Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Samsung entrega um Galaxy S II a desenvolvedor do CyanogenMod

O LWN repercutiu a notícia de que a Samsung entregou um aparelho Galaxy S II a um desenvolvedor da ROM alternativa Cyanogen Mod com a intenção expressa de facilitar um port dela para o novo dispositivo.

Concordo com o LWN: doar um aparelho é algo fácil para um fabricante, mas o valor subjacente em um fabricante ativamente apoiar os hacks do software é bem maior que o custo do ato. (via lwn.net)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-06-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 8/06/2011 às 8:14 am

    Atitude legal, bem contrária ao que a empresa diz que vai fazer com os novos aparelhos (travar na BIOS a mudança de firmware).

    Acho que a atitude simples deveria ser a mais óbvia possível: se quer modificar sua firmware pra uma não-oficial, modifique, mas perde sua garantia e não nos responsabilizamos.

    Turambar (usuário não registrado) em 8/06/2011 às 8:35 am

    Caramba, SHOW DE BOLA !

    Um dos lances de Software Livre, pra mim, é exatamente isso ae. Muito além de software ou hardware, ele engloba gestos “idiotas” como este. Um Galaxy SII pra Samsung não significa nada, mas nas mãos de gente qualificada, representa muito, um avanço legal que beneficia não só a empresa em si (vendendo alguns aparelhos extras, de repente), quanto o consumidor final (tendo opções de qualidade, mesmo que sejam ports do OS atual do dispositivo).

    Tem as fontes da notícia de fechar o bootloader, Rael ? Porque sua informação e essa notícia vão de encontro uma com a outra, e não podem co-existir.

    Luis Knob (usuário não registrado) em 8/06/2011 às 8:58 am

    Parece que a Samsung entendeu que ela não precisa se estressar em atualizar o SO se entregar um aparelho e os drivers para o pessoal da CyanogenMod. Sonho com o dia que o SO do celular será igual a SO de computador, cada um instala o que quer só dependendo da capacidade do cel para isso.

    Cláudio Martinelli (usuário não registrado) em 8/06/2011 às 9:00 am

    Bela sacada da Samsung, pois ela vai atrair para seu produto uma parcela de consumidores que gostam de ter controle sobre tudo, se seu produto for portado devidamente para uma ROM alternativa do Android é um baita de um caminho bem andado.

    Na verdade ela deveria é ofertar ajuda para isso também, para fechar bem o pacote, e claro ajudar na venda de seu celular no mundo em algumas milhões de unidades a mais (gente que compraria outro celular e que leva em conta ter o poder total sobre o hardware).

    Claudio Roberto Cussuol (usuário não registrado) em 8/06/2011 às 10:56 am

    É, mas com o pessoal que está portando o android para rodar o Omnia 2 ela fez bem o contrário.

    Eu tenho um Omnia desses, já instalei o android mas não fica perfeito justamente por falta de drivers. O pessoal adaptou os drivers de outros aparelhos mas é um ajuste muito dificil de ser feito. Resultado: O Android roda, mas roda mal. Bastaria uma pequena ajuda da Samsung. Referências: http://code.google.com/p/omnia2droid/

    Sobre os colegas que comentaram do sonho de poder instalar um sistema operacional qualquer no celular, lembrem-se que o hardware dos celulares não é nada padronizado.

    Já estive a frente de uma pequena distibuição linux para roteadores e posso afirmar que a maior dificuldade de um SO é justamente suportar hardware heterogêneo. Mesmo os PCs variam uma enormidade imaginem os celulares. A estratégia da Apple em verticalizar a produção dos seus dispositivos é fácil de enteder, é muito mais tranquilo produzir um sistema operacional que ela sabe que só vai rodar em equipamentos que foram devidamente homologados.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 8/06/2011 às 12:35 pm

    @Turambar: O Nexus S e o Galaxy Tab já tem o bootloader travado.

    Alguns links:

    http://www.99cblog.com/6740/how-to-unlock-lock-the-samsung-nexus-s-bootloader/

    http://mobilitydigest.com/samsung-galaxy-tab-locked-bootloader-fixed-rom-flashing-to-follow/

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 8/06/2011 às 12:36 pm

    Além de outros dispositivos, como minha tv LED, que eu descobri que o último update de firmware da Samsung servia só pra isso: dificultar qualquer modificação no Linux que ela roda.

    Bremm (usuário não registrado) em 8/06/2011 às 6:35 pm

    Alô, Motoenrola? Parece que a concorrência ao invés de chorar as mágoas resolveu fazer algo para “ficar bem na fita”.

    Danihell (usuário não registrado) em 8/06/2011 às 10:05 pm

    Aliás não era a Motorola que tava cogitando em entrar com ação judicial contra os desenvolvedores de mods? A verdade é que essas horas até me da vergonha de ter um Milestone.

    Pelo visto a Samsung constatou o óbvio que isso é no final das contas é uma relação ganha-ganha.

Este post é antigo (2011-06-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.