questões de licensa para empacotar e distribuir. De uma forma ou outra, está nos repositórios oficais novamente, faz tempo.

    Ótima iniciativa suportar o gtk3.

Este post é antigo (2011-09-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.