Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Simulados LPI 101 e 102

Enviado por Daniel Armbrust (danielΘarmbrust·eti·br):

“Está disponível em meu site, uma aplicação de Simulado para as provas LPI 101 e 102. Tentei deixar a aplicação o mais real possível de uma prova LPI. A idéia é termos um conteúdo dinâmico e ao mesmo tempo atualizado, com a ajuda daqueles que estudaram ou já realizaram alguma prova LPI. Com isto, o site ajudará pessoas que pretendem realizar as provas e obter sua certificação. ” [referência: armbrust.eti.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-01-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    elias (usuário não registrado) em 7/01/2011 às 8:16 pm

    puts, cheio de pegadinha. n estou criticando o simulado em si (que é uma iniciativa bem legal :), mas o LPI é assim mesmo? o.O (pode consultar man pages, ao menos?)

    tem algumas perguntas que são meio vagas, não apresentam o devido contexto. por ex, se pergunta o arquivo de configuração do grub sem se dizer que versão se está referindo.

    nao achei o gabarito, mas eu acho que se esperava como resposta /boot/grub/menu.lst, que é o padrão do grub 1 em muitos sistemas (talvez especificado pelo LSB?). mas aqui tenho grub 2, e seu arquivo de configuração fica em /boot/grub/grub.cfg – mas a configuração é gerada a partir de arquivos em /etc/grub.d, que são os reais arquivos de configuração do grub no meu sistema..

    e ainda, (infelizmente) arquivos de configuração variam entre as distribuições. no gentoo, o arquivo de configuração principal do postgres 9.0 fica em /etc/conf.d/postgresql-9.0. nenhum outro sistema que conheço tem sequer o diretório /etc/conf.d.. e os arquivos de inicialização são bem “únicos” tb: o gdm é iniciado em /etc/init.d/xdm, enquanto é /etc/init.d/gdm no debian (e possivelmente outra coisa completamente diferente no ubuntu)..

    por isso acho que perguntar um arquivo de configuração não dá uma boa pergunta pro LPI, sem especificar que SO vc está se referindo.. (mais sobre isso: http://cr.yp.to/compatibility.html)

    (mas, denovo, não é bem uma crítica ao simulado, e sim ao conteúdo desse tal de LPI..)

    elias (usuário não registrado) em 7/01/2011 às 8:20 pm

    oh, achei o gabarito

    “1. Em uma nova instalação do Sistema Operacional GNU/Linux qual é número mínimo de partições exigidas ?

    • 2″

    isso não é verdade

    elias (usuário não registrado) em 7/01/2011 às 8:41 pm

    “1. Especifique o caminho completo do arquivo de configuração do gerenciador de boot GRUB.

    • /boot/grub/menu.lst

    1. Qual é o arquivo da distribuição Debian GNU/Linux onde contém informações de repositórios para arquivos .deb ?

    • /etc/apt/sources.list

    4. Qual das afirmativas sobre os comandos cat e tac são verdadeiras ?

    • cat exibe o conteúdo de um arquivo e tac faz o mesmo porém de trás para frente.
    • cat e tac podem ser usados para criar novos arquivos.

    -

    não são completamente inverídicas as respostas dessas 3 questões (e são o que eu teria respondido), mas são artificiais, no sentido de que a resposta pode não ser 100% precisa, dependendo das circunstancias.

    (certa vez aprendi que uma prova bem elaborada deve dar contexto suficiente para admitir uma resposta 100% precisa. ou seja, nada de “quem descobriu o brasil?”, e sim “no início do século 16, embarcações portuguesas chegaram pela primeira vez até o litoral da bahia. quem foi o comandante dessa frota?”)

    quero dizer: o arquivo de configuração do grub pode mudar, dependendo do sistema e versão; e o arquivo aonde está determinado repositório pode mudar (por incrivel que pareça; pode estar em /etc/apt/sources.list.d/..), e o cat serve pra concatenar arquivos. ele exibe o conteudo de um arquivo como um caso especial (quando se tem apena um arquivo)

    mas enfim, muito util esse post, desmistificou algumas duvidas que eu tinha sobre o LPI, obrigado :)

Este post é antigo (2011-01-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.