Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Soluções para backup

Enviado por Rogério da Costa (pcredeseciaΘtisolution·net):

“Atualmente existem inúmeras formas de se manter cópias de segurança, o famoso backup, dos dados salvos nos servidores de uma rede e até mesmo das máquinas dos usuários.

Podemos usar serviços na nuvem como Icloud, UbuntuOne, Dropbox e neste caso ficamos sujeitos às regras de utilização dos provedores destes serviços. Existem também as alternativas de uso de CDs ou DVDs e até mesmo pendrives e hds externos mas geralmente estas opções dependem de intervenções manuais e podem facilmente ficar sujeitas a esquecimentos, o que pode ser algo crítico caso se perda algum dado importante.

Neste post trago algumas ferramentas de backup, tanto para ambientes de rede em empresas quanto para desktops, muito úteis e que automatizam as tarefas de backup e restore de dados.

[pcredesecia.com.br/…]” [referência: pcredesecia.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-11-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Alguém conhece uma solução onde posso montar meu backup em uma nuvem privada, nos mesmos moldes do Dropbox?

    Rogério da Costa (usuário não registrado) em 16/11/2011 às 10:07 am

    Sim, até pensei em incluir no post mas na realidade não é uma ferramenta de backup. Trata-se do iFolder ( http://www.kablink.org/ifolder ). Esse é um produto desenvolvido pela Novell e que aparentemente foi aberto o código e liberado livremente.

    Nele cria-se um servidor (Em princípio ele suporta Suse e RedHat se não me engano) onde os usuários podem acessar os dados e sincronizá-los. Como clientes podem ser usados Windows, Linux e Mac além de existir também a opção de se acessar via browser.

    Podem haver outros softwares semelhantes, vou pesquisar e se achar faço um post listando alguns.

    Até mais!

    Lauro César (usuário não registrado) em 16/11/2011 às 3:23 pm

    Owncloud? Vc cria uma nuvem particular, instalada em seu micro ou em algum servidor com acesso por FTP. Vem incluído por padrão no último OpenSUSE (12.1), além de uma ferramenta para instalálo e um cliente desktop. Nunca usei mas estou bastante interessado em testar.

Este post é antigo (2011-11-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.