Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Se a Amazon entrar no ramo de tablets, quem realmente corre perigo?

Recomendo a leitura da versão integral no TechCrunch, bem mais extensa, mas segue trecho da resenha do Gizmodo:

Novos rumores indicam que, de fato, a Amazon está trabalhando em um tablet para ser lançado ainda em 2011. Ele teria 9 polegadas, rodaria Android e, muito provavelmente, seria completamente conectado ao mundo da maior varejista digital do mundo. O Wall Street Journal  diz que a empresa irá enfrentar o Apple. Mas o Google pode ser o verdadeiro alvo.

(…) Se os preços caírem o cenário pode mudar, mas as gigantescas parcerias da Apple com as fabricantes não devem mudar nos próximos anos.

Assim, podemos imaginar que a ameaça da Amazon recai exatamente para a empresa que fornecerá o software de seu tablet. Pela característica aberta do Android, a Amazon poderá transformá-lo em seu próprio sistema. Isso já ficou claro com o lançamento da loja própria da Amazon para Android — mais rápida e simples do que o Android Market da época. Se a Amazon oferecer seu serviço de filmes, músicas, livros e todo resto de conteúdo digital em um tablet com Android, por que alguém compraria um Xoom? Se a Amazon emular seu ecossistema em um tablet, usando o Android como alça, ela pode não depender de nada do Google — nenhum app da empresa, nem mesmo em buscas (o Bing pode adorar a ideia). E a gigante das buscas, que é atualmente a segunda força no mundo dos tablets, pode perder relevância. (via gizmodo.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-07-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 14/07/2011 às 3:26 pm

    Perder a relevância é um exagero e tanto né, afinal os criadores e mantenedores do sistema vão continuar sendo eles.

    Sem contar que eles podem expandir a política de manter o código fechado por 1 ano para todos os releases, mantendo uma ampla margem de vantagem em relação a features e coisas bacanas.

    Resumindo, não, eu não acho que eles vão perder relevância alguma com essa história.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 14/07/2011 às 4:41 pm

    Peitar o Google usando… Android?

    O pessoal do Gizmodo tem algumas idéias que são complexas demais pra minha cabeça.

    psantos (usuário não registrado) em 14/07/2011 às 5:13 pm

    Exato Lucas… Aliás confesso que não entendi nada. Se viessem apoiados em Windows Phone ou até mesmo nos MeeGos da vida até entenderia o raciocínio, mas deverão vir apoiados no próprio Android… E como assim não vão depender do Google para nada? Por acaso pretendem criar um fork do Android?
    Mesmo criando um ecossistema próprio, pretendem bloquear os serviços do Google, o Android Market ou outro serviço qualquer em seus tablets?
    Quanto a questão sobre o Xoom, a questão está é invertida, o que devia ser questionado é o seguinte: Se tenho acesso a todo o acossistema da Amazon do meu adorado Xoom, ou do meu lindo Galaxy Tab (ambos sonho de consumo em todo o mundo), por que compraria essa geringonça?

    henry (usuário não registrado) em 14/07/2011 às 5:36 pm

    A idéia é a que o google utiliza o android não com vendas diretas, mas indiretamente, através do buscador, gerando receita com anuncios, habitos de pesquisa, blablabla, e o proprio market, que está passando por uma crise de excesso de liberdade. Uma alternativa segura para pessoas que querem consumir conteúdo sem se preocupar com os maleficios do market da google e suas toneladas de virus podem ver na amazon uma boa opção. Aliás, o que nós do mundo do software livre pregamos é justamente isto, alternativas. E neste caso a amazon pode atacar no coração o principal ganha-pão da google no android: o market e o buscador.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 14/07/2011 às 6:50 pm

    Momento de delírio ou pensamento além da imaginação?

    Maninho (usuário não registrado) em 14/07/2011 às 7:25 pm

    Talvez a ideia da Amazon seja meio que escantear o Kindle, ou deixa-lo como “primo pobre” do seu tablet…

    james (usuário não registrado) em 14/07/2011 às 7:27 pm

    Acho que o autor está vendo além da realidade, talvez sonhando alto…

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 14/07/2011 às 10:42 pm

    Não sei, eu realmente não vejo esse mercado de tablets explodindo como a mídia diz. Talvez em outros países, mas no Brasil não vejo as grandes redes varejistas vendendo tablets, muito menos pessoas usando, nem comentando sobre.

    Só na mídia mesmo.

    Me lembra muito a época do Second Life, onde toda mídia só falava sobre isso, mas os consumidores de fato não usaram.

    Gustavo (usuário não registrado) em 15/07/2011 às 8:35 am

    Tenho um tablet e, apesar de ser um brinquedo legal, eh apenas isso, um brinquedo. Browser pouco capaz, a interface de toque cansa mais que o mouse. O Android te limita muito nas customizacoes. Se rodasse Debian ate seria mais interessante.

    Tiago (usuário não registrado) em 15/07/2011 às 8:54 am

    Eu não acho tão viagem assim. Olha, o Android é uma distro Linux. Pegar o android e fazer outro sistema não é coisa de outro mundo. Então, partir do Android e criar um modelo de mercado no qual a Amazon pode ter certa vantagem é até bem racional.

    @Rael Gugelmin Cunha. Tablets é bom, cara. Eu tenho um iPad e estou namorando algum com Android para fazer umas experiências. É um computadorzinho mão na roda. Ele substitui com folga um pc quando usado para consumo de conteúdo, leitores, e para software do tipo utilidade. Foi um dinheiro muito bem investido.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 15/07/2011 às 10:03 am

    @Tiago: não discordo que seja legal pra usar como leitor de e-books e navegar na web. Só não vejo essa explosão de consumo anunciada pela mídia.

    Marcos (usuário não registrado) em 15/07/2011 às 10:13 am

    O cara viajou so pra gerar polêmica.

    Criar um fork do Android ele vai conseguir quantos desenvolvedores? Já está difícil sair fora do dupla iOS/Android, já tem vários outros SOs penando, a Amazon vai gastar tempo e dinheiro tentando pra ganhar o que? O que ela ganha capando os serviços do Google do Android dela? “Compre um android sem gmail e google maps”. heheheh

    Tiago (usuário não registrado) em 16/07/2011 às 11:44 am

    @Rael Gugelmin Cunha
    Eu estava com esse medo também. Porém eu fui surpreendido como a tela não cansa. Sério, eu não consigo ler durante um longo período de tempo no computador, mas no iPad é extremamente confortável.
    Eu ia comprar um leitor, mas como o preço era o mesmo do iPad, fiquei com o iPad. Não decepciona. É muito bom. Tem os seus defeitos, como a resolução da tela é baixa, o que atrapalha quando o texto tem letra pequenas ou muito detalhas, o teclado virtual é uma b*sta mesmo, mas disso não se escapa, e não tem suporta a java e flash, isso é f*da de aguentar.
    Mas mesmo assim, com esses defeitos, o saldo é imensamente positivo. Não tenha preconceitos com novas tecnologias. os bichinhos são bons.

    Agora tem um problema, a Apple é super preocupada com a qualidade de experiência do usuário. A mesma coisa eu não vejo no Android e nem nos dispositivos. O Android por ter uns detalhes que eu considero desleixo do Google. E os hardwares, devido uma corrida tecnológica. Por exemplo, eu usei um Acer com Android 3.1. O Hardware é maravilhoso. Tem tudo aquilo que eu sinto falta no iPad: além do que eu cite, tem entradas USB e pode ser plugavel em qualquer sistemea.
    Só que, o aparelho é muito pesado, o que te tira conforto na hora de usar; a tela é wide-screem péssima para leituras (é para ser usado na horizontal e não na vertical, ridículo), tem uma tela HD extremamente brilhante (não é config de luminosidade, a tela emite mesmo muita luz). Isso tudo acaba com a usabilidade. Se for para usar o aparelho numa mesa, ai eu concordo, é melhor comprar um pc.
    A tela é melhor que a do iPad em resolução, tem entradas que o iPad não tem, mas o resto é uma droga perto do iPad.
    Apesar que o processador A5 ser pouco melhor que o Tegra, o Acer ganha em hardware no resto. Mas o iPad em usabilidade. Devido a usabilidade o iPad vale mais.

    Por isso que eu sou contra essa corrida tecnológica. Faça uma corrida de usabilidade. Hoje só o iPad tem uma boa usabilidade. A Sony é a única que está lançando um tablet Android que pode mudar essa estória.

    Mas eu reitero: tablets são uns brinquedinhos bons.

    @Marcos
    Mas a Amazon não pode fazer com o Android o que a Apple fez com o Free-BSD /Mac?

Este post é antigo (2011-07-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.