Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Será? WSJ diz que a Nokia aposta no Linux para seus smartphones de menos de US$ 100

Chamada pelo Wall Street Journal a comentar, a Nokia não confirmou nem negou.

Via idgnow.uol.com.br:

A Nokia subestimou a importância dos smartphones de baixo custo e indica que está desenvolvendo um sistema operacional baseado em Linux para smartphones que custarão menos de cem dólares, sem subsídios.

O novo sistema recebeu o codinome “Meltemi” e o projeto é liderado por Mary McDowell, vice-presidente executiva responsável por celulares, segundo fontes próximas ao assunto, informou o Wall Street Journal na quinta-feira (29/9).

A empresa tem dado indícios de que planeja revigorar seu catálogo de smartphones de baixo custo. Em seu evento Connect, em Cingapura, a Nokia afirmou que o Qt – um framework de interface de usuário e de aplicação que funciona em várias plataformas e é compatível com Linux – seria uma solução sob medida para aparelhos de baixo custo. Antes disso, McDowell disse que a Nokia precisa encontrar um substituto para a Série 40, segundo Carolina Milanesi, vice-presidente de pesquisas da Gartner.

“Se você juntar as duas coisas, nós podemos ver onde elas se encaixam”, afirmou Milanesi.


• Publicado por Augusto Campos em 2011-10-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    João (usuário não registrado) em 3/10/2011 às 9:43 am

    Eu desenvolvo para symbian com QT e estou aprendendo android e afirmo sem medo de errar: o QT não se adapta tão bem a interface de celular, pois não foi pensado para esse fim. O Quick pode vir a ser uma opção, mas ainda está muito cru.

    Porfírio (usuário não registrado) em 3/10/2011 às 10:29 am

    1 – As empresas tem de parar de relacionar Linux a produtos de baixo custo.
    2 – Mais uma tentativa mal direcionada da Nokia em usar Linux em seus produtos.
    3 – Linux vai ser cidadão de segunda classe para a Nokia, o topo de linha vai pra Microsoft. Resultado: ela continuará sendo a líder em dumbphones, a única categoria dela com um sistema razoável.

    Nokia, RIP.

    Marcelo (usuário não registrado) em 3/10/2011 às 10:56 am

    @Porfírio

    Eu discordo,

    1 – produtos de baixo custo tem restrições de recursos como memória, e o Linux junto com o BusyBox são uma ótima solução.

    2 – o problema não é o Linux em si, mas a falta de um canal de distribuição de aplicativos e convencer o mercado a desenvolver para esse canal. Com celulares de baixo custo, dado as restrições de processamento, os aplicativos teriam que ser nativos. Para esse segmento, provavelmente a Nokia não teria uma canal de distribuição de aplicativos. O que está disponível é o que já está instalado,

    3 – O que importa é o lucro, se vier de dumpphones, esse vai ser o principal para a empresa…

    Frank (usuário não registrado) em 3/10/2011 às 10:59 am

    “A Nokia não pode se dar ao luxo de apostar todo seu futuro no Windows Phone e, se quiser permanecer líder nas vendas por volume, precisará melhorar seus esforços no segmento de smartphones de baixo custo, completou.”

    Pelo jeito o Windows Phone é que nem o seu irmão para desktops — comedor de recursos e necessitador de altas quantidades de memória e processamento, ou seja, nunca vai rodar em smartphones de baixo custo.

    Agora a Nokia tenta criar uma nova distro pros seus mini smartphones pra tentar ganhar o espaço perdido pra a concorrência, deixando mais uma vez de lado Symbian e MeeGo. Realmente, parecem estar mais perdidos que cego no meio da favela em dia de invasão da polícia.

    psantos (usuário não registrado) em 3/10/2011 às 11:26 am

    Nokia, referência em celulares, e só.

    Ezek (usuário não registrado) em 3/10/2011 às 11:50 am

    @Porfírio – Concordo com você.

    Para que criar mais um sistema operacional para celulares?
    Não daria par utilizar o Android?
    Vai criar “Smartphones” com uma loja de aplicativos totalmente vazia…

    Ricardo (usuário não registrado) em 3/10/2011 às 12:12 pm

    Nokia… uma empresa do grupo Microsoft… Mais uma a lucrar com o trabalho voluntario (nao pago)…

    Alguem quer apostar que vai ter um acordo secreto de patentes e que a Microsoft vai faturar milhoes com isso?

    Spif (usuário não registrado) em 3/10/2011 às 12:13 pm

    @psantos ganhou o troféu capitão óbvio desta thread, com o comentário “Nokia, referência em celulares, e só.”.

    Como você se sente com esse reconhecimento da sua capacidade de constatar o óbvio ululante, dizendo que a Nokia é conhecida somente pelos seus celulares, que é o único produto dela, no momento?

    Marcos (usuário não registrado) em 3/10/2011 às 1:08 pm

    A Nokia vai se limitar a usar esse Linux nos dump phones, que são os aparelhos que usam a Series 40. Depois vai vir o usuário leigo e associar o Linux a essas limitações “nossa, esse Linux não tem nada, bom é o Windows Phone, muito mais completo”.

    E outra, por que então não aproveitam o Meego pra esses aparelhos? Seria tão difícil modularizá-lo pra rodar mais leve nos aparelhos limitados?

    Spif (usuário não registrado) em 3/10/2011 às 1:13 pm

    Podia ter uma opção para marcar comentários chamada “combustível de paranóia”.

    Porfírio (usuário não registrado) em 3/10/2011 às 1:29 pm

    @Ezek, acho não dá pra rodar o Google Market num hardware de dumbphone (e nem imagino que haja algum ganho nisso, pq não tem muito espaço pra instalar aplicativos novos). Mas um Android básico (v1.6), acredito que sim. Isso daria mercado para desenvolvedores proverem a Nokia dos softwares básicos a serem distribuídos junto com os aparelhos, o que ela vai precisar nesse nicho.

    Apoiar o Android, mesmo sem os recursos Google, geraria negócios e empregos na comunidade ao invés de privilegiar a Microsoft ou manter o desenvolvimento apenas dentro da Nokia.

    @Marcelo, os dumbphones de hoje já são mais “espertos” que os de cinco anos atrás. Dentro de pouco tempo, os hardwares que conhecemos nessa categoria deixarão de existir. Se a empresa não conseguir seguir essa tendência, morre.

    E, pelas trapalhadas que tem feito ultimamente, nem vai fazer muita falta.

    J (usuário não registrado) em 3/10/2011 às 1:37 pm

    A Nokia mais uma vez não se decide a respeito do que quer. Se é para fazer uma parceria com a Microsoft, deveria apostar na parceria ao invés de ficar tentando achar alternativas o tempo todo, criando projetos para depois abandoná-los.

    Guilherm_ (usuário não registrado) em 3/10/2011 às 1:51 pm

    Pra quem disse que o windows phone é um comedor de recursos…. todo windows phone lançado até agora tem só 512mb de memoria e com um só core de 1ghz e é tão ou mais fluido que um galaxy S II, que é dual core e tem 1gb de ram. Ele consome muito menos memoria e tem desempenho melhor, até o htc HD2 q tem ports de android e wp7 o wp7 roda melhor.

    mas realmente, a nokia devia investir no symbian pra esse mercado, eles ja tem apps, os dumbphones vão ter hardware mais potente e o symbian podia emagrecer, um novo sistema do zero não é a melhor opção.

    psantos (usuário não registrado) em 3/10/2011 às 1:54 pm

    Obrigado Spif
    É recompensador ver nosso trabalho reconhecido.

    Decio Vanderlei Nogueira (usuário não registrado) em 3/10/2011 às 2:03 pm

    O Trabalho parece interessante, mas ainda precisa ser esclarecido de que forma será desenvolvido e qual o interesse da Nokia no mesmo parece apenas mais uma tacada comercial.

    Abraços,

    Decio Vanderlei Nogueira

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 3/10/2011 às 2:04 pm

    @Guilherm_, se vc puder nos mostrar o modelo e algum review associado, seria de bom grado (só curiosidade mesmo).

    Guilherm_ (usuário não registrado) em 3/10/2011 às 2:37 pm

    @Rael Gugelmin Cunha, então aqui está um tutorial da façanha http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2011/02/htc-hd2-agora-pode-ter-dual-boot-com-windows-phone-7-e-android.html

    agora, sobre a superioridade do WP7 acho q vou ficar te devendo, só achei em site de fanboy de windows phone e de fanboy de android, e cada um puxou pro seu lado como é obvio, nada imparcial, vou ver se acho em algum site imparcial sobre o desempenho de ambos.

    Spif (usuário não registrado) em 3/10/2011 às 3:00 pm

    @guilherm_ @Rael, Se eles estiverem fazendo a mesma coisa que fizeram com o Windows 8, vai ser bem impressionante. O Windows 8 é todo feito pensando numa interface touch e as transições de tela são impressionantes num laptop HP certificado para o Vista.

    A Microsoft está fazendo um bom trabalho em se adequar às novas interfaces.

    Guilherm_ (usuário não registrado) em 3/10/2011 às 3:31 pm

    @Spif, o windows 8 é baseado na experiencia do windows phone 7, sem ele o windows 8 não existira, a interface metro toda é copiada dele, e o windows phone mango ta muito bom mesmo. O recurso de pesquisa visual e interativa é muito melhor q do google, e olha que eu não gosto nem um pouco do bing. Claro que isso funciona bem lá nos EUA, aqui vai depender da vontade da microsoft (q parece ser grande, visto corte no xbox de 500 reais). Muito bom, voce pergunta ao wp7.5 onde tem comida chinesa e ele te joga num mapa com o restaurante mais perto, e te da uma lista de preços e opções. Procurem por isso no youtube, foi ao ver isso que entendi o pq da nokia preferir o windows phone ao android. Tomara que a apple e o google tenham ótimas respostas a isso nesse mes, quero ver o mercado pegar fogo :D

    Frank (usuário não registrado) em 3/10/2011 às 6:31 pm

    “todo windows phone lançado até agora tem só 512mb de memoria”

    É bom lembrar que para dispositivos como os chamados dumbphones 512 MB pode ser muita coisa. Se não fosse, não haveria a necessidade de a Nokia procurar outras alternativas, manteria WP mesmo em toda a sua linha de celulares.

    Spif (usuário não registrado) em 3/10/2011 às 6:48 pm

    @frank, podemos notar que você tomou a frase fora do contexto. O texto completo é:

    “Pra quem disse que o windows phone é um comedor de recursos…. todo windows phone lançado até agora tem só 512mb de memoria e com um só core de 1ghz e é tão ou mais fluido que um galaxy S II, que é dual core e tem 1gb de ram. Ele consome muito menos memoria e tem desempenho melhor, até o htc HD2 q tem ports de android e wp7 o wp7 roda melhor.”

    A comparação não é para um dumbphone, mas entre smartphones.

    Spif (usuário não registrado) em 3/10/2011 às 6:54 pm

    @porfírio

    “Apoiar o Android, mesmo sem os recursos Google, geraria negócios e empregos na comunidade ao invés de privilegiar a Microsoft ou manter o desenvolvimento apenas dentro da Nokia.”

    Empregos na comunidade? Tenho minhas dúvidas, visto que qualquer um que tenha conhecimento de Java, independente de ser ou não de uma comunidade não nomeada, seria privilegiado. Sua retórica é meio falha nesse ponto.

    Marco André (usuário não registrado) em 4/10/2011 às 12:11 pm

    Augusto: coloca uma foto de uma galinha sem cabeça correndo, pra ilustrar a matéria.

    Decio Vanderlei Nogueira (usuário não registrado) em 5/10/2011 às 4:35 pm

    É pagar 100 doláres para ver…claro que duvidamos.

Este post é antigo (2011-10-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.